"Olá galera do Broba, Primeiro, gostaria de parabenizar a iniciativa do Thiago em criar sua moto e representá-la num sketch de 3/4 frontal. São poucos os designer que conheço que detém a habilidade de desenhar esse apaixonante produto utilizando essa vista. Na cultura do design de motocicletas estabelecido na Honda, cria-se as motos em SideView, respeitando um package. As vistas de 3/4 frontal e traseira são utilizadas em uma fase avançado do projeto, para mostrar os detalhes do visor e da rabeta. Também é criado um Emotional Sketch, que serve para representar o feeling da motocicleta e é utilizado para fins de divulgação do produto. Portanto, esse tipo de sketch requer muita prática e habilidade, para representar a moto de maneira fiel e detalhada.
Alguns pontos que podem melhorar o sketch:
1) Foco na Perspectiva - o design da moto pode ser comprometido se a perspectiva estiver distorcida. No caso do sketch do Thiago, procurei fazer um Pimp que mostra como agem os pontos de varredura (linhas em vermelho), orientando a vista e direcionando a fluência das linhas.
2) Foco na Proporção - um conceito que funciona bem e que é aplicado em motos de categoria street/naked/supersport é o Conceito de Massa Centralizada. Nesse conceito, procuras-e focar a maior quantidade de massa entre a roda dianteira e o começo da balança traseira, deixando a rabeta leve e curta. Desse modo cria-se um poduto agressivo, forte e ágil.
Erros cometidos pelo Thiago:
1) Visor frontal muito recuado, com a bolha muito próxima do tanque.
2) Não há espaço para a caixa do farol (vide sketch pimpado)
3) Rabeta está quase paralela ao solo...poderia estar mais angulada, garantindo velocidade ao design.
4) Falta contraste na ilustração e foco na escolha da luz.
5) Um pouco de cor ajuda a representar melhor as superfícies e suas intenções.
É o primeiro sketch que vejo do Thiago e parabenizo-o mais uma vez pela iniciativa. Espero que essas dicas e críticas construtivas ajudem-no a desenvolver suas habilidades. Procure ver fotos de motocicletas, insira detalhes como cabos de freio, pedais de freio/embreagem, valorize o escape, represente os faróis...... E para pegar o jeito da perspectiva, o pulo do gato é utilizar fotos de motos como base para overlay e criar seu produto com base nessa estrutura. Faço e fiz muito disso em 6 anos de carreira como designer de motocicletas. Enfim, espero ter contribuido um pouco,
Um grande abraço,
Leandro Trovati,