quinta-feira, outubro 22

Seguindo as dicas - Alan Niski

O Alan nos enviou alguns trabalhos anteriormente pedindo ajuda dos BRobas e agora veio com um novo sketch seguindo as dicas da galera.
http://broba.blogspot.com/2009/09/buscando-criticas-alan-niski.html

Opa, to voltando por aqui!!
Na primeira vez que eu mandei meus skts, o pessoal apontou uns erros na proporcao dos carros, bom, agora eu fiz um esportivo meio viajem, mas me preocupando mais com a proporcao do carro. Eu nao sou mto experiente com o photoshop, esse eh um dos primeiros desenhos que eu tento renderizar no pc, entao to apanhando um pouco ainda.
Acho que eh isso, to esperando as criticas e dicas do pessoal
Abracao.
Alan Niski

12 comentários:

  1. Eae Alan!
    Gostei mto do render e do estilo do concept, cara...axei o render mto bom tb...acredito q seja uma superfície fosca, por isso não tem mto brilho...
    Tome cuidado com o "bico" do carro, parece q tá apontando pra cima...pelo menos, é a impressão q eu tenho...mas ta show cara...qeria saber renderizar assim!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Poxa em Alan!! gostei muinto do seu skt, gostei do desenho em si mais principalmente em ralaçao a representaçao dos volumes, um trabalho bacana e de um belo resultado final. Eu to levando uma surra do Ps aqui tambem nao e facil... mas o negocio e toca pra frente!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Alan, tudo bem cara?

    Gostei da sua idéia. Segue abaixo umas sugestões que podem melhorar o seu sketch:

    - O "bico" do carro realmente está apontando para cima, como o Rico falou. Tente deixar ele um pouco mais verticalizado. É interessante também vc deixar a roda do outro lado aparecendo. Na realidade não aparece, mas no sketch tem que aparecer, pois dá mais equilíbrio para o desenho.

    - Eu achei que essa frente não combinou muito com o restante do carro. Acho que o problema está no farol. Vc fez um carro bem "incorpado" e colocou um farol bem fininho. Tente deixar o farol mais largo, mais parecido com o de um jipe, pq este se adequa mais a um carro esportivo.

    - Não consegui entender muito bem essa porta. Pelo que vi é um carro duas portas, onde as linhas do meio são só pra definir volume. Só que está meio confuso pelo fato das linhas terem o mesmo peso. Neste caso, deixe a linha dos gapes mais fortes, isso vai definir melhor a sua proposta.

    - Também é interessante deixar o retrovisor aparecendo do outro lado, pela mesma questão da roda.

    - Achei essa traseira muito gorda. Seria legal faze-la mais próxima daquela entrada no teto.

    - Também faltou definir o volume das rodas e dar uma arrumada na sombra do chão.

    Bom Alan, desculpa se exagerei nas observações, por favor não me leve a mal. São detalhes que eu também errava antes e me deram essas dicas pra melhorar. Mas nada que um overlay não resolva.

    Não manjo muito bem ainda, mas o pessoal do blog pode apontar outras coisas que não consegui identificar.

    Fiquei com vontade de fazer um "Pimp my Broba", mas, como não tenho uma tablet, fica muito mais difícil. Deixa pro pessoal fazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala Alan, tdo bom?

    Acho que vc já pegou bem a essência de como renderizar no PS, está muito bom, só acho que vc pode abusar um pouco mais no contraste entre luz e sombra.

    Acho que para um conceito esportivo, como vc mesmo colocou, merecia rodas maiores, e talvez rebaixar um pouco o teto, no sketch é interessante exagerar um pouco nestas características.

    As linhas de construção são legais, mas muito cuidado, porque neste caso está interferindo no desenho do carro, tente deixá-los mais finos.

    Cuidado com a perspepctiva das rodas, no seu sketch os "miolos" tem que ser trazidos um pouco mais para cima.

    A saia lateral ondulada não está combinando mto com o restante do carro, mas aí é mais uma opnião minha mesmo.

    Espero ter ajudado em algo, e agora que vc pegou o jeito no PS mande mais sketches pra gente, está no caminho certo!
    um abço.

    ResponderExcluir
  5. Poxa...queira ter essa "manha" no rendering, apanho pra caramba...! As dicas do Rodrigo deixam claro o mesmo problema que tenho...as idéias são claras pra gente, mas na hora de botar no papel e "padronizar" o sketch complica. Tenho prestado bastante atenção nas proporções. É o que mais pega pra mim. De qualquer forma, deixo o link que o CHRYS deixou em um comentário...tem me ajudado pakas. Grande Abraço e vamo firme!!!

    http://www.simkom.com/sketchsite/

    ResponderExcluir
  6. Ola alan tudo bom?
    É Photoshop não é facil,
    seguinte referências são fundamentais, acho que tem muita gente que apanha inclusive eu, mas tenha em mente que o Photoshop não faz nada sozinho, tem que ter noções de luz, sombra, highlights, são esses um dos itens que fazem o volume do carro. seguinte, referências, tutoriais são bem legais para aprender e se possivel um curso, hj com a internet ta tudo na mão, tem que correr atrás.. tenho muitos sketchs velhos que eu acho o conceito legal, que estou pegando e pinpando eles, pois depois que você começa ir atras é que vc começa a ver os erros, e enxegar os erros também é importante para evolução, compare seus desenhos, use referências...todos nos temos muito a aprender!!


    Abraço
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  7. E aí Alan, beleza?
    Legal a sua idéia! O pessoal já deu as dicas que vc precisa pra melhorar ainda mais seu sketch. O que mais me chamou a atenção foi essa saia lateral ondulada que, na minha opinião, não combinou muito com o resto do carro. Tente também detalhar melhor as rodas.
    E vc tá pegando bem as manhas pra mecher no PS. Nos primeiros desenhos que eu mandei aqui pro BRoba o pessoal também comentou que seria legal eu fazer um contraste maior entre a luz e sombra. Tô fazendo uns trampos aqui e espero poder mandar pro blog em breve.
    Parabéns, cara!

    ResponderExcluir
  8. Eae Alan!
    Q bom te ver denovo por aqui!
    Acho q o pessoal já disse bastante coisa...
    Um aspecto q me deixou incomodado, é q no post vc diz q o carro é um Esportivo... mas no desenho, ele parece algo como um jipinho (como já disseram ali em cima)... Caia em cima de referencias sobre proporção.. desenhe por cima de fotos (principalmente side views).. deixe o photoshop por ultimo... Procure pensar também na funcionalidade dos elementos do seu carro... caso seja algo completamente fora do comum (como aquela entrada de ar) tente esboçar alguns desenhos explicativos, ou puxe uma seta dizendo o q é...
    No mais, achei o traço bem legal, bem limpão.. e a representação de volume está legal tbm (só faltou representar mais sombras.. e alguns reflexos)
    É isso ae!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei de uma coisa neste sketch: o Alan tá buscando nova linguagem de superfície (como a superfície acontece...) orgânica. Isso é um caminho riquíssimo pra qq designer...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o rodrigo aqui em cima, o desenho dele é orgânico e tem uma pré disposição para entender as superfícies de um modo bem complexo. É um caminho bem difícil, só de imaginar tentando alinhar uma série de curvas ao grid da perspectiva...não é facil. E o pessoal deu dicas bacaníssimas, acho que uma que vai agregar muito ao seu desenho é tentar deixar a pintura com mais aspecto de lata...tente algo parecido com o que fez nos vidros, mas tomando uma foto ou um outro desenho como referência - Sucesso e Keep Drawing!

    ResponderExcluir
  11. Poh, fiquei mto contente com a quantidade de comentarios. Depois de ler o que todos escreveram, fica mais facil perceber alguns erros que poderiam ser modificados no sketch. Realmente, ele ta mais pra um jipinho do que um esportivo e na pintura, eu pretendia dar um tom fosco mesmo, acho que pra mim pareceu mais facil comecar assim, mas vou tentar fazer uma versao dele com mais contrastes. Achei bacana tbm os comentarios finais, nao soh pelos elogios, mas eu valorizo essa analize que vai alem da representacao do sketch, passando tbm pelo estilo do carro, assim cada um pode dar sua opiniao pessoal.
    Acho que eh isso, quando eu tiver mais sketches, mando pro Broba. E a partir de agora, me comprometo a comentar mais o trabalho dos outros.
    abracao, Alan Niski

    ResponderExcluir
  12. Alan Niski!! Kra vc tem uma base excelente!!!
    seu render está incrível, os volumes e as luzes, pra mim estão muito bem representados, parabéns!!

    Só que tem um problema.

    O modelo do carro!!!
    É um modelo que faria a GM quebrar de uma vez!! hehehe
    Vc sabe Sketar, sabe renderizar, vc tem capacidade, aproveita ela, tente fazer um carro belo e depois mostra pra gente!!
    Mesmo assim parabéns pelo trabalho!

    Abraço!

    ResponderExcluir