segunda-feira, outubro 12

Um grande incentivo - Vando Oliveira

Eu sempre fui apaixonado por design automotivo, assim como a maioria de vocês, e não é a tóa que me esforço para manter este blog. Durante meu período como estudante do ensino médio eu nem sabia o que era design, muito menos automotivo. Eu queria desenhar carros desde os 8 anos de idade, mas não fazia a menor idéia de qual formação seria necessária para eu que um dia eu fizesse isso na minha vida. Até que uma professora, no segundo ano do ensino médio, pediu que a classe fizesse uma redação sobre a profissão que cada um gostaria de seguir na vida. Foi quando comprei um guia de profissões para tentar descobrir quem eram os caras que desenhavam carros! Neste guia de profissões a página sobre design descrevia o projeto de uma cadeira para amamentação e pensei comigo " Nem a pau, não quero fazer isso". Não me lembro exatamente como eu descobri que o designer era o "cara" que desenhava os carros, mas descobri nessa época.
Como teria sido tudo mais fácil, até mesmo durante a faculdade, se já existisse algum BRoba! Mas tudo tem seu tempo certo e Deus quis assim. Agora o BRoba tá aqui a disposição de toda essa galera motivando sonhos.


Amigos do BRoba...

Me chamo Vando Oliveira, moro em Belo Horizonte - Mg. Tenho 19 anos
vou prestar vestibular em dezembro pra design de produto, amo design
automotivo, e essa e a minha primeira postagem, espero que gostem,
comentem por favor.
Gostaria de agradecer pelo espaço e parabenizar pelo blog, que é um
grande incentivo.
Fiquem com Deus.

Vando Oliveira

--
VANDO






9 comentários:

  1. Issu ai! Representando nois de Belô!!!
    Bons trabalhos, bem feitos, mas a primeira vista pareceu contorcido, tente mudar isso!!
    Vlw
    abs

    ResponderExcluir
  2. E aee Vando!

    Seja muito Bem vido ao Broba!

    O conteúdo desse poste tem muita semelhança comigo!

    eu me lembro que descobri a área de Design automotivo tb num guia de profissões onde tinha um kra desenhando um carro numa prancheta enorme usando compasso e régua-T auhauha. Bom, já era bem mais empolgante que a "cadeira pra amamentar" no gua do Vitão!.. depois no cursinho ganhei um recorte de jornal onde tinha uma reportagem sobre um tal "Concurso de Design Volkswagen" e entrei na Facu com isso na cabeça, perguntei pros veteranos sobre isso já no dia do trote mesmo! Nesta época meus desenhos eram bem básicos hehe. Hj estou terminando o curso na UNESP e consegui ir pra etapa final do Concurso VW deste ano, estou muito feliz e buscando evoluir a cada dia pra apresentar um bom trabalho! Os cursos de sketch feitos com o pessoal da ICON Design foram decisivos!

    Seus sketches estão bem legais por que vc já está pensando na identidade de uma ou outra marca e não só desenhando aleatoriamente, além disso está trabalhando o mesmo carro em varias vistas. Aproveite a empolgação para desenhar seus carros em side view tb. Esta vista é muito importante porque com ela vc já vai se acostumando com as proporções do carro e trabalhando sua arquitetura. Esta vista mostra se a gente sabe mesmo o que está desenhando.
    É legal Vc ter essa preocupação em representar os highlights, caminhe no sentido de limpar cada vez mais a ilustração "Menos é mais!". O que achei mais legal nos seus sketches é a emoção e paixão que eles transmitem, nunca perca isso - Parabéns!

    Se vc permitir eu vou fazer um "Pimp" num sketch seu para dar umas pequenas sujestões por que ainda tenho muuuito a aprender tb hehe. Abração kra e rala firme pra entra na Facu, q vc já está no caminho certo!
    add meu msn ai pra gente trocar experiência "fabifrare@hotmail.com"

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Grande Vando!!!
    Parabéns pelo post!! visualmente os desenhos são bonitos, mas ainda tem muito a corrigir e aprender
    continue acompanhando o Broba e assimilando o que os profissionais ensinam para nós, com certeza quando vc entrar no curso de design de produto vc vai aprender muito perspectiva, quando tiver, assimile o máximo dessas aulas para aplicar a perspectiva nos carros...
    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Vando, parabens pelos sks...da p ver q vc botou sangue nos desenhos, cheios d detalhes!
    No geral eu tb gostei d todos, cd um c uma tecnica diferente.
    Como os colegas ja disseram, eu acrescento q um dos nossos graves problemas eh o desenho d rodas e td mais q envolva elipses....geralmente a gente quer fazer td intuitivamente e se da mal...hehehehe
    Parece q vc nao usou linhas guia nas tuas perspectivas, fez td mais na observação, e isso nao ajuda nd....ja q vc ta começando, deve tentar começar pelo jeito mais correto, q seria traçando linhas e usando gabaritos d rodas na hora d finalizar.
    Mesmo assim, a gente ainda erra.....nao eh tao facil como pode parecer.
    Mas o importante eh q vc tem boas noçoes gerais e ta no caminho certo da facul....se joga e boa sorte!

    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  5. Fala Vando!
    Muito legais seus sketches. Acho que a sugestão é mesmo sobre o que o Fábio disse sobre "menos é mais". Vale a pena vc refazer algum desses desenhos usando referências e tentando dar uma arrumada na perspectiva (vale aquele truque de virar a folha e olhar contra a luz) e limpando um pouco as imagens, tirando por exemplo aqueles reflexos de prédios na lateral e substituindo os degradês por hachuras.
    É isso aí, boa sorte!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fala Vando, ta melhorando heim cara! soh uma dica: tente trabalhar menos esses tracos com a caneta.. pq afinal a caneta nao serve nesse caso pra "pintar" o carro e sim pra demonstrar o volume de forma facil e objetiva. pegue reperencias de como representar as sombras usando hachuras rapidas!

    eh issso ae! continue assim! Abracao

    ResponderExcluir
  7. Queria muito agradecer os comentarios, sugestoes e criticas, e digo que apartir de agora tenho mais um incentivo pro design. e tudo o que foi passado com certeza sera aderido. Muito Obrigado e fiquem com Deus;

    ResponderExcluir
  8. Tipo assim né... esperando o dia em q EU serei desenhada... rs

    ResponderExcluir
  9. eae Vando!
    Deu pra ver q vc manja de reflexo! heheheheh
    acho q a galera já falou tudo aí em cima... dá uma simplificada nos reflexos, afinal, a lataria do carro não é um espelho né?
    outra coisa, tenta não virar a roda do carro no seu desenho, faz ela na posição normal pra desenvolver melhor a caixa de rodas e superfície.. é mais fácil de acertar desse jeito.. virando a roda vc tem q tomar muito cuidado pra não distorcer e não tirar ela da posição...
    acho q é isso
    abração e parabéns!

    ResponderExcluir