terça-feira, outubro 20

Copiando e aprendendo - Thiago Vanderlinde

Tem surgido uma molecada nova aqui no BRoba se envolvendo cada vez mais cedo com o assunto. Agora apareceu o Thiago que já começou pelo caminho certo, copiando. Deixa eu explicar direitinho para muitos por ai não saiam dizendo que estou estimulando vocês a copiar sketches e colocar a assinatura de vocês.
Quando falo em copiar quero dizer que é para usar um sketch ou foto como referência para fazer o seu, assim você vai entendendo proporções e a representação das superfícies, brilhos e reflexos. No começo você copia na íntegra prestando bastante atenção em todos os detalhes, mas não vai sair por ai dizendo que a proposta do sketch é sua senão vai se queimar rapidinho. Até o próprio sketch guarde só pra você ou expõe assumindo que copiou para aprender e pedir opinião de outros, assim como fez o Thiago. Depois de treinar um pouco comece a arriscar sketches com suas próprias propostas.


iai galera do broba, to mandando uns sketch meus q eu fiz meiu que copiando de outros rs é que eu estou começando agora e to tentando pegar o jeito ainda blz.. e quria saber a opinião de vcs , vlw e como este é meu primeiro post eu to enviando meus dados

nome:thiago eduardo vanderlinde
idade:15 anos
múnicipio onde resido:são paulo


quem quizer add meu msn é: thiago.eduardo.vanderlinde_@hotmail.com
ou seguir meu blogger pq ta meio ruimzinho de vizitas, se vcs puderen dar uma ajuda aew shuahs meu blogger é :thiagosketchs.blogspot.com

vlw!! e parabénspelo blog!




6 comentários:

  1. Essa questão de cópia... tem um certo preconceito....... acho errado! pra quem ta aprendendo é muito bom para pegar o jeito!! Só ñ pode falar q a idéia é sua né kkkk
    Legal os desenhos....
    abs

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem Thiago?
    Tá começando bem, cara! Mais do que copiar, tente "estudar" os sketches que vc usa como referência. Observe bastante e pense em como o cara representou o carro, como ele usa a luz e sombra para representar os diferentes volumes da superfície.
    Com o tempo vc vai criar um repertório e usar esse conhecimento nos seus próprios trabalhos.
    Espero ter ajudado!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É isso ae Thiago!
    observar é extremamente importante!
    vc pode copiar a vontade, desde q vc deixe claro que vc fez somente a ilustração e não o design do negócio!
    procure desenhar por cima de foto, imprima a foto de um carro numa folha A4 mesmo, com um pouco de opacidade... e vá desenhando em cima as principais linhas (não se preocupe com maçanetas, parafusos, etc) tente pegar o principal, volume, perspectiva, proporções...
    depois vire a folha (ou coloque outra por cima) e desenhe denovo! dessa vez soltando mais o traço e corrigindo possíveis erros... repita esse processo até acabar a tinta da sua BIC! heheheheh
    é isso ae! parabéns pela inciativa!
    abraços!

    ResponderExcluir
  4. Essa é a hora de desenhar tudo de todas as maneiras possíveis hehehe. Perspectiva acima de tudo, estudar bastante videoaulas e livros e ir captando as proporções. Gostei dos sketches da 3º imagem de cima, pois acho que você se soltou mais neles.

    É importante também não só copiar o desenho em si, mas pegar o gesto de como fazer. Treinar bastante traços rápidos e elipses. Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Entao Thiago, o pessoal ja disse td q eh essencial p iniciar qqr sketch...sinto uma certa aflição qdo vejo q a pessoal ficou meio presa a detalhes, como ranhuras d pneus, leds, detalhamento d grades, etc..e se perdendo no sketch como um todo, pq esses detalhes roubam a nossa atenção...digo pq faço isso tb!!!!
    Se vc deixar esses detalhes pro final, e se dedicar mais ao shape em si, acho q o teu trabalho ganha em qualidade e vc nao sofre tanto...pq eu sofro mt ..hehehehe
    Queremos ver mts sks teus!
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  6. vlw galera pelas dicas aew, nos meus proximos sketchs que eu mandar pra ca eu vo presta mais atenção nessas partes ..vlw por tudo abraçoss

    ResponderExcluir