terça-feira, outubro 27

Pimp my BRoba de Jesuan Rodrigues

Pimp my BRoba de Jesuan Rodrigues nos sketches de Aln Niski e Luiz Velasco.



Alan, a primeira impressao quando vi seu desenho foi de algo interessante. Gostei do Photoshop, se a ideia era a de pintura fosca fez muito bem. E vi algo diferente, organico, mas eu achei que fosse um tipo de SUV minusculo, algo novo, mas quando li seu post dizendo que era um esportivo ja achei que nao estava tao de acordo assim. As proporçoes nao sao de um carro esportivo, minha dica é copiar, pega fotos, usa a proporçao e a perspectiva da foto pro seu design tambem.Primeiro de tudo, por esportivo eu entendo varios tipos de carros e nao entendi bem qual tipo que voce queria representar, seria algo como um Scirocco, uma BMW X6, ou uma Lotus ou uma Ferrari? Na duvida vou ficar com a ultima. Se nao entendi bem, falha minha. Bom, tentei colocar o seu design nas proporçoes de um super esportivo. E tomei a liberdade de propor algumas mudanças. Mas ainda acho a proposta criativa, é so questao de organizar as idéias que estao ai. E nesse caso vou aproveitar para abrir a conversa um pouco para design.

O que mais me chama atençao sao os "buracos" no teto. Tudo o que é feito em um carro tem um motivo de ser (ou pelo menos deveria), entao antes de propor algo novo deve haver um motivo para isso. Eu nao entendi os buracos, mas ja me vem os problemas de aerodinamica que aquilo ali iria causar e para um esportivo isso è grave. Tentei manter a idéia, mantendo a forma, mas para o vidro traseiro. Como voce estendeu o vidro para o teto (nao é algo legal para um esportivo tambem, aumenta o peso, mas vamos supor que seja policarbonato ou um material novo hehe) resolvi continuar até o vidro traseiro criando a coluna com a forma que voce havia proposto. Nao me agrada tanto ainda, mas ja é melhor do que o buraco e é algo que pode ter uma justificativa. "O novo formato da coluna melhora a visao do motorista" ou "a nova forma da coluna permite uma estrutura mais leve com a mesma resistencia" ou simplesmente "a coluna diferenciada serà um forte elemento de identidade da marca X", to inventando aqui sò para ilustrar. O capo que tem uma forma diferente e nao flui com a frente do carro, tambem nao me passa a ideia de aerodinamica, tentei consertar isso. E nao consegui entender o motivo dos dois buracos no capo tambem, nao me parecem servir pra muita coisa daquele tamanho. Algo que gostei sao os farois, da uma olhada na Alfa 159 que é genial! O buraco que o farol està contido é que faz a forma e nao a lente, com isso o farol em si acaba ficando mais protegido de pequenos impactos e possibilita o desenho de para-choques menores. Sò faltou um pouco de personalidade, mas a idéia é boa! Por ultimo, faltou coerencia no design. O capo é arredondado, mas com uma linguagem quase geometrica, a grade é um trapezio, a janela com angulos, a saia e os para lamas organicos, nao é uma forma agradavel. Escolhi a linguagem da nova coluna e tentei aplicar em todo o carro, capo, farol, lanterna e tentei de certa forma manter sua ideia pra saia e aplicar essa linguagem.

Pra poder ilustrar isso tudo, acabei resolvendo fazer esse sketch rapido e mandar como um Pimp, espere que ajude em algo.

Abraço!


Os erros que aparecem mais sao o de perspectiva e alguns de proporçao. Segue um sketch rapido com a minha visao de como poderia melhorar. Abraço!

8 comentários:

  1. Poucas vezes ví um PIMP tão bem explicado! Esses idéias servem não só pro Alan, mas tbem pra mim. Obrigado pelo tempo ( corrido hj em dia )que direcionou ao Broba!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos pimps Jesuan... estão mto bem explicadinhos mesmo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. legal legal Jesuan, bem explicado mesmo
    algo q fiko sempre em duvida quando vou colocar uma forma diferente no carro é quanto ao estilo de carro e a funcionalidade do q estou qerendo propor
    legal os sketches e os comentarios

    té!

    ResponderExcluir
  4. show de bola o primeiro Jesuan...
    Dá um acabamento nisso...e posta ae pra galera ver...
    a mesma pintura fosca.
    :D

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Jesuan, em 1o parabens pelo belo post, rico em informações...otimo!
    No pimp do Alan acho q vc conseguiu uma versão mt interessante e simples...cumpre o q promete.
    Eu nunca teria imaginado um esportivo desse jeito, mas como o projeto original eh polemico, ainda acho q poderia render varias outras interpretações....inclusive um estilo 'jipao' irado...
    No caso do Luiz, acho q o original tinha mais estilo...o teu pimp deixou o carro meio acanhado...parecendo bem menor.
    Se vc tiver tempo, poderia botar uma cor no PS ou mesmo soh um sombreado freehand mesmo p dar uma encorpada nos sks....Abs e parabens pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem , Jesuan?
    Parabéns pela sua interpretação sobre o carro do Alan! A sua proposta com volumes típicos de super esportivo ficou muito interessante! Acho que uma releitura nos moldes da X6 também ficaria bem legal!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM bem expicativo!!!
    Nd a declarar...(parece q a roda do carro de cima foi feita em algum programa)
    Muito bom!
    abs

    ResponderExcluir
  8. Fala Jesuan.
    Poh, curti sua versao do carro e gostei mto dos comentarios, me fez pensar em algumas coisas, a primeira delas eh essa questao do design e da funcionalidade. Bom, deixa eu me explicar entao, confesso que eu pequei nessa parte, esse carro foi mais um exercicio de criatividade, muitas partes dele nao poderiam existir como a entrada de ar no teto. Ele tbm nao respeita as linhas de um esportivo, mas eu como vc, tbm entendo varios tipos de carro como esportivo, desde uma x6 ateh uma ferrari e eu acho que ele seria um intermediario um pouco mais pra x6(nao que eu tenha pensado nisso quando tava desenhando, tenho que pegar mais referencias sobre proporcao mesmo). As linhas dele criaram certa polemica tbm, e ouvir todas as opinioes foi mto legal, mesmo os que acharam um frankstein eh sempre bom ouvir opinioes, eu particularmente, gosto das linhas dele, gosto da saia, do farol e etc, nao sei se os componentes combinaram entre eles, mas isso eh pq ele eh meu filho, tem que gostar. hahahhahahha
    Por fim, eu adoraria uma versao jipe dele, alguem se propoe a fazer?
    abracao a todos, quando der posto mais desenhos.
    Alan Niski

    ResponderExcluir