quinta-feira, outubro 22

Perdendo a essência

Galera, o que vou escrever aqui não vale para todos, mas posso garantir que serve para maioria dos que tem frequentado o blog. Desde o início o principal objetivo deste blog foi a troca de experiências devido a dificuldade de se conseguir informações sobre design automotivo. O blog começou com apenas 4 caras e hoje tem mais de 100 seguidores assumidos, fora todas as outras visitas que eu rastreio pelo Google Analytics. No entando, a quantidade de comentários que tenho visto nos trabalhos da galera principiante tem sido inferior aos números que via anteriormente quando o blog tinha muito menos visitantes e um número ridículo de seguidores.
Tem muita gente se beneficiando com as informações publicadas aqui, mas não tem havido um retorno. Tenho publicado vários trabalhos de uma galerinha que tá começando agora e que apresentam várias deficiências e dificuldades básicas que poderiam ser sanadas com uma simples dica, porém só há chuvas de comentários nos sketches da galera mais experiente, que tem um trabalho em um nível mais avançado.

Se o Arthur, o Morita e o JC Pavone, que são profissionais fudidos, podem compartilhar um pouco da experiência deles com todos nós, por que vocês que sabem um pouquinho não podem compartilhar com a galerinha que sabe menos? Se for cada um por si é melhor parar por aqui mesmo.
Galera, não vamos perder o foco, não podemos perder a essência do BRoba. Quero ver participação, troca de informação! Vamos comentar o trabalho de todos sem distinção. Quero ver vocês trocando experiências e estimulando um ao outro a evoluir.
Se continuar nessa má vontade nem tem porque eu perder tempo organizando o BRoba Contest.
Vamos lá galera, conto com vocês!

Fiquem com Deus, fiquem na paz!

GO BRobas!

16 comentários:

  1. Cara!! Ia te mandar um email falando isso!!!
    O povo aki ta ficando assim, o povo Humilde como eu custou dar 4 comentários, só os caras gente fina q sempre q pode está ajudando q estão ajudando agora quando o Arthur postou aki....
    Mais de 30 coments!!!!!Os irmãos Pavone então!!!
    Ai olham para os post de gente q ta começando... num chega nem a ler o post!!!!
    Percebo q muita gente q visita ñ comenta!!
    Dá pra contar uns 10 q posta aki sempre q pode como o Jony, Gustavo Scatena... são poucos... o resto só aparece quando tem gente com experiencia!!! GENTE ACORDA! O BLOG ESTA PERDENDO O FOCO!!!
    ABSS

    ResponderExcluir
  2. Pode cre! Olha a minha "rabiskera"...2 comments, caras! Vamos se ajudar ae, meu...senão esse blog vai virar soh mais um e quem vai perder com isso? Todos nós!
    Wake up, dudes!
    GO BROBA!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem falado Victor, ja vinha reparando nisso ha um tempo
    é isso aí não podemos perder o foco
    um ajudando o outro
    abraço0!

    ResponderExcluir
  4. Ia até citar o exemplo do rico mais exqueci...
    Logo abaixo dele o post do Vitor com 17 coments!!
    ACORDA GENTE!!

    ResponderExcluir
  5. O POST DO VITOR ABAIXO COM 14 E TRES POST ACIMA 17, E O DO RICO 2... O MEU PIMP 2
    TA DOIDO!

    ResponderExcluir
  6. É, realmente o pessoal tem comentado menos os trampos de quem tá começando. Acho que um dos motivos pelos quais isso aconteceu é o grande número de BRobas que surgiram ultimamente. Como tem muito trampo aparecendo no blog, tem gente que deixa pra comentar só os que lhe chamam mais atenção.
    Eu acho muito importante tentar comentar todos os trampos que for possível. Mesmo antes de mandar meus desenhos aqui pro BRoba eu já aprendia muito com as dicas do pessoal que manda muito bem! Então, nada mais justo do que retribuir tentando ajudar quem tá começando.

    ResponderExcluir
  7. Assino embaixo!

    Particularmente eu acho sem graça comentar nos sketches do pessoal mais profissional... é sempre aquela coisa: Mto bom, parabéns, ta foda... bla bla bla...
    Claro q é legal postar o trabalho desse pessoal.. mas mais legal ainda é postar o trabalho de gnt q tá começando, e que, como eu antes de vir pra sp, não tem nenhuma referência ou ponto de partida... a não ser o material exposto na internet. Quem já fez o curso de sketch com o pessoal da vw sabe a diferença entre ver um tutorial na internet, e um profissional sketiando na sua frente!

    ResponderExcluir
  8. Assino embaixo! [2]
    Farei minha parte... to na correria mas concordo a gente dedicar mais atenção. Esse blog é tudo q eu queria a 4 anos atrás qdo comecei a desenhar...

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Rodrigo e com o Gustavo
    E tbm vi q a carapuça serve em mim...
    Entuam mãos a obra
    Vamo lha galera Eh todos Juntos a Gente Faz o Blog!

    ResponderExcluir
  10. Bom to chegando agora e nao peguei essa fase braba na integra, mas parece que a coisa vai mudar!! pois o post com meus desenhos ja ta com 13 coment., eu to passando poraqui todo dia e sempre deixo algo, nao por deixar mais justamente pela vontade de aprender e ajudar no que puder!!

    ResponderExcluir
  11. Puts, não tenho o que dizer a respeito, sei o qt é dificil aprender a desenhar, sempre gostei da "canetinha", mas 3 anos atras não sabia nem o que era um marker, acho que se eu tivesse visto um blog desse a uns 15 / 20 anos atras eu taria bom pra kct hj.. acho que é a idade de muitos post da "meninada" aq 15, 16 anos...estou chegando agora e tentarei fazer minha parte....mas deixarei minha sugestão aq. para todos que estão começando. O desenho no inicio é "torto, feio", com técnicas vc consegue buscar um resultado legal, mas o importante é manter seu estilo, ele pode mudar e fazer a diferença, é importante ser diferente tb e não somente seguir os "outros", sempre disse aqui como outros tb dizem, busquem referências, reparem sempre como a luz se comparta nas superficies do objeto, quando sairem na rua observem o "mundo" e tentem transpor isso para o papel, mas busquem tb seu estilo...para quem ta começando o importante é expirementar varias técnicas, lembre-se o Leonardo tem sua técnica o Arthur outra, os irmãos Pavone outra o Foose outra e assim por diante e até hoje eu não achei a minha, rsrs...Esse é o meu ponto de vista e é a minha sugestão, não precisam concordar com ela tb,...mas é a luz o inicio de tudo, o design sempre tem que ser coerente para que a luz reflita com Harmonia e essa harmonia você tem que faze-la para agradar os outros e não você.... Sketch, fazer renderings é legal mas quando você tem um tema, um publico para atender, uma mecânica como restrição na concepção do seu projeto e ai?..o Design hj tem q ler muito, aprender sobre mecânica, material e os "#2##@" não é so desnhar, então pessoal que está começando, observem o mundo, estudem muito, leiam, nanotecnogia, informatica e tudo mais ...O design é o contraste das limitações que são impostas a nós, portanto não existe fronteiras é simplismente uma interpretação da criatividade de cada um, isso no meu ponto de vista ....


    Abraço a todos...

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  12. Assino embaixo! [3]
    Vou ser sincero... Eu nunca participei ativamente do blog com comentários, pois sou também estou começando, porém a essencial do BRoba é essa e vou começar a participar mais do blog, mesmo que com comentários "fracos" ou de ponto de vista subjetiva.
    Assim creio que será tanto um aprendizado para mim quanto para as outras pessoas, pois nem todo mundo é bom em tudo.
    Estou criando coragem para mandar meus primeiros rabiscos para o BRoba!!!
    Peço desculpas por ser um seguidor FAIL [rs*], e estarei mais ativo por aqui.
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  13. Opa, concordo! Eu tambem dei uma sumida, mas nao tava entrando na net, quem visita meu estudio sabe o porque, eh por uma boa causa... e concordo com: a opiniao tem de vir de todos, mesmo que o "apedrejado" nao concorde com alguma opiniao, o q eh normal...

    ResponderExcluir
  14. Gde Victor!
    Apesar d vc ter citado meu nome como um dos q sempre comenta os trabalhos, eu me incluo tb naha puxada d orelha geral, pq justamente nesta semana, apesar d estar online quase 24hs/dia, acompanhei td meio d longe, dando algumas olhadas, mas soh to postando comentarios ontem e hj.
    Confesso q em posts mt comentados, quem comenta por ultimo fica meio desmotivado, (eu fico) pq parece q tudo ja foi dito...mas eu t dou razao na bronca, pq nem q seja uma simples frase, isso ja basta p manter o pique, o pulso do blog, afinal acho q todos aki gostam d ver os trabalhos dos outros e mostrar os seus tb, sentir a evolução d cada um, e principalmente dar um help qdo alguem precisar mais....se nao fosse assim, pra q mostrar entao? A gente deixaria td jogado numa gaveta p algum dia mostrar pros filhos, netos, etc....enfim , pra posteridade ne?

    Eu mesmo tenho uns sks na gaveta q to enviando ja....
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  15. VAMO MOVIMENTA ESSE NEGOCIO GENT....
    TA MUITO BOM MAS POD FICAR MELHOR....

    ABRAÇO BROBAS

    ResponderExcluir
  16. Realmente...
    creio que o post dos novatos deveria ser os mais comentados, com muitas criticas, dicas e com pimps. Já que esse é um dos focos, ver a galera evoluir.
    Não tem coisa melhor do que você pegar um desenho seu de um ano atras e dizer..."que porcaria é essa que eu fazia..."
    E toda vez que for desenhar algo novo lembrar..."Pow..O Jony disse que deveria fazer tal reflexo assim...O Said mandou engrossar a linha do vidro, o Arthur vai pegar no meu pé se a roda estiver mal feita(hehe)...Deixa eu pegar umas dicas de Renalt e Suv com o Scatena..."

    é isso galera, um minutinho pra um comentario da galera nao mata..

    Muitas vezes visito o blog lá do trabalho, so que é bloqueado pra comentar...ai fico so na vontade.

    :D

    Abraços a todos e vamos movimentar esses comentarios.

    ResponderExcluir