sexta-feira, janeiro 8

Materiais para Sketch

E aí brobeiros!

Esse é meu primeiro post como colaborador, e mais uma vez quero agradecer ao Vitão pela confiança!
Como haviam comentado em algum post anterior (ou em vários), vou falar um pouco sobre os materiais que a galera usa pra fazer sketch (a mão). Procurarei não ser mto amplo, citando apenas os mais usados, principalmente nos cursos de sketches e os quais os profissionais dizem utilizar nas montadoras aqui do Brasil.

Começando então pela Caneta:

De modo geral, o pessoal usa caneta esferográfica, a famosa BIC. Não precisa se aprofundar mto nisso né?
Certa vez o designer da Renault, Vincent, me disse pra tentar fazer sketches com canetas que soltam mais tinta, para treinar a velocidade no traço, uma vez que vc terá q fazer traços mais rápidos pra não ficar com um desenho manchado de tinta.

Os Papéis:

Para sketches de estudos, thumbnails, etc... folha sulfite A3 Branco comum mesmo.
Na hora de finalizar um sketch com marcador, utilize papéis especiais para marcadores, que não vazam na folha de baixo, "chupam" menos tinta, possibilitam que você consiga uma variação maior de tons com um único marcador e não borram o traço feito com a caneta.
Marcas: o mais conhecido no meio é o Letraset Bleedproof Marker Paper, custa cerca de R$50,00 o bloco com 50 folhas A3.

outra opção mais em conta, é o Canson Marker, que custa em torno de R$35,00.

Os Marcadores:

A maioria aqui no Broba já ouviu falar de 3 marcas mais conhecidas: Magic Color, Prismacolor e ChartPak.
O mais barato de todos é o Magic Color, seguido do ChartPak e do Prismacolor. É praticamente unanimidade entre os designers profissionais que o melhor é o ChartPak, pois não borra a caneta bic, possibilita um maior número de "demão" e deixam um acabamento melhor. Custa cerca de R$16,00.


Alguns materiais são usados para refinamento do sketch, como lápis branco, liquid paper (corretivo, branquinho, etc), giz pastel e outros. Mas isso é assunto pra outro post, senão isso aqui vai ficar muito grande.

Onde comprar?

Todos estes materiais são encontrados na papelaria Pintar! aqui em São Paulo, parece propaganda, mas não sei de outra que vende TODOS. Os marcadores eu sei que são só eles que vendem, já os papéis podem ser encontrados em outras papelarias grandes, entrem no site www.pintar.com.br para obterem mais detalhes, se eu não me engano eles entregam em todo o Brasil.

É isso ae galera, procurei fazer o post de modo mais simples possível, não abrangendo muito, por isso, deixo aberto pra quem quiser adicionar materiais. Principalmente a galera com experiência internacional, que conhecem outras ferramentas e técnicas mais do que eu (lápis azul escuro, papéis de outras cores, etc).

Abraços,
Gustavo Scatena

30 comentários:

  1. Boa Gustavo!

    Adicionaria aí os lápis de cor (pra quem como eu curte fazer sketches só com lápis) como o Polychromos da Faber-Castell (R$ 4,00 aprox.) ou os Prisma-color (mesmo preço). O Polycromos tem que apontar mais vezes e a mina é mais grossa. O Prisma-color dura mais apontado, mas é mais difícil pra comprar.

    Ambos ficam muito bom usando qualquer Marker Paper. E também é preferível optar por tons escuros, como preto, navy blue, etc.

    E para markers tem os Copic japoneses, são muito bons. A fusão entre as "passadas" eu acho melhor que o AD/Chartpak, mas com lápis ele borra mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Gustavo
    Otimo Início de Colaboração!
    Eu vou aproveitar e pegar mais um gancho, também é legal variar os modelos da Bics, a classica Cristal tem a ponta mais grossa e solta mais tinta, enquanto que outras tipo a Crital Fina (transparente com carga laranja) tem o traço mais fino, eu acho lgal essa comparação pois da uma idéia parecida com os diferentes tipos de grafite, mais moles ou mais macios, onde vc pode preencher aereas maiores ou fazer alguns detalhes
    Achei q vc mandou muito bem no resumo, o texto ta calro e objeto
    Ok
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Lembrei! Alguns materiais você também encontra na Casa do Artista (Al. Santos se não me engano) ou na Papelaria Universitária (V. Mariana, perto da Belas/ESPM/FMU).

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Scatena!
    Essa é a "cesta básica" pra quem quer sketiar.
    Eu ia citar os lápis azuis, mas o Rodrigo já postou acima.

    Pode parecer besteira, mas pra quem não conhece, eu já vi três tipos de Bics. Tem a comum que é a "Cristal", a "Diamante" com a carga na cor branca e a "Diamante" com carga na cor laranja.
    A diferença entre elas estão nas pontas que são Grossa, média e fina, respectivamente.
    Aí vai mais do gosto pessoal escolher a que você acha mais confortável para sketiar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, já postaram os tipos de Bics. rsrsrs
    O Lauro foi mais rápido que eu.

    ResponderExcluir
  6. Será que não rola uma parceria "Broba-Pintar!" ?
    rsrs

    ResponderExcluir
  7. Tony tem razão... ainda acho esses materiais um tanto caros, principalmente pra estudante... qq desconto seria válido não?

    ResponderExcluir
  8. putz... é uma boa idéia hein Tony... eles fizeram uma "parceria" com o curso de sketch do sartori... acho q é algo negociável sim...

    ResponderExcluir
  9. O proximo contest poderia rolar um premio da Pintar....

    um kit com 12 markers, bloco de letraset e umas bics...

    :D

    ah..alem da bic...tem outras canetas boas que dao outros efeitos..canetas de feltro, que partem de espessuras 0,1mm..sao otimas...

    ResponderExcluir
  10. Legal, preciso arrumar um bloco de Letraset!

    Consegui comprar alguns Chartpak mas o sulfite realmente não é muito indicado pra usar com markers!

    Valeu pelo post, Gustavo!

    ResponderExcluir
  11. Hehehe esse post eu esperava a tempos!! esse mes sobrou uma graninha e acho q ja sei como gastar!!!
    Se alguem se habilitar a informar como posso montar um quit iniciante, tipo 50 letraset ou cansonmarquer e um numero de marcadores, e os tons que se deve ter pra dar inicio a brincadeira, se rolasse uma parceria com a Pintar poderia ser criada uma cesta básica para iniciantes seria ótimo pra mim pro Raul pro Isaac e pra mais uma carrada de gente ai!!

    ResponderExcluir
  12. Com uns 150 ou 200 reais se monta um kit básico então??!

    ResponderExcluir
  13. acho q daria pra montar um kit legal de marcadores com 2 chartpak n.1.. 2 n.2... 1 n.3.. 1 n. 4 e 1 n.7 ou 8.. cool ou warm, aí vai da sua escolha... e 1 vermelho tbm é legal.. o q vcs acham?

    ResponderExcluir
  14. Isso depende muito do estilo do sketch... eu uso um jogo de cool grays 1 e 2, canetas bic da carga laranja, uma caneta faber de feltro 0,7, e váaarios lápis Polycromos todos azul escuro. Pacote de A3 sulfite normal e um bloco de marker paper. Já era!

    Mas isso varia muito. Pra quem tá começando acho legal comprar um pouquinho de tudo, 2 ou 3 markers, um bloco só... uns 2 ou 3 lápis... só pra sentir... aí depois você vê qual material vc se adapta melhor. Eu sou muito ruim de marker, tanto que uso pouco e só tons claros, pra doodles e tal... então invisto mais em lápis e ps.

    ResponderExcluir
  15. Pra quem curte marker e vai bem, o kit do Scatena é bacana...

    ResponderExcluir
  16. WO...BACANA EMM.. bom pra nos.. q tamo começando.
    uma vez fiz um questionario basico com Fabio no msn pra saber sobre isso ae.. i fequei de manda um email pro vitor para uma sugestao dessa.. so q ai eu esqueci. mas ta ae pra alegria da galera.

    absss

    ResponderExcluir
  17. Eu confesso que não sou fã da bic comum. Acho muito "babona". Depois que descobri a bic diamante comprei logo uma caixa.

    Além do polychromos, eu tenho o prismacolor verithin. A mina é bem dura e ajuda a deixar o trabalho limpo e mais finalizado, mas para sketiar o poly e outros com a mina macia são mais legais.



    Bruno Said

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. ADOREI O POST..LOKS

    endereço onde é?..eu compro as minhas magic color na papelaria universitaria....

    onde fika a pintar!..preciso urgentemente de letraset e de magic color novas...

    esta tudo em falta....bua bua bua!

    ResponderExcluir
  19. O proximo contest poderia rolar um premio da Pintar....

    um kit com 12 markers, bloco de letraset e umas bics...

    [2]

    ou então um vale compras..de uns 100$ pro 1º e uns menorzinhos pros outros 2 volocados...

    ResponderExcluir
  20. Concordo galera, poderia rolar essa parceria mesmo, afinal, há muito tempo que o pessoal indica a Pintar! pra compra dos materiais (principalmente marcadores).

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  21. Chegou chegando hein Scatena! muito bom esse post!
    Explicou tdo certinho! com fotos e tdo o mais!
    Grande Abrass!!!

    ResponderExcluir
  22. FRUTA Q PARTIU EM!!!!!!
    AGORA O BROBA TA FICANDO FODA!!!
    Q POST LOKO EM!!
    APOIO A PARCERIA!! AGENTE MSM INDICA TANTO O A LOJA!
    DEVERIAM DAR DISCONTOS JÁ Q O BROBA TEM TANTA GENTE!


    ABSS

    ResponderExcluir
  23. Excelente Gustavo! Gostei mt da ideia da 'cesta basica' d material....aguardamos os proximos.

    abs
    jony.

    ResponderExcluir
  24. Gustavo, eu queria saber uma coisa...
    Prismacolor não tem refil como as copics...
    você tem ideia de quanto tempo +- dura uma prismacolor? Ela se esgota por que seca ou esgota por que você usa muito? obrigada :D

    ResponderExcluir
  25. Oi Thats,
    Eu não sei te dizer ao certo quanto tempo dura um prismacolor, pq varia mto de pessoa pra pessoa, tipo de papel, quantidade de cores diferentes q vc usa em cada desenho enfim..
    Quanto ao esgotamento, ela seca se não for usada, e esgota pelo uso tbm.. Eu não uso o Prismacolor, uso Chartpak, posso dizer que os 3 tons q eu mais uso duraram mais de 6 meses, com uma média de uns 30 sketches no tamanho A3.. mas isso é realmente mto relativo...
    PS: nunca usei copic, não sei como é.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. alguem sabe um curso de sketch em santo andré ou no grande ABC ? quem souber responder aew é urgente,isaac a loja pintar fica na rua cotoxo 110 na pompéia SP,o site é esse www.pintar.com.br

    ResponderExcluir
  28. parabéns ao broba. tenho aprendido muito com vcs...gustavo nota 1000 show de bola pelos posts.. aqui no rio tenho muita dificuldade para encontrar certos materiais.

    ResponderExcluir
  29. Grande Scatena! Por ventura vim pesquisar sobre a Chartpark e olha quem vejo por aqui, excelente post!!! Att. Cleister Ribeiro Vlwwwww

    ResponderExcluir
  30. Galera todos vocês estão de parabéns. Muito boa a iniciativa e união. Eu gostaria de saber se alguém sabe onde comprar os materiais pela net. Seria legal pois estou em outro estado (Goiás). Valeu!!!

    ResponderExcluir