quinta-feira, outubro 1

Quem tem medo não põe no BRoba - Chrystian Wendel

Já disse isso um milhão de vezes aqui no blog, mas vale a pena repetir. A atitude do Chrystian é o que incentivamos todos a fazerem através do BRoba. O Cara mal entrou na facul e já tá mandando trampo para concursos e expondo aqui para receber dicas da galera. Esse é o caminho para quem quer evoluir. Você pode até se desenvolver desenhando sozinho em casa e escondendo os sketches dos amigos "concorrentes", mas pode ter certeza que vai levar o triplo do tempo para evoluir.
Parabéns ao Chrystian e ao Alberto Palmieri também, pela coragem e iniciativa de ambos.


Oláa pessoal do BRoba!
Meu nome é Chrystian e é a primeira vez que estou enviando meu trabalho e quero primeiramente parabenizar essa grande iniciativa do blog, tão fantástico e que tem me ajudado bastante,parabéns a toda equipe do broba e ao pessoal que envia seus trabalhos e tb aos que compartilham um pouco da paixão pelo design automotivo. Estou morando atualmente em Curitiba pois consegui uma bolsa para estudar na PUC daqui, tenho 18 anos e faço o 1º semestre de Desenho Industrial que é o primeiro passo da realização de um sonho.Acabei de ver o resultado do concurso da Plascar/SAE , do qual eu participei (primeira participação num conscurso) e o que é aquilo?!No mínimo desumano kkkkkkkk os caras mandaram muito bem e é uma mostra para mim do quanto preciso melhorar pra competir naquele nível, considerando não só o rendering mas toda a montagem de prancha.Estou mandando 2 desenhos, um (parte da prancha) com o qual participei do concurso, e outro que é para apresentar a um designer da Renault do estudio de São Paulo; markers e photoshop são de dificil acesso para mim então estão todos à mão e no lápis de cor,com um uso mínimo de régua apenas para traçar a perspectiva dos eixos,.Peço que comentem, e critiquem o quanto puderem, reconheço muitas falhas mas a opinião de vcs é muito importante.Obrigado pela disponibilização do espaço e vou querer postar sempre aqui, críticas por favor...rsrs abraço!


8 comentários:

  1. Bem Vindo Chrystian!!! e parabéns pelos sketches, muito bons!! pessoalmente, gostei muito das cores!!! começou muito bem!! é isso ae!
    Parabéns!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mto bom Chrystian! Pra quem tá começando isso é mto bom meeesmo! se eu mostrar meus primeiros sketches vão pensar q foram feitos por uma criança de 3 anos..
    Aqui vão algumas dicas:
    - Não carregue mto o render: ele está chamando mais atenção que o volume do seu carro...
    - tente estudar primeiro a luz e sombra do seu carro antes de partir pro lápis de cor... faça um desenho apenas com a caneta, usando hachuras pra definir áreas de sombra, reflexos. Acho q os reflexos do seu desenho estão mto orgânicos, dando a impressão de q a superfície parece uma gelatina, não é rígida...
    Na imagem com 2 sketches acho q estão mto bons! perspectiva legal, proporção legal.. parabéns!
    é isso ae.. parabéns pela inciativa cara! Bem vindo ao blog!

    ResponderExcluir
  3. Salve Chrystian, seja bem-vindo ao grupo!
    Pra variar assino embaixo d td q o Scatena disse, e soh acrescento q eu me sinto sempre cometendo esses erros d pecar pelo excesso.
    No sk maior, se vc usasse 1 ou 2 cores no lapis e 1 marcador escuro (mesmo desses mais comuns) teria resolvido melhor a ilustração, pois querendo caprichar mt, acabou confundindo linhas e vincos c superficies mais lisas, e brilhos.
    Se vc usar fotos d carros ou sks d outros designers como referencia, isso ajuda p caramba!!! Na web mesmo tem mtas referencia otimas, inclusive sks feitos no lapis 'tipo' grafite ou color e ate mta bic mesmo.
    Mas da pra ver q vc trabalhou legal nos volumes e formas gerais, e perspectiva tb...gostei muito!
    Eu mesmo, cometo mts erros, peco pela falta ou exagero....eh dificil achar o equilibrio...hehehehe
    Manda ver nos sks e posta aki logo!
    abs
    JOny.

    ResponderExcluir
  4. fala galera!putz é muuito gratificante ver elogios de pessoas experientes e melhor ainda,criticas construtivas!
    vamos lá:esse estilo de pintura feito (e que vou tentar mudar rsrs)é por influencia do meu estilo HQ,mas vou treinar muito mais podem ter certeza!ah! Gustavo:era pra parecer organico mesmo,mas po cara,naum uma gelatina kkkkkkkk valew,e as hachuras estão no desenho 2,mas por estar muito carregado não apareceram =(
    e brigadão nei, e jony ja estou fuçando vários sites pó'dexa!sugestões anotadas- obrigado pelas boas-vindas
    abrs brobas!

    ResponderExcluir
  5. Realmente acho que carregou um pouco nos reflexos. A perspectiva da traseira do carro azul ficou muito boa e bem mais representativa do que as outras que tinham bastante reflexos. Tenta manter o nível de reflexos que você colocou nessa 3/4 traseira que tá show. Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. E ae Chrystian?
    Parabens pelos sketches, eles estao no caminho certo. Tem alguns errinhos de perspectiva (nada muito grave e que chame atenção logo de cara) e a ilustrao como já foi dito antes está "carregada".
    Acho que vc deve fazer como sugeriu o Scatena e pensar na luz e sombra antes de começar a ilustrar, mas faça isso pensando em criar um ponto "focal"no seu sketch, um ponto que chame atençao. Isso pode ser feito dando mais contraste entre as áreas do carro mais proximas ao espectador e as mais distantes.
    Outra coisa q gostaria de comentar é sobre a dificuldade de acesso a markers e ps. Infelizmente essa dificuldade atinge boa parte dos estudantes e entusiastas de design no brasil, se falar de marker entao deve ser uns 95% rs. e normalmente quem tem acesso se mata pra comprar uns poucos markers e se vira com o q tem. Acho q se vc usar uma cor de lápis (normalmente a galera usa azul, preto ou vermelho), ou uma caneta para gerar suas propostas, vc pode compensar essa falta dos markers. Pode nao ser tao rápido, mas com ctz pode ser eficiente.A vantagem disso em relação a como vc vem fazendo (utilizando várias cores) é q vc vai precisar se preocupar em representar só luz e sombra. Temos bons exemplos na net de sketches incriveis feitos a lapis, sem ps, sem marker.
    é isso....ah.....só pra "ilustar" o q disse rs:

    http://www.netcarshow.com/volkswagen/2009-scirocco/1600x1200/wallpaper_3f.htm

    http://www.idsketching.com/2009/06/21/video-tutorial-pencil-sketching/

    abraço
    keep on brobin!!!

    ResponderExcluir
  8. o0pa!então,dicas anotadas e esses sites aí de cima realmente muito bons,na verdade tenho uma lista eno0orme de sites aushaus são de grande ajuda realmente , e to tentando melhorar a qestão dos reflexos e etc, vlw pela força brobas!!!
    abraço!

    ResponderExcluir