sábado, setembro 26

Sketch, o que é certo ou errado?

Recebi um e-mail do João Luiz com dúvidas que eu também tive por muitos anos, e que depois de ter contato com alguns designers de montadoras acabei formulando algumas respostas "costurando" os fragmentos de informação que fui pegando aqui e ali. Sempre acho importante frisar que o que eu escrevo aqui não são regras e sim minha opinião pessoal a respeito do assunto em pauta, por isso incentivo o debate com todos vocês. Dessa forma a gente vai trocando experiências e chegando numa conclusão mais madura e melhor formulada, já que poucos aqui efetivamente tiveram experiência nessa área. Eu nunca trabalhei dentro de uma montadora, e na encarroçadora na qual eu trabalhava a "cultura" do design era muito diferente devido ao extremo consevadorismo do mercado de ônibus. Eu não tenho medo de dizer o que penso aqui porque se eu estiver equivocado certamente estarei aprendendo algo com as correções e contestações de vocês ou de profissionais mais experientes que eu. Essa é a filosofia do blog, mostre seu trabalho sem medo, mostre suas opiniões, pergunte o que você quer saber e aos poucos você vai adquirindo mais conhecimento com a troca de experiências com outros aqui.
Justamente pelas dificuldades em se encontrar essas informações que tivemos a iniciativa de fazer o BRoba, e fico realmente grato quando designers experientes dão suas caras aqui demonstrando interesse em nos ajudar. O Morita tem sido o maior exemplo, já disse que considero ele o padrinho do nosso blog devido a atenção que ele vem tendo com vocês.
Agora vamos voltar aos sketches. O João Luiz quer saber o que é certo ou errado na hora de avaliar um sketch, o que pode ser considerado como " licensa poética" do autor, como separar as coisas?
Certa vez fiz esse mesmo questionamento a um designer de montadora e recebi uma resposta simples que incorporei às minhas avaliações. Ele me disse que os sketches poderiam ser separados em sketch show e sketch de validação, não me lembro se era bem esse termo.
O Sketch show seriam os sketches mais exagerados, mais emocionais, com pespectivas quase escherianas ( em referência a Escher), valorizando algum aspecto ou detalhe para o qual você quer chamar a atenção. Normalmente você usa ele para impactar, passar a emoção, chamar a atenção colocando na primeira página de uma apresentação ou no topo do board. Não seria ideal para validar uma proposta do design porque talvez a distorção da pespectiva, a iluminação e o excesso dos reflexos atrapalhe na leitura e interpretação correta da proposta. Já os sketches de validação seriam aqueles mais comportados, com pespectiva e iluminação simples, mostrando o carro por inteiro com as proporções bem definidas, demonstrando preocupação com a viabilidade da proposta. Nesse caso seria importante não colocar rodas monstruosas , tetos socados ou usar Frog pespective. É a hora de vender teu peixe e ganhar o tema , e se o seu chefe não entender direito você tá ferrado porque você vai ter que fazer acontecer. É como você apresentar uma proposta de roda desenhada sobre um aro 16 e depois ter que fazer ela ter o mesmo feeling no aro 13, vai ter que fazer milagre! Atente para itens como tensão e inclinação da coluna A, tensão e proporção das janelas( DLO), distância entre-eixos(wheellbase), tensão dos gráficos, proporção dos elementos ( faróis, lanternas, logotipos), altura do farol em relação ao arco de roda, tamahanho das rodas, altura do carro em relação ao solo, tudo isso vai determinar o caráter do seu carro.

Outra questão importante na hora de avaliar, ou fazer o sketch, é entender para onde o autor quer chamar sua atenção. Muitas vezes o cara tá te vendendo o tema da grade dianteira e dos faróis, concentrando toda a iluminação e detalhamento do sketch nessa região para chamar sua atenção para idéia dele. Ai tá você tá lá perdendo tempo avaliando se o cara desenhou maçaneta na porta de trás, se ele desenhou parafuso nas rodas, ou então criticando porque na posição da iluminação que ele representou, a sombra do retrovisor teria que incidir sobre a lataria! Pro inferno com a sombra do retrovisor!
Ai que entra a tal da Gestalt, a qual o Nélson Lopes tanto fala. É imprescindível lembrar que em todo sketch deve existir uma intenção e isso também é determinante na hora de avaliar a qualidade. É legal um sketch ultra detalhado? Porra se é, mas não influencia a qualidade da proposta do design que tá sendo vendida ali. Um thumb ou doodle porco pode ter muito mais conteúdo do que um sketch mega photoshopado. É importante a galera por isso na cabeça. Todos vocês já devem ter ouvido a expressão: "menos é mais". Less is more galera, difícil é fazer o simples!

Esse é meu ponto de vista, agora quer conhecer a opinião de toda a galera!

5 comentários:

  1. Ola Victor, teu texto ta excelente!!!
    Nao imaginei q a minha duvida iria gerar uma analise tao completa....boa parte do q vc descreve aki eu nao conhecia.
    Acho q deve gerar mts comentarios da galera toda, seria mt bom!
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi galera, primeiro: Vitao valeu pelo "padrinho" que na verdade vc acabou me pondo numa encruzilhada com essa afirmacao, nao sei se vc percebeu, pois com reconhecimento, vem junto a responsabilidade! Mas pode ter certeza que essa é uma satisfacao para mim (digo pq tenho filha e afilhado...) e vou considerar assim!

    Bom qto ao texto, achei muito bacana... esta corretissimo, e realmente eh muito dificil as pessoas entenderem a diferenca entre os skts... Maioria das vezes as pessoas se deixam levar pela aparencia do skt (assim como uma mulher de saia...) e esquecem do conteudo, que eh o TEMA o principal que o designer tem de passar, claro q uma boa representacao sempre ajuda, e tambem mostra a experiencia do designer.

    ResponderExcluir
  4. Opa! Tava viajando, dei uma sumida agora voltei!
    Bem legal esse post... parabéns denovo Vitão!
    Acho importante frisar que existem várias maneiras de ilustrar a sua idéia.. algumas técnias são mais usuais, outras menos comuns e outras completamente inovadoras. O importante é passar a idéia de maneira clara! Quando se trata de um objeto que ngm conhece.. é importante atentar para proporções, ambientalização do objeto, etc.. enfim... tudo o q ensinam num curso de DI.. heheheheh
    não vou ficar enchendo linguiça aqui.. acho q o vitão disse tudo!
    abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Vitão! Ainda mais pra um totalmente leigo como eu...como nunca estudei design, nem em faculdade (sou formado em Prop. e Marketing), não sei nada de teoria, e na prática, aprendo com vocês e com outros profissionais que me ajudaram no curso da VW e nas dicas de voces. O Blog tá cada vez melhor e representando brilhantemente o design brasileiro. Já ouvi diversas vezes que o mercado de designer é "cobra comendo cobra", mas a galera que se encontra aqui bota essa afirmação no chão. Sem modéstia, já evolui bastante; graças à várias pessoas que se interessam em desenvolver a profissão por aqui; e sei que tenho MUITO, mas MUITO chão pela frente ainda. MAs graças à vocês, continuo me enpenhando, continuo rabiscando, buscando proporção, traço e afins.
    Parabés ao blog e à todos que passam por aki, dividindo seu conhecimento. E Obrigado à todos!
    Abraço

    ResponderExcluir