quarta-feira, setembro 9

Propostas Alfa

Existem algumas marcas de carros que são extremamente estimulantes de desenhar, principalmente as que trabalham com forte apelo emocional. Na minha opinião a Alfa Romeo é uma delas. É uma marca que trabalha com uma boa gama de veículos, desde os pequenos hatchs, peruas e sedans aos coupes esportivos, todos com apelo esportivo. É o tipo de branding dos sonhos para os designers, pelo menos é o que eu imagino e que também pude constatar pela história do Morita. E só de falar em Alfa já me deu vontade de sketiar! La macchine italiane sono belle, mas não tiram os Aston Martin do meu coração. Enfim, acabei me empolgando e quase esqueci que o Jony fez alguns Alfas e mandou para gente comentar, vamos lá galera!

"Agora to mandando alguns sks q fiz pro Virtualcar.it (um restyling do proximo alfa 149 milano), mas qdo tava ja terminando, comecei a me arrepender, pq fiz meio no susto e sabe como eh ne??? Ja tava achando td uma merda, mas mandei assim mesmo. O sketch nº83- eh um alfa tipo citycar, e os demais sao o tal alfa milano. Gde abraço e te mais, Jony"










10 comentários:

  1. putz, fico até sem jeito de comentar nesses seus sketches.. são fodas...
    mas vamos lá! naquela vista frontal do 149, as rodas estão muito pra fora, repara no centro da roda direita por exemplo.
    No sketch que tem um vermelho e um prata (indo e vindo), achei o rocker do vermelho um pouco caído pra trás, e a roda traseira do cinza está um pouquiinho aberta na minha opniao.
    Naquele desenho que tem 2 traseiras, a roda traseira do de cima está fora da perspectiva do resto do carro, e o farol está muito grande em relação ao vidro traseiro (estão quase do mesmo tamanho! heheheh) mas isso não é grave, dá até uma expressividade a mais no sketch.
    Gostei demais do citycar! Só não consegui entender se é do tamanho de um smart ou de um honda fit.. talvez tenha algum probleminha de proporção aí (já q só tem 2 portas)...
    Uma coisa que já tinham comentado no seu outro post, é em relação ao realce do desenho. Acho que as linhas estão mto apagada, a pintura está se sobressaindo ao sketch...
    Mas de modo geral achei seus trabalhos de nível altíssimo, tanto no quesito ilustração como no design!
    parabéns!
    (PS: acho mto foda desenhar alfa, elas tem um equilíbrio muito frágil entre extravagância e sensualidade)

    ResponderExcluir
  2. Talvez você pudesse usar algumas rodas mais orgânicas. Essas rodas da X6 http://www.roadfly.com/new-cars/wp-content/uploads/gallery/bmw-concept-x6-activehybrid/bmw-x6-hybrid-sketch.jpg eu particularmente acho que tem um sotaque muito "alemão" para um Alfa, mas é só meu achismo. Tirando o achismo de lado, não posso deixar de citar sobre a qualidade da linha. Não sei se está trabalhando com uma resolução muito baixa no pc ou o com desenhos pequenos demais. Ambos atrapalham muito na hora de "photoshopar" e é a primeira coisa que salta aos olhos. Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eae pessoal! Sumi porque ando muito ocupado e ainda devo ficar um tempo sem mandar sketch, mas como um bom alfista tenho que opinar hehe! Bom, primeiro minha opiniao é o contrario, odeio desenhar Alfa. E' muito dificil mudar aquilo que voce gosta muito, inclusive acho que a propria Alfa anda tropeçando agora (Mito e Milano sao uma cagada). Enfim, vamos voltar para os desenhos. Primeira dica é apresentaçao, se voce me fala que é uma merda ja penso que é uma merda antes de ver o desenho. Mesmo se tiver ruim fale sò dos pontos positivos.
    A perspectiva ta boa, so do Alfa prata que nao me agrada muito, parece que o carro tem uns 5m de comprimento (sei que a ideia era causar um efeito "fisheye", mas deforma demais o carro). Gosto bastante de como coloca expressao nos seus sketches, uma maneira de melhorar é simplificar. Tem muita coisa. Tenta colocar um foco em um ponto que queira chamar mais atençao, onde voce vai detalhar melhor, trabalhar mais nas linhas e nos reflexos e o resto do desenho deixa mais livre. Vai um exemplo: Alfa Romeo Kamal . Nao é certinho, nao é limpo, mas ele controla muito bem as sombras e os reflexos nos pontos certos e chama atençao para o que é essencial e é muito expressivo tambem. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho habilidade o suficiente pra palpitar nos seus sketchs, cara! hahahahahah
    As únicas coisas que vi, foram as já citadas aki...realmente, sinto falta das linhas mais definidas...mas de resto, tá muito melhor do que muitos que vejo por aí! Profissa!
    Os caras que deram dicas mandam muito! É só segui-las com atenção!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Salve a todos!!! Ate agora gostei mt dos comentários, todos pertinentes e mt bem explicados....alem d q eu concordo inteiramente c todos.
    Garanto q nao to fazendo media c ninguem, mas todos acertaram em cheio.
    O Bruno ja me disse varias vezes em outros sites, outras ocasiões, q preciso definir melhor as linhas, e eh a pura verdade, mas a minha gde dificuldade eh pq nao usao PS, e sim um programinha vagaba q tenho ha anos, q eh Ulead PhotoImpact, alguem conhece??? Acho q so eu ne?hehheh
    Eu devo perder a preguiça e mergulhar em algum totorial d PS p poder usar decentemente as camadas, etc....
    Na verdade meu objetivo eh distorcer um pouco as perspectivas, exagerando nas rodas e rebaixando os tetos, mas pra isso tb tem q haver cuidado e harmonia, por isso as dicas d vcs sao importantes p mim....sempre!
    Gde abraço a todos e valeu pelo interesse em comentar....
    Jony.
    PS: O q seria "rocker" da traseira q o Gustavo citou? Nao faço a minima ideia....

    ResponderExcluir
  7. Jony mandando sempre ótimos sketches.
    Parabéns!

    Bom, vamos ao que interessa. Eu gostei dmais das superfícies bem definidas e do tema dos faróis e lanternas. Ficaram bem "Alfa" se é que vc me entende rsrs.

    O sketche do alfa prata e vermelho eu achei que tem algo estranho com a frente do veiculo prata. O Overhang dianteiro (distância do eixo dianteiro até a ponta do para-choque dianteiro) tá muito grande!

    Como o Gustavo falou, eu tb achei que o Alfa compacto está com o tamanho ambíguo. Se vc levantar o teto mais um pouco, vai ficar mais parecido com um veículo da categoria do Smart.

    Abração Jony! Vc tá indo muito bem!

    ResponderExcluir
  8. Ói nóis aki travêiz....acabei d chegar e lendo os últimos comentários, to achando q alguem poderia fazer um pimp nas alfetas....escolham e fiquem a vontade!!!!
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  9. Fala Jony
    Cara eu Achei os seus sketches muito boms , sobre tudo os do 149, tem uma expressividade bem italiana, é seguir as dicas q a galera ja comentou a cima q só tende a ficar melhor.
    PS em algum do lugar aqui no blog eu li q vc trabalha com arquitetura certo? fiqui curioso pra ver os sketches arquitetonicos tbm, se pá faz 1 fachada junto de um 3/4 front e manda ai pra galera
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cara, gostei mto das propostas!principelmente a do ultimo sketch

    ResponderExcluir