segunda-feira, setembro 28

eBRoba - Arthur Martins


eBRoba, em breve numa concessionária BRoba Motors perto de você!!!

Considero este um post muito especial para o
BRoba porque nele apresentamos este sketch que o Arthur Martins, designer da GM, fez exclusivamente em homenagem ao blog. Esta é uma prova de que o blog está sendo visto pelos grandes profissionais do design automotivo. Está sendo reconhecido devido a qualidade dos trabalhos enviados e pela interação que rola através dos comentários de todos vocês que estão sempre participando aqui.
Agradeço ao Arthur, em nome de todos os
BRobas, por aceitar nosso convite, honrar sua palavra e pelo tempo dedicado a este trabalho. É importante ressaltar esta atitude porque nessas minhas andanças pelo mundo do design, recebi muitas promessas para o blog, mas poucas se cumpriram. Este trabalho certamente servirá para alimentar nossos sonhos e nos estimular, será uma grande referência. A cada dia os planos aparentemente utópicos que fizemos para o BRoba estão se cumprindo, dou graças a Deus por isso.
Agora temos o Primeiro modelo da BRoba Motors Co., o
eBRoba!!!!
Galera, bebam muito dessa fonte e usem as dicas com muita sabedoria. Valeu!!


"...eu preparei uma pranchinha pra vcs. Lembro que vc me pediu um sketch, mas acho q seria legal mostrar pro pessoal um exemplo de como apresentar uma proposta. Eu tenho alguns thumbnails deste projetinho que fiz para gerar a ideia. Posso mandar mais tarde, assim que conseguir reunir todos e escanea-los hehe.

Voltando a vaca fria, o ideial é sempre apresentar 3 vistas (pelo menos), assim vc mostra a consistencia de sua proposta e demonstra que vc entende o produta de uma forma completa. Eu gosto sempre de brincar um pouco com o tema e envolvê-lo em uma atmosfera que permeie a ideia principal.
No caso eu pensei em um veículo elétrico, pois acredito mesmo que este tipo de motorização vai pegar. O mundo precisa que cada vez mais os veículos diminuam a eliminação de poluentes, chegando a ZERO. O projetinho tem 4 motores elétricos recarregáveis em postos de recarga (casas ou locais estratégicamente posicionados nos centros urbanos ou estradas), mas tb possui células de captação de energia solar, tornando assim a autonomia das baterias mais longa, no caso de viagens extensas onde os pontos de racarga são muito distantes.
Falando um pouco mais de design eu tentei criar uma identidade que não fizesse mensão a nenhuma marca atual, sendo assim, uma marca totalmente nova (eBroba.. pq não?).
Acredito tb que um carro "elétrico" não precise ter cara de carro elétrico. Ele pode ser esportivo e elegante, de porte atlético e esguio, sem aquela aparencia de "brinquedo". A Tesla mostrou o potencial de um carro elétrico com o seu Model S. Na minha opnião um dos carros mais honestos até hj!

Sempre que vc for apresentar uma proposta finalizada atente sempre para os detalhes. Sei que as vzs é meio sacal ficar detalhando qdo se esta pensando em estilo. Concordo! Mas essa fase já passou. Como disse seria a ideia final, e sim, vc deve mostrar todos os detalhes de retrovisor, maçanetas, farol e lanterna.
Deixe os loose sketches, thumbnails e sketches show para os ideations (me lembre de mandar a prancha mais tarde, pode cobrar! rs)
Rodas? Bom as do side view são minhas e confesso que rolou uma certa preguiça para fazer as da perspectiva com o mesmo design (sorry guys). As pessoas que me conhecem vão comentar: Nossa, mas não é vc que odeia que coloquem rodas reais em um sketch? SIM, sou em mesmo! Realmente detesto qdo vejo algo do tipo. Se é um sketch solto, desenhem a roda! Roda é muito importante no carro. Uma roda bem feita pode SALVAR ou MATAR um desenho! Só usem rodas prontas se for o caso de um sketch hiper "photoshopado", foto realista, ou no caso de vc usar ela apenas como base. Tente dar umas pinceladas em cima, nem que for pra realçar alguns highlights, MAS POR FAVOR, NUNCA, MAS NUUUUUNCA USEM UMA RODA CROMADA EM UM DESENHO A MÃO!! Isso mata a beleza do desenho. Sempre que quiserem perder uns 2 ou 3 dias em um desenho deste tipo rs, vcs DEVEM ter sempre a mão uma boa galeria de referências (fotos, outros sketches, detalhes, etc). Referência é TUDO na vida :D
Bom, mais uma vez gostaria de agradecer o convite e parabenizar pela idéia de vcs. Vejo um pessoal bem unido lutando por uma causa importante: formar os novos profissionais brasileiros!
Estou gostando de ver o empenho de todos que postam e comentam, isso realmente me anima. A qualidade dos trabalhos tb é fantástica e o blog se tornou obrigatório para minhas visitas diárias. Entrou na minha lista matinal, juntamente com autoblog, car design news e net car show!!! Espero que gostem e continuem postando e comentando!!!!" "Que a força esteja com vcs!"
Abraços,

Arthur Martins

--

"Acredito que quem esta errado é aquele que fala correto e não vive o que diz"

19 comentários:

  1. O que é issoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Socorro!!!!!!!!!!!!
    Rapaiz!!!...
    Magnífico!!
    Perfeito!!!
    Inspirador!!!
    Caí de costas quando vi!!!!!!
    Trabalho mais profissional que esse, eu juro!!, nunca vi!!!
    Render, prancha, não dá pra melhorar!! chegou no limite da perfeição!!
    Pô Arthur, onde vc trabalha? Na Audi?!
    Muitos parabéns!! virei fã agora..

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Perdão vc é designer da GM!!
    Tinha que ser!! só Gênio!!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Art! primeiramente quero te agradecer pela confiança e tempo dedicado ao nosso blog! sempre te digo e volto a dizer q seus trabalhos foram e são referencias pra gente, em especial pelos unespianos q na epoca das sombras usavam os trapos de ex alunos como referencias(epoca essa q nao existiam referencias de sketchs a naum ser um oi dois Tccs na biblioteca da unesp, um deles o teu...) vlw mesmo!
    Quanto a prancha, achei linda mmo! muito bem montada, com seu estilo atual de apresentação, sketchs, e rendering, bem caracteristico, mmo sem a assinatura nota-se q foi vc quem fez, o design do carro ta foda! ralmente nao me lembra macar alguma! e por isso quem sabe nao começamos uma identidade visual ae pros produtos BRoba!?!? topo pq nao? vamo caí pra dentro! acho q as rodas inseridas nos sketchs nao ficaram ruins de maneira alguma, pq vc deixou elas sem nenhum cromado, sem fazer a atenção se voltar soh pras rodas, gostei muito dos conjuntos opticos, e das entradas de ar! o side view ta impressionante, ficou um carro esportivo de presença! esse tem sal! hehehe
    Enfim! vlw pelas dicas, vai servir muuito!
    e boa sorte no seu trabalho! continue com a gente! grande abrassssssssss!!!

    ResponderExcluir
  4. Aí é q se diferenciam os homens dos meninos! heheheheh
    Cara, não vou nem comentar sobre o trabalho... fantástico...
    Mas gostaria de deixar meu agradecimento aqui por essa atitude. É muito importante para o blog, é mto importante pros frequentadores do blog, é mto importante pra "classe" de aspirantes a designers.. enfim.. PARABÉNS!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Véio, que prancha é essa?
    O uso das luzes, sombras e reflexos tá matador, assim como as formas do carro...

    Parabéns ao Arthur pelo trampo e ao Broba pela consolidação de sua importância!

    Abração galera!

    ResponderExcluir
  6. Como todos ai de cima também nao tenho palavras pra descrever a qualidade do seu trabalho.
    Olhando trabalhos assim percebemos que ainda ha um longo caminho para se andar, mais ao mesmo tempo nos da forças para continuar pq nos serve de inspiração!

    Parabens pelo seu talento Arthur!

    Grande abraço

    André Guimarães

    ResponderExcluir
  7. Acho que meu queixo caiu rsrsrs. Excelente mesmo. Sem palavras.

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Impressionante !!! Palavras para o design, apresentação, rendering...não existem..ta muitooo perfeitoo..

    achei muito legal essa participação sua Arthur...é inspirador para todos aqui do blog..sem duvida alguma..

    parabens cara !e obrigado por essa demonstração !

    ResponderExcluir
  9. E ai Tucao! nao eh a toa que ta ai na GM ganhando milhoes de dolares ne?! Para os que nao sabem, alem de exterior, o cara detona em interior.
    Para o Tuco: manda ai o interior desse carro, ai sim a galera ia morrer!
    Fala ai com o pessoal da GM, para postarem algo tambem!

    ResponderExcluir
  10. EXPETACULAR!
    O Texto e a Prancha são puro material de Inspiração!

    ResponderExcluir
  11. Ha alguns anos, eu participei d um grupo de restyling do "Brasinca Uirapuru" (alguem conhece esse carro?), e foi qdo conheci virtualmente o Arthur Martins, q na epoca era designer da vw.
    Ele fez alguns sks maravilhosos como propostas, e dando a maior força p o grupo d jovens designers.....
    Eu achei aquilo ate meio estranho na epoca, pq imaginei q um designer q ja tinha projeção, nao iria se meter c um bando d recem-formados, e ainda c um projeto d restyling meio complicado, mas lembro q ele serviu como referencia ate o final do grupo.
    Enfim, desde la tenho uma impressao mt boa do Arthur, e agora entao, ganhando esse mega presente maravilhoso!!!!
    Nao fosse a qualidade incrivel do projeto ebroba, pra mim pelo menos, vale mais ainda a ATITUDE e consideração.....
    Valeu Arthur, eu tb me sinto presenteado, e parabens pelo gde talento!!!

    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  12. Valeu pessoal :D

    Acredito que a gde maioria aqui não esta muito distante, mesmo pq sketch e ilustra é pratica. Pratiquem no ritmo que estão praticando e logo logo vamos comecar a ver coisas incríveis por aqui. Moritz já estou agitando o pessoal aqui pra mandar algumas coisas e agitar o blog. Engraçado vc comentar sobre o interior, pois eu havia rabiscado um pra ele mesmo hehehehe... só q esta incabado. Vou dar um tapa e posto aqui mais pra frente!

    MAY THE FORCE BE WITH US!!!!

    ResponderExcluir
  13. ANIMAL! Putz, achei muito louco as linhas, as superfícies... tudo!
    Essa frente e essa máscara preta chanfrada nas lanternas tá totalmente Arthur, nem precisa assinar mesmo, hehe
    E o texto também tá muito bom, explicativo e inspirador!

    ResponderExcluir
  14. Cara... esse BRoba tá ficando metido a besta agora!! hehe
    Mas falando sério, que surpresa agradável ver essa prancha do Arthur por aqui!! O Rodox falou tudo... os sketches do Arthur foram a nossa maior inspiração lá nos primórdios da faculdade e com certeza sempre terão lugar cativo nas nossas pastas de referências.
    Gosto muito desse seu novo estilo de representação e da maneira como você detalha os projetos. Eu que sempre gostei de um detalhe vejo essa prancha como uma aula de como detalhar sem carregar o sketch.
    O design tá demais... gostei muito da superfície do capô , do conjunto óptico e da transição do teto para o vigia traseiro, entre outros... hehe

    Tomara que outros designers de montadora sigam o exemplo e participem com a gente... é muito enriquecedor e inspirador!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. Bela atitude do Arthur... é bacana ver profissionais atuantes mandando algumas referências... só ajuda e enriquece... show!

    ResponderExcluir
  16. nooooosssaaa amy!

    meu...muito legal essa prancha..inspirou total...hehe...ideias e ideias surgiram agora...como leonel falou ali em cima..tomare q mais e mais profissionais vejam participem e interajam com o broba...alias...estou com alguns sketches por aki...vou escanealos e em breve vou mandá-los...

    de novo...q muito loko!...adorei a forma d apresentação etc...abrass a todos..

    ResponderExcluir
  17. CARAAAAAA FAÇO A MINHA PALAVRA A DE TODOS ALI EM CIMA!!!!!!!!!
    !!!!! MUITO INSPIRADOR!!! UM CARA Q JÁ ATUA NA ÁREA, AKI!!! O MORITA JÁ DA UMA FORÇONA AKI E VEM VC!!! OBRIGADO A VC E A AQUELES Q DÃO FORÇA AKI!!!!!
    GRANDE ABRAÇO!!!
    FLWW...!!

    ResponderExcluir