sexta-feira, setembro 25

Doodles do Rodox

Recebi um e-mail do rodox com alguns doodles e pensei "Tá ai um lance legal para gente debater, os doodles". Todo mundo aqui faz ou já fez doodles, mas não sabiam que eram chamados assim. Doodles são aqueles sketinhos pequenininhos que a gente faz no canto da folha do caderno na hora da aula de Física experimental. São uma ótima ferramenta de criação, principalmente quando é necessário desenvolver vários temas em tempo recorde. Já ouvi alguns designers conceituados assumindo que usavam os doodles para definir uma proposta antes de fazer um sketch gigante que leva um bom tempo para ser feito.
Confesso que por muito tempo eu acreditei que não fosse correto usar os doodles e ficava me matando para gerar várias propostas em sketches colossais, agora to recorrendo aos doodles para gerar várias idéias, afinal o trabalho do designer é gerar idéias e não fazer só um desenho bonito. Não façam confusão achando que estou estimulando vocês a fazerem sketches minúsculos, não é isso. Só estou dizendo que para gerar idéias você não precisa fazer vários mega sketches fodásticos, você pode fazer um milhão de idéias com doodles numa única folha A3. O sketch é uma ferramenta de representação de idéias e os doodles são uma ferramenta de geração de idéias.
Depois que você fizer um milhão de idéias no seu A3, você escolhe as melhores e começa a desenhar maior para ir evoluindo os temas e a superfície até você chegar numa boa proposta, da qual você fará o mega sketch fantástico. Normalmente os doodles ficam bastante expressivos e não conseguimos a mesma pegada nos sketches maiores, nesse caso vale a pena apresentar o doodle, desde que você tenha noção das proporções e se sinta confiante na viabilidade da proposta.
É muito comum ver a galera fazendo estudos de side view em doodles, eu sempre começo pelo side fazendo doodles para encontrar as proporções principais que quero para meu carro. O Gustavo Scatena tem umas quinhentas folhas A3 com um zilhão de doodles que ele fez para encontrar o Citroën DS que ele apresentou junto com a Joana Ennes como trabalho de conclusão do curso de Design da Moiblidade da FAAP. São os doodles mais loucos que eu já vi, ele até chegou a postar alguns aqui no blog.
Eu não sou muito a favor da utilização dos doodles para ilustrar e apresentar como proposta. É claro que a situação determina a ferramenta, mas tem muito meninão por ai que vive só de doodle e não consegue fazer nenhum sketch do tamanho de um A4. O cara faz um sketch minúsculo e salva a vida no Photoshop. Eu sou a favor do sketch grande para apresentação de proposta para ter como detalhar e representar perfeitamente as superfícies com todas suas seções bem definidas.
Enfim, essas são minhas opiniões, gostaria que fossem debatidas por vocês nos comentários.
E apreciem e comentem os doodles enviados pelo benino Rodox.
Valeu galera!

"To a seculos sem postar nada aqui, isso eh uma vergonha!!! ehuhauh!
mas fiz uns doodles (ideations, sketchs pequenos) pra mostrar pros meus alunos no curso, resolvi postar aqui, sei q nao é grande coisa, mas eh legal
pro pessoal que frequenta nosso blog ver como funciona o jeito de pensar de cada um, o meo eh fazendo um monte de sketchinhos de uns 7 cm cada mais ou menos...heheh

epero q gostem! logo logo vo mandar algo q preste!!! =D auhauha!

Abrasssss do tio rodox!"

10 comentários:

  1. Animal Rodox!
    Sou mto fã dos doodles... é uma ótima maneira de chegar num resultado final satisfatório, é praticamente um Vômito de idéias.. heheheheheheh
    Doodles e thumbnails são a mesma coisa não é??

    Abraços e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. VlW Gustavão! heheh! concordo! eu adoro fazer esses doodles pra viajar um pouco sem apego na realidade, ou no q eh factivel...eh otimo pra gerar ideias como o vitaum disse! e thumbnails e doodles creio q sejam a mma coisa....
    brigadao ae!! =]

    abrassss!

    ResponderExcluir
  3. Quem não tem um sketchbook para ficar rabiscando na aula e gerando idéias levanta a mão _o_

    Syd Mead tem umas vídeoaulas bem legais ensinando, entre milhares de outras coisas, a fazer thumbs. Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Doodle ou thumbnail, incríveis não??
    Concordo com o que o Vitão disse... Eu uso muito para gerar ideias ou resolver pequenos problemas. Mas muitas das vzs meus thumbnails tem o tamanho A4 mesmo, mas são todos rabiscadões.
    O problema deles é que eles são tão, mas tão legais que vc se apega muito a eles. É uma relação de amor e ódio! rs

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  5. BRoba tb eh cultura!! Eu conhecia doodle como qqr rabisco mas nao sabia q se empregava esse termo direto nos sks preliminares....gostei!
    Fiquei frustrado pq soh faço as 'rabisqueiras trash' no A4 mesmo, e nunca desenho no A3 pq meu scanner nao aceita esse formato, nem tenho saco d dividir.
    Alem disso, depois q considero um sk pronto, jogo todos os rabiscos fora...heheheeh.
    Mas achei a ideia otima e vou tentar d agora em diante postar alguns doodles gigantes....sera q vale???
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  6. Pode ser A3, A4 ou guardanapo de boteco, tanto faz, o que importa é o conteúdo. Pode estar bem desenhado ou rabiscado, o importante é q te gerou uma idéia. Eu nem sei pq escrevi A3 no meu texto, acho q é pq eu costumo desenhar no A3, força do hábito.

    ResponderExcluir
  7. Comentei a ideia dos doodles, e no fim esqueci d comentar os proprios!
    Fiquei c inveja pq nao consigo fazer rabiscos assim organizados, ja c alguma cara....e o meu preferido eh o esportivo, 2o d cima p baixo....
    Abs Gustavo!

    ResponderExcluir
  8. Que nome legal!! Doodles, kkk!!
    Eu faço muuuuitos doodles nos cantos do caderno ,principalmente, quando os professores estão de bobera fazendo a louza, não sabia que poderia usá-los pra produzir meus modelos...!!

    É isso que me atrai ao Broba, conteúdo muito produtivo, divertido e muito instrutivo!!

    Parabéns á todos!!!

    ResponderExcluir
  9. caraca Rodox, mas os teus thumbs estao animais, principalmente o segundo carro.
    Os meus nao sao caprichados assim nao. As vezes ate tenho vergonha de mostra-los pq ficam tao feios e errados uheuehe.
    Mas concordo com o Vtao de que essa eh a melhor maneira e de se gerar ideias.

    abraco!

    TONY NARITA

    ResponderExcluir
  10. Realmente os doodles do Rodox estão muito bons, como sempre aliás.
    Concordo com o Arthur em relação ao amor que eles geram... hehe. Geralmente faço várias e várias folhas deles mas tem sempre um que me prende mais a atenção!

    ResponderExcluir