Segue um post sobre o Museu da Porsche (o novo prédio inaugurado em Janeiro/2009). É uma continuação de uma pequena série de posts já sobre o Museu da Mercedes-Benz e o da BMW, além do Hockenheim Historic - que é um museu a céu aberto com áudio, vídeo e muito cheiro de óleo e borracha no ar...
Dessa vez procurei colocar mais fotos numa mini galeria. Espero que aproveitem.
Começo pelo lado "ruim" da visita e confesso que senti certa decepção no Porsche Museum. Provavelmente os fãs da marca aqui no blog vão me fuzilar, mas museu não proporciona muita experiência de uma história de um ícone, uma referência no automobilismo em diversas categorias. Pessoalmente acho que faltou som, vídeo, livros, fotos, mais detalhes sobre a construção dos carros, história... essas coisas de entusiastas passam horas vasculhando. Ok, os carros contam a história por eles mesmos, mas faltou um "algo mais".
Mas agora à parte (muito) boa. O museu fica junto da fábrica da Porsche e antigo showroom da marca, e a arquitetura é também muito especial, mesmo para quem não acompanha o universo automotivo ou design vale a pena por si só. Mas como designer vale ver a evolução de um ícone de carro esporte pra todas as horas.
Para fãs de automobilismo em especial é um prato cheio, pois 70% dos modelos expostos são de competição – mas não foram esquecidos o Volkswagen Beetle e as versões “normais” do modelo. É de se admirar ver todas as variações dos primeiros Porsche nos anos 60 (meus preferidos), alguns protótipos em aço e fibra de vidro, carros que não entraram em produção. Sempre gostei dos Porsche por possuírem uma identidade forte mas ao mesmo tempo simples, um tipo de carro que com 3 linhas é possível descrever completamente sua silhueta, volumes e identidade, como em um ícone mesmo.
Registro de carroceria em fibra de vidro (topo) no desenvolvimento dos modelos de competição. Seguindo, protótipo conceito elaborado no início dos anos 90 (meio) na tentativa de um Porsche menor e mais barato. Por fim, um dos experimentos nos anos 80, na tentativa de radicalizar a silhueta tradicional dos modelos.
Pessoalmente considero um design de muito valor, atemporal que se evolui através do tempo mas carregando toda uma história. É um puro estado de arte imaginar os modelos em escala real sendo esculpidos nos anos 50 e 60 - manualmente - em uma carroceria de design muito simples mas com uma superfície tecnicamente complicada de ser conseguir, controlando volumes e highlights em um shape completamente orgânico.
Estão presentes praticamente todas as “gerações” dos modelos que competiram 24 horas de Le Mans e Campeonato Alemão de Turismo. Passa também pelos modelos do final dos anos 70 e anos 80 (e as tentativas de mudar radicalmente o shape clássico dos primeiros modelos), chegando aos anos 90, com os consolidando os 911. Todos completamente impecáveis, perfeitos. Um ponto positivo é a oportunidade de se chegar bem próximo dos modelos. Não há barreiras ou cercas, e raramente alguém tocava nos modelos. Isso é ótimo pra dar uma olhada no interior das máquinas. Ver detalhes que em exposições normais não são possíveis.
Altamente recomendado para fãs, ótimo programa pra se fazer com amigos aficionados por carro. Há uma loja no museu com as miniaturas mais baratas que encontrei por aqui... 7 euros e já vai levando um 911 Turbo em 1:43 de qualidade excepcional para o preço. Não descobri o fabricante da mesma...
Porsche Museum: Porscheplatz, 1 - D-70435 - Stuttgart, Alemanha.
Abaixo segue uma galeria. Obrigado por lerem e grande abraço!
adoro esses posts educativos:)
ResponderExcluirnos ensinam e nos inspiram cada dia mais
(broba ta bombando)
Esse post só me faz lembrar os velhos tempos de NFS Porsche Unleashed. Deu vontade de jogar com os 356 agora...
ResponderExcluirO Isaaac fez o comentario que eu keria ter feito, esses seus posts Rodrigo são extremamente educativos
ResponderExcluirParabens
Abraço
Grande Rodrigo!
ResponderExcluirPosts mto bons... acho seus textos bem legais pra ler, parabéns e obrigado!
abração
Eita legal! Nada como alguém que esteve pessoalmente no lugar para passar as impressões!
ResponderExcluirOs carros todos estão impecáveis mesmo.
Show demais os Porsche de competição e o 911 Turbo verde escuro está muito bonito!
Parabéns pelo Post Ciossani!
Muito loco!!
ResponderExcluirAno passado estive lá, depois coloco o link se vo6 quiserem mais!
POST FODA CIOSSAAAA!!!!!
ResponderExcluirmuito interressante! as fotos estao demais!
eh nada como alguém qque viu de perto!
e o BRoba ta cada vez mais importante! com matérias exclusivas do velho continente, sempre postadas pelo nosso correspondente internacional!!!
Boa Ciossaaa!
abrassssssssss!
Parabéns pelo post Rodrigo! Realmente muito bem redigido e com fotos excelentes...
ResponderExcluirInfelizmente ainda não vi este museu novo da Porsche. Fui ao antigo, na fábrica em Stuttgart, junto ao centro de estilo. Lá haviam muito menos modelos que este, mas já deu pra sentir um pouco da atmosfera que permeia os carros de competição da Porsche.. Ah... e os modelinhos em escala realmenteeeee.. hehehehe
Já salvei as fotos aqui, como todo bom Porschista heheheh
Abraços
ESSE BRoba...ta cada vez mais F!@#$%....
ResponderExcluirParabens BRobera...
Valeu galera por ler e comentar.
ResponderExcluirTenho mais algumas coisas aqui sobre uns lugares que visitei e tal... vou postar depois.
A idéia de galeria de imagens acho que funcionou bem... vou manter para os próximos.
Abraço
Rodrigo, realmente teu texto e as fotos estao incriveis e a ideia da galeria funcionou sim...
ResponderExcluirAguardamos os proximos!!!!
abs
jony.