Mais uma vez os irmãos Pavone estão representando o design brasileiro com grande destaque no NAIAS (North American Internatonal Auto Show) que está rolando até amanhã em Detroit, a capital mundial do automóvel. Eles foram os responsáveis pelo design do Volkswagen NCC ( new concept coupe), que foi considerado um dos melhores carros do salão pela imprensa internacional.
Como o querido blog de voces é destinado nao somente à discussao sobre sketches, eu gostaria de dividir com voces um pouco
da experiencia que eu e o Marco Pavone tivemos na semana passada. Esse texto é relativo a um assunto muito importante
na carreira de um designer, e que muitas vezes é feito de maneira imcompreendida por várias empresas. Eu me refiro aos
créditos que um designer ganha por ter colaborado em um trabalho importante. O que acho importante que todos saibam
desde cedo, é que hoje em dia ninguém desenha um carro sozinho. Por outro lado, é muito gratificante quando a empresa
reconhece o esforco de um designer e lhes proporciona momentos como os quais tivemos durante a premiere do Volkswagen
NCC em Detroit. Realmente tivemos os devidos créditos pelo design exterior do carro.
Estou enviando a voces dois videos referentes a esse tema. O primeiro video é uma "simulacao" do trabalho feito em grupo com
Klaus Bischoff, Oliver Stefani ,eu (JC) , Marco Pavone e Walter de Silva. Este video foi apresentado em Detroit momentos antes
do carro entrar no estande. O outro video é uma entrevista para um site muito legal chamdo www.oncars.com . Eles escolheram
o NCC como um dos melhores carros do show, por isso a materia com a gente.
Os videos estao em ingles, mas o importante é que o pessoal consiga captar o clima que envolve esse tipo de evento. Dos
primeiros rabiscos nas paredes de casa na zona norte de sao paulo até um salao de ponta como esse, foram muitos anos de
trabalho duro. Espero que mais uma vez o pessoal tenha tido uma injecao de animo. Continuem na batalha, o esforco vale a pena.
Os "press sketches" ainda nao foram liberados pela VWAG, mas em breve deverao estar em algum site ou Auto&Design.
http://www.oncars.com/video/623/Interface-Klaus-Bischoff-JC-Pavone-%26-Marco-Pavone
http://www.youtube.com/watch?v=dxTATwyeHlw
http://www.youtube.com/watch?v=dxTATwyeHlw
Um forte abraco a todos do Broba,
José Carlos Pavone.
Parabéns Pavones! Dá um orgulho enorme saber que vocês, designers brasileiros fizeram parte de um trabalho tão reconhecido e admirado neste salão. E o carro é de arrepiar! Lindo, lindo, lindo! E que bom que vocês postam aqui no Broba e dão ênfase a história de vocês dois...é pura inspiração pra gente, "reles mortais" que estão começando a carreira ou que ainda estão na luta, estudando, batalhando, participando de cursos, etc...
ResponderExcluirTenho certeza que um dia os empresários darão toda a atenção, investimento e reconhecimento ao design brasileiro, ou seja, nunca é um gasto a mais dentro de uma empresa. Ou seja, mais mercado, mais vagas pra nós!
Wow! No video da p sentir q o carro eh realmente um tesao! O q os Pavone dizem eh verdade, o carro eh masculino, simples e elegante, entre outras coisas....e poderoso!
ResponderExcluirO material preto brilhante usado nos elementos da frente eh show, e a frente em si idem.
Nao sei se vou dizer uma heresia, mas a frente eh puro DNA VW, mas a traseira me decepcionou principalmente qto as lanternas, q passam demais um espirito Audi....nao gostei.
Sei la se a intenção era essa mesmo ne?
Maravilha d post e parabens sempre aos irmaos Pavone!
abs
jony.
antes de tudo...parabens aos dois pelo sucesso qe estao alcançando!!!
ResponderExcluirmas eu queria aproveitar o post e os videos para fazer um comentário a respeito de algo que muitas vezes a gente nao para pra pensar, mas que é muito importante pra quem quer ser car designer.
Hj em dia nenhuma montadora atua somente no ambito nacional, exigindo de quem trabalha na área um bom dominio do ingles. De forma que possam explicar e defender as suas propostas num time internacional, da mesma maneira que o JC e o Marco demonstram no video, explicando muito bem qual o proposito do carro.
É só uma dica pra quem busca traabalhar na área, se tiverem a oportunidade de aprender ingles (ou alemao, frances, chines...)aproveitem, pq é uma ferramenta importante. E no design quanto mais informaçao vc tem, melhor!!!!!
comment nada a ver o meu....hehehe...mas nao queria perder a oportunidade.....
abraço a todos
e mais uma vez parabens aos Pavone pelo trabalho de alto nivel e pela exposiçao que estão dando ao design brasileiro!
nossa.. cada vez q vejo um post dos Pavones fico cada vez mais orgulhoso do nosso Broba... e do design brasileiro claro..
ResponderExcluirParabéns aos irmãos, e é muito bom saber que foram reconhecidos pela empresa pela qual trabalham... é mto comum ver pessoas talentosas desmotivadas por falta de reconhecimento... e algumas acabam deixando de lado e desperdiçando o talento que possuem... ainda bem q isso não aconteceu com eles... hehehehe
Mto obrigado pela colaboração!
Abraços!
PS: Ando sentindo falta de comentários dos profissionais aqui... são muito importantes pra credibilidade e crescimento do broba
É isso aí! Parabéns mesmo aos irmãos Pavone por estar disseminando o Design brasileiro mundo a fora e, o mais importante, compartilhando as experiências e os conhecimentos vividos na área.
ResponderExcluirPost excelente!
Abraço
O carro é bacana assim como a atitude de postar no BRoba... bacana esse contato com profissionais...
ResponderExcluirPoderíamos tentar algum post com o Raul Pires também (Bentley), e sei que tem mais brasileiro espalhado pelo mundo aí... quem souber convide a pessoa pra postar no blog... ía ser show!
Ah! Lembrei! Tem o Carlos Leal que trabalhou na Honda do Japão... acho que ele deve ter umas histórias legais pra contar pra gente...
ResponderExcluirOlhando pela enésima vez essas fotos... seria legal se a VW disponibilizasse esse tipo de pintura no modelos de produção. Ela faz um volume especial no shape... dá mais contraste e mais músculo...
ResponderExcluirParabéns novamente aos irmãos Pavone por essa nova conquista que é tão importante para eles quanto para o reconhecimento do design brasileiro!! E o NCC, particularmente gostei muito, a riqueza do design está em cada detalhe, nos materiais, enfim, realmente muito elegante!
ResponderExcluirExcelente post e mto obrigado aos Pavone! abs
Muito bom poder ver essas matérias com o JC e o Marco Pavone! Da orgulhoso de ser brasileiro, e acrescenta um ânimo muito grande pra nós que estamos buscando esse mesmo objetivo!
ResponderExcluirO carro ficou lindo! com linhas modernas, agradáveis ao olhar, uma harmonia de conjunto impressionante! Saber foram reconhecidos e gratificados pelo trabalho só mostra que isso foi muito justo! trabalharam muito e mereceram, estes dois irmãosestão desenvolvendo o futuro de uma das maiores companhias automotivas do mundo, uma das pricipais tanto no design como na economia mundial, e pra nós do BRoba, poder estar um pouco mais perto de profissionais desse gabarito não tem preço! Visto que o Jc e o Marco, desde o primeiro contato conosco sempre foram muito prestativos e atenciosos, só temos a agradecer por isso!
Parabéns mais uma vez pelo Projeto NCC e por tdo o trabalho desenvolvido durante tantos anos de carreira!
Grande abrasss!
Impossível ver esses vídeos e não ficar arrepiado! O reconhecimento do trabalho dos Pavone é muito merecido! O carro ficou realmente fantástico, transpira esportividade, elegância e qualidade! E a história deles é um incentivo e tanto!
ResponderExcluirParabéns aos irmãos Pavone!
Belíssimo post!
Incrível. Esses dois são um exemplo a ser seguido!Devem ter trabalhado feito camelos até chegar aonde estão. Muito orgulho do trabalho deles. É legal vê-los aquino Broba também!
ResponderExcluirAbraço a todos.
Marcel Marchesi
Parabéns, aos irmãos Pavones um belo trabalho, no vídeo mostra realmente oque esse carro significa, a frente dele achei fantástica. Imagina você chegando na porta de um evento com um carro desse preto com detalhes cromado e vidro fume.
ResponderExcluirAnimo injetado!!!
ResponderExcluirÉ com muita satisfação que posso compartilhar com vocês, que estes dois irmãos estão colhendo o que plantaram. Crescemos juntos, éramos vizinhos antes de mudarem-se para Alemanha. Além do dom natural que os dois tem, a dedicação e vontade de chegar lá sempre perseveraram. Se procurar nas minhas coisas, ainda devo ter desenhos dos dois com mais ou menos 12 - 13 anos de idade. Os desenhos já eram impressionantes, tanto que eu os guardava, queria enquadrar e colocar nas paredes do meu quarto... dá muito orgulho ver onde estão hoje! Parabéns meus queridos amigos, e que esse seja apenas um degrau de uma escada muito grande!!! Grande abraço! Edu Jordão
ResponderExcluir