sexta-feira, janeiro 22

ônibus da Copa - Carlos Alberto Savi Bueno

O primeiro busão de 2010, já estava sentindo falta. Tem muito tempo que não aparecia algum aqui pelo BRoba.
Como eu tenho um pouquinho de experiência com busão, dá pra falar alguma coisa. A apresentação está bem feita e os sketches estão com a geometria boa, mas faltou explorar melhor os gráficos e as proporções. A linguagem dos gráficos com cantos vivos tira a fluidez das linhas. É importante que seu olhar correr por toda a carroceria ônibus sem "travar". O ônibus é um objeto grande e pesado e precisa parecer mais leve e dinâmico, menos "box". Ainda é difícil conseguir esse efeito nos ônibus em produção atualmente devido as limitações produtivas e por causa dos custos de algumas soluções, como janelas de tamanhos diferentes, mas em um trabalho conceitual tudo deve ser explorado.
A Marcopolo adotou muitas soluções de design interessantes no seu ultimo lançamento, o rodoviário Paradiso G7. No meu ponto de vista o resultado ficou interessante e pau-a-pau com os europeus, talvez até melhor. Tem esse vídeo que ilustra bem o cuidado da equipe de design nos mínimos detalhes http://www.youtube.com/watch?v=fw6BLiPlPpI&feature=player_embedded#.
Tem essa matéria com o designer responsável falando sobre os conceitos aplicados no desenvolvimento do projeto.
http://fabus-busblog.blogspot.com/2009/07/busblog-entrevista-com-o-designer-da.html
O Tema " Copa do mundo 2014" é bem interessante e rico, dá para brincar muito, permite muitas soluções criativas. Por ser um trabalho conceitual, acredito que o Carlos se limitou bastante, mas o resultado final ficou bom.

Fala pessoal do BRoba!
Tô mandando um trabalho que fiz no final do ano passado, com o qual tive a felicidade de conseguir uma vaga de estágio.
É uma proposta de ônibus para a copa do mundo de futebol de 2014, que será no Brasil!
Espero que os BRobas gostem e estou ansioso para saber suas sugestões!
Abraços a todos!
Carlos Bueno

15 comentários:

  1. Ola Carlos,Ta muito bom ,bem explicado!gostei muito do estilo e tentarei fazer algum onibus! existe alguma proporçao que eu tenha que tomar cuidado?Tipo entre eixos, e etc?Se tiver algum site que eu possa pegar algumas dicas

    Valew

    ResponderExcluir
  2. Gostei desse busão do video!!!
    a solução da tomada no banco é pekena e prestativa!!
    Po Carlos, cadê a linha do teto???
    Ficou legal..... gostei!
    Parabéns pelo estagio.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Aê Carlão!

    Parabéns mano, merecido, procê e pro Tanabe!

    ResponderExcluir
  4. bem legal a proposta...
    achei só q a perspectiva da traseira tá abrindo um pouco do lado esquerdo...
    e a 3/4 dianteira me parece um pouquiiiiinho torcida..
    os arcos das caixas de rodas estão mto "quebrados" na minha opinião... não acho ruim a proposta de elas serem facetadas assim.. mas talvez se jogasse um raiozinho entre as faces daria uma suavizada..
    enfim.. o vitão já disse bastante coisa ali em cima.. e ele manja de onibus.. eu não
    heheheheh
    parabéns e abração

    ResponderExcluir
  5. pow.. fico bem futurista o balái (o mesmo q busão em BH) emm...
    algumas dimensoes ficaram meio esquisito mas fico bacana.

    Sou apaixando com onibus.. né.. cresci com eles.. Se alguem tiver ae sketera de onibus.. posta ae pra mim tirar uma base..

    Abraço BRobera...

    ResponderExcluir
  6. Ola Carlos, parabenz pelo seu trabalho e pelo estagio ... eh muito importante na formacao profissional.
    Bom eu nao tenho aparecido muito aqui mas me chamo Glademir, participo do Broba a um tempo e como o Vitao tenho alguma esperiencia com onibus, sou designer da Mascarello Onibus em Cascavel no Parana.
    Bom quanto a sua proposta gostei muito da ideia bem inovadora, apenas acho q como produto suavisar um pouco as linhas retas e encontros facetados, pois deixa o onibus q eh um produto digamos q quadradao muito pesado, procure suavisar o encontro delinhas, e tomar cuidado principalmente com a proporcao, digo isso pq eu ja tive e ainda tenhoum pouco de dificuldade com isso, como sugestao, pegue alguma imagem de algum onibus de do mercado para usar como referencia de proprocao (o DD da Busscar ou da Marcopolo) e tente redesenhar essa sua proposta sem perder a excencia de concept bus q esta muito foda parabenz

    Glade

    ResponderExcluir
  7. Vitão e Glade disseram tudo..
    Glade ta sumidaço!cade as sketera?

    busão é massa, mesmo sendo quadradão é dificil fazer. deixa eu fazer um triciclo bandeirantes(quem não teve um?) que depois tento um busão...hehhe

    abraço galera!

    ResponderExcluir
  8. ae Carlão!!
    Quanto a prancha, achei que ficou bem elaborada a disposição e os grafismos, bem explicada. A proposta do bus também ficou interessante mas concordo com o que o pessoal já comentou, ...bom eu também não entendo muito de design de bus mas achei que ficou com uma aparência pesada. Aliás gostei bastante das dicas do Vitão e do Glade que já trabalharam ou trabalham na área, vou ver se mando minha prancha tbm para receber algumas dicas de melhorias!
    abço e parabéns

    ResponderExcluir
  9. Opa, legal ver que o pessoal tá comentando o busão!

    Essa foi a primeira vez que me aventurei a desenhar um ônibus, sei que ainda tem muita coisa pra melhorar.

    Valeu mesmo pelas dicas, Vitão! Elas serão muito úteis, assim como os links que são muito legais!

    Fala Eduardo!
    Eu não conheço nenhum site que fale sobre proporções de ônibus, mas é só dar uma procurada na internet que a gente acha umas fotos legais! Esses links que o Vitão passou são boas referências.

    Raul, o teto seria inteiro translúcido, por isso não representei nenhuma linha divisória.

    Fala Cananéa!
    Muito obrigado, cara! To sentindo falta de ver seus trampos aqui no BRoba!

    Gustavo,
    tentei fazer uma caixa de roda um pouco diferenciada. Gostei do resultado, mas vejo que realmente poderia ter refinado mais! Valeu pelo comentário e pelas dicas!

    Valeu por comentar o meu balái, Vando!

    Fala Glade!
    Muito obrigado pelas dicas! É muito legal ver os comentários de profissionais! As dicas estão anotadas!

    Valeu pelo comentário Jonh!

    E aí Tanabe?!
    Valeu, cara! O seu trampo ficou muito bom! Manda ele aqui pro pessoal do BRoba ver!
    Boa sorte pra gente nesse estágio!
    Parabéns pra vc também!

    Muito obrigado a todos pelos comentários!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Eh parabens Carlos, conseguir estagio nunca eh facil...
    Gosto do tema busao, e acho q tb da p viajar bem...(hum, essa foi podre!), mas vc conseguiu fazer algo bem futurista, principalmente a side view ficou otima.
    Do resto concordo c as dicas dos amigos, e vou esperar mais bus lokos nas proximas!

    abs
    jony.

    ResponderExcluir
  11. Essa deixo para os mestres busólogos (eu não conheço nada de ônibus). Mas concordo com o Vitão, acho que faltou explorar mais o fato de ser conceitual, ir além. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom Carlão curti o bus e a prancha! dava pra ir um pouco alem mmo, mas conseguiu atingir seu objetivo e mereceu! agora eh soh ralar! eh nois! uhuu!
    Parabéns pelo estagio, vai aprender bastante la com ctz!

    abrasssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  13. Fala Jony!
    Valeu cara, fiquei muito feliz com essa oportunidade de estágio! As dicas do pessoal já estão anotadas para os próximos trabalhos!

    Muito 0brigado, Rodrigo! Como a proposta era de um ônibus para 2014 fiquei com um pouco de receio de fazer algo muito futurista, mas vejo que eu poderia ter viajado mais (valeu pelo trocadilho, Jony hahaha)!

    Valeu mesmo Rodox! Estou bastante animado e espero aproveitar bastante o estágio pra aprender e evoluir sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. muito legaal o busão carlos!
    e legal essa proposta de copa 2014
    heein gostei da cor esverdeada na prancha e nos vidros, sei lá como se ele estivesse andano numa rodovia xeio de arvores ao redor, fiko beem legal
    haa e a parte superior toda envidraçada e faróis fikou show também!!!
    sobre alterações não vou dizer nada pois não manjo naaaaada de busãos!eheheh

    abraço e tudo de bom no estágio!!

    obs: O QUE É ''FACETADO''?!
    kk

    ResponderExcluir
  15. Valeu mesmo Chrys! Muito obrigado pelo comentário!
    Abraço!

    ResponderExcluir