quinta-feira, novembro 5

Unespianos invadindo a casa - George Kenji Monma, José Henrique Ronchi, Jorge Teivelis

Finalmente os Unespianos começaram invadir o BRoba, porque depois que o curso de Programção Visual e Projeto do Produto se transformaram em um só, fiquei muito preocupado com o futuro do design automotivo dentro da faculdade. Fico feliz de ver que o Plácido, o Osmar e por fora o Rodox, estão mantendo a brasa acesa por ai. Se levarem em conta os profissionais que estão no mercado de design automotivo que se formaram pela Unesp, vão entender a responsa que existe em representar o nome da facul. A galera nova tem que lutar para manter o respeito conquistado por esses caras. Sei que é dificil evoluir ai dentro devido a falta de aulas focadas no assunto, e é dificil ter grana para se manter em Bauru e fazer os cursos que rolam em Sampa, mas tem o curso do Rodox para quem quer começar a sketiar carros ou produtos e tem o BRoba para dar uma força. O importante é não desanimar e se juntar ao Placidão e ao Osmar para fortalecer novamente essa área dentro da facul. Já passou da hora de existir um curso ou aulas específicas ai dentro. Recebi o trabalho de 3 unespianos numa paulada só e decidi colocar tudo no mesmo post e aproveitar para passar essa mensagem de apoio para galerianha que tá lá dentro.



E ai galera, blz?! Meu nome é George Kenji Monma, tenho 22 anos e estou no terceiro ano do curso de Design de Produto da UNESP - Bauru. Primeiramente parabéns pelo blog. Já faz algum tempo que o acompanho e acho que já passou da hora de enviar algum material pra vcs avaliarem. Bom, comecei a desenhar carros ano passado, após fazer o curso com os caras da VW.
Enfim, estou enviando dois renderings. Ambos primeiramente com marker e BIC e dps com um tapa no photoshop. Estou enviando também um deles só com o rendering manual (não sei se facilita a avaliação).
É isso galera, destruam meus desenhos! hahahaha abs






E ai galera do broba! meu nome é José Henrique e finalmente criei coragem pra enviar meus sketches pro broba huauhauhauh! sou da unesp de bauru, faço di e estou no segundo semestre do curso... até 6 meses atrás nunca tinha desenhado um carro apesar de sempre ter gostado mto do assunto! foi ai que fiquei sabendo q o rodox estava dando um curso de sketch automotivo e resolvi fazer. apesar de pouco tempo evolui mto... mas estou longe de chegar no nivel de vcs ainda, por isso resolvi enviar sketches pra que me ajudem com dicas e comentários! esse primeiro post, é do ultimo sketch que fiz! comentem a vontade! valeu abraco! José Henrique Ronchi







Faala galera do BRoba! Meu nome é Jorge e estudo design na Unesp Bauru. Fui contaminado pelo "vírus" do design automotivo esse semestre! E desde então venho sketiando sempre que possível! haha Alguns amigos meus já faziam aulas com o Rodox no semestre passado e eu acabei me interessando e virei aluno dele nesse semestre também! Logo na primeira aula o RDX já comentou do BRoba e comecei a acompanhar o blog. Agora criei coragem e to mandando esses dois sketches ae! O primeiro sketch foi feito logo que comecei a desenhar carros nessas perspectivas , explorando esse tema das lanternas dentro de uma elipse. Já o segundo é uma representação de um antigo carro de F1, da BMW. Tava afim de sketiar uns carros de F1 faz tempo, fiquei juntando umas referências e esse aí foi o primeiro. Bom, por enquanto são só esse dois mesmo! haha. Críticas , dicas e observações são mais que bem vindas! Afinal, a intenção do post é justamente essa! Obrigado e abraço BRobras!


9 comentários:

  1. Galera da unesp sempre mandando bem! Parabéns e sejam mto bem-vindos!!
    George:
    Achei mto bons seus sketches, perspectiva, traço, proporção... só acho q vc tem q prestar atenção em algumas coisinhas como mostrar o outro lado da frente do carro (ela só nao aparece se a vista for mto lateral ou se a curvatura for MUITO acentuada). Nos desenhos renderizados em PS, eu senti falta de mais definição das linhas do carro.. uma dica q pode ajudar é colocar o sketch na camada acima de todas no modo multiply.. se for preciso, duplique essa camada pra aumentar o contraste das linhas... no skt sem PS ficou meio sem contraste, provavelmente isso aconteceu na hora de scanear... brinca com os Levels no photoshop q resolve.

    José:
    Pra quem começou a desenhar a 6 meses atrás está muito bom cara! parabéns!
    tome cuidado com as elipses das rodas e caixa de rodas, repare nos "buracos" das entradas de ar, detalhe melhor essas superfícies e entradas e repare na proporção, principalmente na distancia entre eixos e coluna A.

    Jorge:
    eu gosto de desenhos feitos só com a BIC e hachuras... parabéns!
    Porém, achei seus desenhos mto "técnicos", tente dar mais curvatura no teto e vidros dos carros, e menos curvatura na traseira por exmplo.. estude bem as proporções dos diferentes segmentos de carros pra definir melhor o q é um hatch, perua, esportivo, etc..
    Quanto ao F1 achei bem expressivo, só cuidado na hora de traçar as linhas de construção, que estão arqueadas. Se as linhas de construção estiverem tordas, o desenho todo ficará torto.

    acho q é isso.. obrigado pela confiança de vcs!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ae galera
    Kenji:
    eai meu irmao blza? curti seus sketchs e os do ps ficaram da hora!!!
    concordo com o Scatena em relação a mostrar o outro lado da frente do carro

    José:
    parece q o Rodox é um bom professor hehehe
    cara em 6 meses vc ta assim!!! vc ta evoluindo mto parabéns!!!
    só 1 coisa - tente dar mais atenção ao formato das rodas tente deixa-las menos tortas pq roda torta estraga o sketch (eu ainda passo por isso XD)

    e Jorge:
    curti o contraste q vc da no sketch
    mas tente dar mais curvatura nos seus carros especialmente no teto do 1° sketch

    Flow abrass
    - Mazzini

    ResponderExcluir
  3. Só alegria com este post Vitaum! vlw pela força!
    é muito bom ver a galerinha da unesp voltando aos montes! ainda tem muuuuito mais, mas ainda estao meio timidos...hehe
    Bom Kenji! como q tah?! tempo q nao troco ideia contigo! bom, gostei muito do seu estilo atual, do traço e das cores...concordo com o gustavo tbm, e outra....bora la fazer outra perspectiva? essa ae vc viciou nela, tenta fazer umas vistas um pouco mais aereas, e uns 3/4 caixa mais abertos, fica muito interessante tbm! mas ta mandadno muito bem!!! parabéns!
    Zé e jorge, agora aguenta os coments! tbm concordo com o Scatena e com o mazzini, mas vcs eu puxo a orelha no curso! gostei de ver!
    keep sketching!

    abrassssss a todos!

    ResponderExcluir
  4. La vou eu dar pitaco nos colegas...

    George- Desta vez discordo dos amigos Scatena e Mazzini, pq nao sinto q esse tipo d vista q vc escolheu necessite mostrar o outro lado, a nao ser um minimo detalhe....principalmente no 'azul' q tem um capo bastante ressaltado no centro. Neste link d um audi, da p sentir o q to querendo dizer:
    http://www.netcarshow.com/audi/2010-a5_sportback/800x600/wallpaper_3e.htm
    No geral, gostei mt dos sks, e concordo qto a definição d linhas, pois cometo mt esse erro..

    Jose Henrique- Concordo c os comentarios dos amigos, e acrescento q o background vermelho ficaria melhor se fosse terminado, e vc usaria camadas nos markers p dar efeito inacabado, mas dentro d uma figura geometrica; e os efeitos d brilho nos vidros ficaram meio confusos, pq estao sem continuidade....
    Mas o sketch ta mt bom e bem resolvido.

    Jorge- eu tb adoro fazer sks em bic, mas como os amigos ja disseram, no 1o nao da pra saber se eh um cupe, hatch, etc...a roda dianteira ta mt grande, e vc escolheu um angulo dificil d fazer perspectiva....no f1, mesmo sendo antigo, parece q ta mt largo!, e se vc traçar linhas verticais, vai ver q as rodas estao inclinadas p fora, qdo deveria ser exatamente o contrario....
    Mesmo usando bic, o ideal eh sempre traçar linhas principais no lapis, p servirem d guia, e depois vc apaga...mas aposto q vc ja 'caiu matando' direto c a bic ne???hehehehe

    Parabens aos 3 e continuem mandando mts sks aki pra nos!!!
    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo, valeu pelas dicas! Esse lance de mostrar ou não o outro lado da frente é sempre uma dúvida minha. O Jony, apesar de discordar um pouco de vcs, enviou um link onde a perspectiva está mto próxima ao dos meus sketches e aparece um pouco do outro lado, talvez é esse mínimo q esteja faltando. Em relação ao PS, as layers estao ao contrario do q vc recomendou hahaha. vou tentar fazer tdas essas dicas q vc passou. vlw


    Aee Mazzini, finalmente postei algo no BRoba hahaha. Vlw pelo comment!


    Grande Rodox! qto tempo msm! Cmg tá td certo, e contigo?! Pô vlw por comentar sobre meus sketches. Podexá, vou explorar novas perspectivas e em breve posto aqui (to um pouco viciado nesta perspectiva msm hahaha)
    Tô ligado q tá rolando um curso seu pra galera daqui de bauru. Vc precisa me falar onde e qdo q é pra qq dia eu passar lá pra gnt trocar uma idéia e vc me dar uns toques hahaha, pq pô, olha os sketches do José e do Jorge! Estão num nível mto bom em tão pouco tempo.


    Jony, valeu pela referencia e vou trabalhar nesse lance da definição de linhas.


    Valeu pelas criticas galera!
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  6. iae galera, grande prazer recebe-los aqui, eu tbm estava sentindo falta da galera mais nova da unesp, enfim, sejam bem vindos!

    Kenji, concordo com o que o pessoal já falou acima, acrescento dizendo que nas ilustrações feitas no PS vc pode utilizar a ferramenta caneta ou o lasso tool para fzer as demarcações dos highlights, sombras, reflexos, shape, etc. Isso vai dar uma consistência maior nas ilustrações, mas o sketches estão muito bons, parabéns!

    José, pelo jeito vc tá pegando bem as aulas do Rodox, para quem começou há 6 meses o nível está ótimo! Só atente para a perspectiva, repare como a linha do teto, da esquerda para a direita está subindo muito. Mas continue assim, vc está evoluindo em uma rapidez incrível.

    Jorge, fico feliz que o vírus esteja se propagando pela unesp hehe! Mas em relação aos sketches eu concordo com os comentários anteriores, acho tbm que vc poderia detalhar mais os para-lamas e não esquecer de colocar as linhas da porta, isso ajuda a entender melhor o volume do shape.

    É isso. Espero ver mais sketches e a evolução de vcs aqui!

    abço a todos!

    ResponderExcluir
  7. ND, a acressentar!
    Mui bom!!
    abs

    ResponderExcluir
  8. Ae Gustavo, valeu pelas críticas cara! Realmente preciso estudar um pouco mais os diferentes tipos de carro. Me atentar pras linhas de um hatch , esportivo, SUV, etc. Pra poder representá-los direito na hora dos sketchs. E as linhas do F1 ficaram arqueadas mesmo! Vou tentar melhorar tudo isso!

    Mazzini, o teto muito anguloso nao combinou co o resto do carro mesmo! Da próxima vou fazê-lo mais arredondado! Brigadão pelas dicas!

    Jony, tenho tido dificuldade com as elipses mesmo! as rodas tem ficado ou tortas ou muito "para fora" da caixa de roda! estrou treinando ainda! hehe.. E sim! já fui direto na bic mesmo com a dificuldade de fazer o traço de leve! vou usar mais linhas guias da próxima!

    Tanabe, esqueci copletamente das linhas das portas! huaha brigado pelo coment !

    Brigado pelas críticas galeera!
    abraçãoo!

    ResponderExcluir
  9. valeu amigos do broba!!
    gostei mto de todos os comentários! todos foram de grande valia para mim e já anotei para nao esquecer no proximo sketch! realmente, tenho certa dificuldade em acertar os arcos de rodas! mas to ficando mais atento com eles! vou ver se ja no proximo fds posto outro sketch obervando todos os detalhes que me falaram! mto obrigado mesmo!

    abraco!

    ResponderExcluir