terça-feira, novembro 17

Apanhando do Photoshop (PS) - Ronni Knorre

É galera, para quem tá começando a aprender Photoshop a barra é pesada. Principalmente para quem não tem noção nenhuma de ilustração com materiais artísticos como pastel com guache ou marker. O PS faz milagres, mas é necessário ter base para saber representar volumes, brilhos, sombras, reflexos porque ele é uma ferramenta. É como um pincel e uma lata de tinta digital ou um papel com Ctrl Z, mas o software não tem nenhum comando mágico que ilustra o desenho sozinho. No início parece ser bastante burocrático, mas depois que você pega o raciocínio e começa a usar os comandos de teclado, quem está do lado assintindo você ilustrar pensa que o software é mágico mesmo. O Ronni conta pra gente um pouquinho da experiência que ele tá vivendo com o PS.

Saudações amigos "BRobianos"! Depois de gastar muuuuita Chartpak, resolvi tomar coragem e encarar o photoshop. Sempre tive dificuldades em "entender" o software. Fiz o curso de rendering digital com o BOPE e o curso foi fantástico. porém no meu caso, nada de embalar...tinha muuuuuita dificuldade, nem eu entendia o porquê. O Sartori/ Peter/ Nelson me ajudaram pra caramba e eu,nada. Não conseguia entender todos aqueles comandos, e atalhos, e layers, e etc! Eu ficava deseperado vendo o pessoal da minha turma evoluir e eu não conseguia acompanhar.
Fiz até um curso de photoshop no Senai para tentar entender o software mas não é a mesma coisa que um curso de sketch. No Senai eles ensinam o "beabá" do uso das ferramentas...
Até que eu desisti de tentar e voltei às boas e velhas charts. Mas isso me intrigava... porque eu não conseguia?
O problema não era os cursos que eu fiz. O segredo é simplesmente a prática! Eu não costumava chegar em casa e praticar os exercício, nem ao menos tentar! Taí o problema! Então, quando resolvi encarar o ps de verdade, acho que consegui algum resultado satisfatório até o momento. A renderização ainda tá muito "dura", falta terminar as rodas e mais alguns detalhes ( aliás se alguém puder "pimpar" meu sketch e me dar mais algumas dicas, eu agradeço, he, he...). Bem, então é isso! O segredo é simplesmente a prática!
Abraço à todos!


11 comentários:

  1. Ae Ronni, muito bom, cara! Tava acompanhando essa ilustração lá pelo orkut.
    Curti muito as cores utilizadas e os highlights.
    Talvez eu daria um pouco de contraste no final pra escurecer um pouco os vidros.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. eu particularmente gostei do resultado final.
    acho que os mestres podem ajudar hehe
    abs

    ResponderExcluir
  3. e aí Ronni!
    Fiz o curso de rendering com vc, e vi o qt vc apanhava do PS... mas é assim mesmo... acho q photoshop é igual sketch, vc pega só no treino mesmo... deu pra ver q vc melhorou bastante! parabéns!
    Vou ver se faço um pimp pra apontar algumas coisinhas..
    continua treinando q, se vc pegar o photoshop igual vc pegou sketch, vai destruir!
    abração

    ResponderExcluir
  4. Valeu aeee galera! Com o mouse é um pouco chato renderizar...com a tablet deve ser show.

    ResponderExcluir
  5. Ronni, eu q sou um ZERO no ps, por conta das malditas layers, to achando q teus sks ficaram otimos! Fazer pimp soh se for p botar um pouco mais d contraste ou hilights....acho q tem otimos sks q nao precisam seguir um padrao d claro/escuro como este aki:
    http://www.netcarshow.com/skoda/2010-superb_combi/800x600/wallpaper_7d.htm

    Ai, fica ao gosto d cada um....
    Mas o q nao entendi direito (q burro, da zero p ele) eh q vc fez usando somente mouse? Sai correndo e compra logo uma tablet, qqr marca, q vc vai estraçalhar!!!!!!!
    Parabens,
    Jony.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ronni!

    Kra que tristeza é usar photoshop com um "MOUSE"!!
    Eu tenho um tablet, e não vivo sem ele. Facilita infinitamente o trabalho com o software... porém se esses renders foram feitos com o mouse, então vc está de parabéns!!, só acho que o desenho do carro é muito simples pra avaliar suas habilidades com render digital.

    Pega dicas com o Bruno Said, que está ARREPIANDO!! no render digital, olha o post em cima!
    Eu aprendi photoshop sozinho, depois de muuuita prática, no início desanimava, mas fui persistente e consegui, vc consegue também!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de pimpar o sketch com meus achismos :D. Abraço

    Bruno Said

    ResponderExcluir
  8. Valeu Bruno!
    acho q nao vou conseguir fazer um no momento...
    sbraço

    ResponderExcluir
  9. obrigado pessoal...esse sketch fiz "propositalmente" simples mesmo...pra treinar, reconheço que não saiu lá aquelas coisas, afinal esse é o meu primeiro sketch no ps e ainda to pegando o jeito da coisa, he, he...ainda bem que tem o Broba pra gente postar essas coisas, levar porrada e aprender. E pegando as dicas valiosas da galera a tendência é evoluir! Valeu!

    ResponderExcluir
  10. há...... tb apanho pro PS!!
    Ficou bem legal essa ilustra!!!
    Parabéns!! os caras ai vão te ajudar.....
    Abss

    ResponderExcluir
  11. Grande Ronni!!!
    te acompanho desde quando comçou a postar os skts no orkut!! cara fantástico como vc evolui!!! é um exemplo pra todos nos que sonhamos em seguir por esse caminho!! seja bem vindo e olho nas dicas do pessoal tenho toda certeza que vc vai arrebentar no digital tambem!!!
    Abração!!!!

    ResponderExcluir