segunda-feira, novembro 2

Se divertindo com a Ferrari - Jesuan Rodrigues Reis

O Jesuan passou as férias se divertindo com a Ferrari dele. Não, ele não tem uma Ferrari, mas teve que criar uma como trabalho de férias do curso de Transpotation Design em Turim. Uma mistura ousada de carros clássicos da marca com futurismo no estilo Daniel Simom. Um belo exercício de criação.

Ano passado, quando estava no começo do curso me passaram esse projeto para as ferias, isso mesmo, até nas férias a gente tem projeto para fazer, mas para ser algo tranquilo o briefing foi: "façam uma Ferrari e se divirtam!" sò isso. Bom, jà que era pra me divertir, por que nao? Eu estava estudando o estilo de alguns designers (ja que eu nao tinha nenhum) e resolvi fazer algo alla Daniel Simons (pra quem nao conhece vale a pena procurar). Hoje eu consertaria algumas coisas, mas ainda gosto bastante desse sketch. Foi todo feito à mao com làpis de cor e marcador (uso Copic) e em A2, inclusive fica as desculpas em relaçao a qualidade da imagem, perdi um pouco do contraste, mas to sem scanner, é uma foto e mesmo se tivesse A2 ia dar um pouco de trabalho, mas acho que ta valendo.
Parti da idéia que Ferrari sempre foi (e espero que continue sendo) um carro de corrida antes de tudo. O "cuore" de uma Ferrari é uma velocidade e resolvi fazer algo extremo para o futuro, velocidade e extremo = turbinas!! Usei um contraste forte entre passado e futuro. Os materiais, a turbina, os pneus largos, varios elementos remetem ao passado, mas a forma geral nao. E como transformar essa "coisa" em uma Ferrari? Fiz uma bela pesquisa, um elemento forte que encontrei foram os 3 buracos no capo da minha paixao 250 GTO, mas sempre achei a traseira dos esportivos italianos com uma identidade forte, minha conclusao foi as lanternas redondas e a curvatura bem suave de Ferraris, Alfas, Maseratis e etc. Acredito que mesmo sendo tao diferente se tirar o logo (e tacar um vermelho, claro) ainda assim da pra associar à marca. Organizar as turbinas com as rodas me deu uma bela dor de cabeça até conseguir chegar a soluçao de fazer 3 rodas e colocar uma turbina de cada lado, mas aì o que eu como eu abriria as portas? Dessa maneira aì! Resolvi mostrar. (e o piloto que se vire pra entrar hehe). A frente fiz muito baixa pois nao existe mais aquele volume enorme do motor e tinha que mostrar isso no design. Por ultimo, pensei tambem no desenho, para manter o contraste de passado e futuro fiz um desenho tranquilo, preto e branco (e tambem porque era e a tecnica que dominava melhor hehe, mas claro que nao falei isso na apresentaçao), resolvi acalmar esse monstro aì. E no final acho que acabou deixando o sketch mais convincente. O que eu mudaria hoje seria o volume dos para-lamas, nao estao bem definidos, a curvatura do teto (talvez) e o interior que nao caprichei muito. E quem sabe tacar um pouco de vermelho ai. Mas quero mais opinioes, depois vou parar pra dar um "up" nessa Ferrari. Por ultimo, quando resolverem fazer um sketch, se divirtam!! Abraço!


10 comentários:

  1. e aí Jesuan!
    legal esse conceito.. e legal tbm q vc tenha pesquisado bastante..
    quanto ao sketch.. eu achei que faltou um pouco de reflexo e contraste... achei o traço tbm mto "duro".
    na vista frontal, achei aquele Gap da frente (q passa por cima do bico e vai até a cx de rodas) mto sinuoso.. e a caixa de roda frontal aqui da frente talvez esteja fora da perspectiva...
    na vista traseira só fiquei com dúvida em como as 3 rodas são fixadas..
    mas volto a dizer, o conceito tá bem legal.. daria um ótimo broba contest!
    abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jesuan, a ideia eh mt boa e cheia d personalidade, os sks tb tem uma cara boa, mas....
    Como o Gustavo disse, tem alguns problemas e eu acrescento q na vista traseira as curvas da 'roda' estao distorcidas, e penso q o bico do carro tb deveria aparecer um pouco nessa vista.
    O q tb se destaca mt eh o volume das turbinas, q acho q poderiam ser menores e mais integradas ao corpo do carro, e tb nao entendi pq vc usou A2 q eh enorme e deve dificultar o sk....
    Acho q eh um projeto retro-futurista, pq os elementos agrupados dão um ar 'retro' tipo anos 50/60, mas eh interessante, eu pelo menos gosto mt.

    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  3. Viajooou!!!! muito bom jesuan!!! curti muito essa ideiaaa!!! a mulher do lado deu um toque especial no sketch!

    continue com essas viajens ae!!

    abrassssssss!

    ResponderExcluir
  4. LEGAL VEY!! Os caras ali em cima já disseram tudo!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Eh, mais nada à acrescentar! Acho muito legal essas viajadas!! Axei meio batmóvel! haahhaah
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, principalmente usando o Daniel Simon como referência. É meu livro de cabeceira rsrs. Você precisa tomar mais cuidado com a perspectiva das elipses, pois é onde o Simon costuma fazer com excelência, seja com os gabaritos ou à mão livre e faz qualquer sketch simples parecer uma obra de arte.

    Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pois é, o Gustavo e o Jony já comentaram sobre as principais pendências...
    Admito que fiquei meio encanado com a dica que o Arthur passou quanto à representação dos logotipos/logomarcas. O nome "Ferrari" torto, assim como o cavalinho chamam a atenção, isso pode ser melhorado. Entendo que desenhar numa A2 deve ser difícil, mas percebi alguns problemas de perspectiva que poderiam ser resolvidos.

    Mas de qualquer forma, parabéns pelo trampo, gostei da proposta!
    Abração Jesuan!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, eu particularmente gosto muito de carros bem conceituais, além de serem um exercício à criatividade, vc acaba esquecendo um pouco os problemas que envolvem a engenharia. Bom agora é só pegar as dicas da galera, mas continue assim, daqui a algum tempo vc vai poder chegar ao nível do Daniel Simon. Parabéns Jesuan, um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Valeu galera pelas dicas, ja to ajeitando aqui pra poder colocar no portfolio!

    Jony, o A2 nao foi escolha minha, alguns projetos eu tenho que apresentar nesse formato e até se acostumar é um belo trabalho. Na maioria das vezes desenho no A3, amplio e copio, mas ainda assim é um pouco dificil manter a qualidade da linha por exemplo e os erros aparecem mais facilmente. Mas é so coisa de escola mesmo, hoje temos Photoshop pra isso hehe. Por outro lado é muito bom pra soltar a mao, quando volto pro A3 ele fica pequeno... Ah, a lateral (que nao postei aqui) tive que fazer em A1. Haja paciencia e tempo, mas é legal ter o resultado depois!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Fala Jesuan!
    Muito legal mesmo vc criar conceitos bem viajados! O pessoal já deu as dicas pra vc melhorar ainda mais seus trampos! Parabéns pela idéia!
    Abraço.

    ResponderExcluir