segunda-feira, novembro 23

Apresentação de novos projetos - Carlos Toledo

Olá galera, ha um tempo atrás eu comentei sobre os trabalhos de conclusão de curso que poderiam ser expostos aqui no blog, assim como o Lauro fez com a Kimmera. Infelizmente não apareceu mais ninguém interessado em publicar TCC´s, porém surgiu uma novidade. O Carlos Toledo, aluno do curso de design da Unesp, está pedindo ajuda de todos vocês para colher opiniões que serão efetivamente usadas na apresentação do TCC dele. O TCC é ralacionado a APRESENTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS, e levando em conta a tradição da Unesp na campo automotivo, ele direcionou o projeto para essa área contando com a ajuda do Leandro Tomazati. Espero que todos se empenhem em dar uma ajuda ao Carlos, e gostaria de lembre-los que o espaço do blog fica aberto para quem mais tiver interesse em publicar trabalhos ou coletar informações que possam ajudar no desenvolvimento dos mesmos. Think BRoba!

...sou designer de produto mas meu TCC está mais voltado para a fase final da apresentação de novos projetos. Pensando na tradição que a Unesp tem nessa área direcionei o foco para projetos automobilísticos, motivado pela escassez de fontes para estudo e pesquisa dessa fase final de apresentação. O desenvolvimento foi feito com base no Concept Duo gentilmente cedido pelo Leandro Tomazati. São duas apresentações cada uma com 2 pranchas, além disso, será disponibilizado no relatório e no dia da apresentação todo o processo de criação na forma de tutorial. O Broba foi indicado pelo meu orientador, o professor Plácido, como um espaço onde eu poderia divulgar e medir a aceitação do público sobre o tipo de apresentação que estou propondo. Gostaria de postar as imagens dos sketchs cedidos pelo Leandro, as 4 pranchas desenvolvidas e abaixo um rápido passo a passo do processo. Os comentários, críticas e avaliações dos usuários do Blog serão inseridos no relatório e comentados no dia da apresentação do TCC.
Sobre o trabalho:
Aluno: Carlos Toledo
Orientador: Prof. Plácido Sketches cedidos por Leandro Tomazati.

IMPORTANTE: Um ponto importante para quem quiser avaliar, comentar e fazer sua críticas é que o objeto de estudo é a apresentação em si, e não o projeto do Concept Duo.

Agradeço desde já e aproveito para propor um post futuro com os tutorias completos de como chegar a tal resultado. Po enquanto é isso. Muito obrigado e fico à disposição para eventuais dúvidas. Att. Carlos Toledo.

Apresentação 1

Apresentação 2

Passo-a-Passo

17 comentários:

  1. Isaac Pereira Loureiro23 de novembro de 2009 às 17:06

    meldels do ceu...belissima apresentação...são trabalhos assim q me inspiram a cada dia...

    o passo a passo esta magnifico...alias rodos esrão...gostei do estilo "bolha" de vidro...

    eu prestei vestibular pra unesp..o resultado da 1ª fase só sai dia 30..torçam por mim pessoal...se eu passar..prometo q represento o broba lá na unesp em 2010!

    ps:desculpem eu andar meio desaparecido..sacoméné...estudando q nem cavalo..hahaha

    ResponderExcluir
  2. Isaac Pereira Loureiro23 de novembro de 2009 às 17:10

    Gostei da apresentação.Mostra bem a ideia de uso multiplo, como podemos ver o veiculo num ambiente urbano,numa estrada de terra e na neve.Muito interessante e agradavel.

    ResponderExcluir
  3. Opa!
    Legal a idéia de postar este tipo de trabalho aqui no blog, gosto mto dessa versatilidade..
    Acho q a qualidade gráfica do trabalho está mto boa, alto nível..
    Alguns pontos, porém, me deixaram meio confusos:
    - Acho q a primeira prancha da apresentação 1 tá ok, o q cria um ruído é o pneu liso na terra..
    - na prancha 2 da apresentação 1, achei que os carros fora da cidade, porém num piso asfaltado, não me passam a sensação de All-road, parecem que eles estão num estacionamento...
    - Na apresentação 2 gostei mto da prancha 1, porém o pneu me incomoda (denovo);
    - na prancha 2 da apresentação 2, acho que os mecânicos estão meio fora de contexto, tipo, no meio da neve, do nada, surgiram 2 mecanicos entende?
    Acho q é isso, talvez vc pudesse nos dizer qual era a mensagem que vc deveria passar com cada prancha, ou o conceito do carro pra que agnt possa avaliar melhor... se vc não disse propositalmente pra descobrir qual a msg q passa, aí blz..

    ResponderExcluir
  4. Muuuito fodaaaa Carloooooooo!!! vo ver o post com paciencia volto a comentar!!! e dia 2 neh! vamo la!!

    abrasssssssss!

    ResponderExcluir
  5. Altissimo nivel! Gostei mt da dinamica q passa p o observador, inclusive pq da impressão d q foram tiradas fotos, tipo snapshots, e captaram aqueles momentos exatos, nada mais....
    Concordo c Gustavo q faltou dar mais atençao aos pneus...mesmo no ambiente urbano, o carro eh futurista o suficiente p ganhar pneus c design d ranhuras, e poderiam ser diferenciadas p terra (mais relevo na borracha) e na neve (c as famosas correntes).
    Emfim, a apresentação ta incrivel e gostei tb do ar meio 'sombrio' q tem algumas pranchas.
    Parabens Carlos,

    abs
    Jony.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho o que falar, a apresentação está incrível, adorei o processo, mais uma aprendizagem
    o trabalho como um todo está incrível!
    Parabéns Carlos!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala Carlos, blz?

    Cara, sua apresetação está incrivelmente foda!!!

    As pranchas transmitem uma emoção sem igual a quem vê! Excelente!

    Não tenho nada a acrescentar, só fiquei curioso com uma coisa: qual software vc usou, além do Photoshop (pelos tutoriais, me parece que vc usou outro software na parte de ajustar a perspectiva do chão)? O carro vc renderizou no PS ou usou algum software 3D?

    Parabéns pelo trabalho Carlos! Humildemente tocando o terror! rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ae galera, valeu pelos comments até agora! O Gustavo tocou em um assunto importante...eu escrevi um monte de coisa e esqueci de falar pelo menos um pouco sobre as apresentações.

    É o seguinte, o Duo é um conceito que o Leandro criou que seria usado no cotidiano das grandes cidades mas no fim de semana vc pega uma praia, faz uma trilha e td mais. As duas primeiras pranchas ilustram (ou deveriam ilustrar) esse conceito. Nas duas últimas pranchas a intenção foi criar algo mais expressivo..até um pouco além da realidade (visto os mecânicos abastecendo) mas a idéia é essa mesmo, exagerar um pouco.

    O lance dos pneus foi bem observado, umas correntes e ranhuras iam deixar mais real. Se rolar um update eu envio pra verem como ficou. Isso é um dos pontos que eu abordei no TCC, a parte de detalhamento da peça. Quando a gente vai chegando a um resultado legal tende a diminuir o ritmo e as vezes passam uns detalhes..mas sempre tem algo que da pra melhorar. Eu mesmno quando olho ja quero mudar um monte de coisa, o problema é que acabava virando uma histórias sem fim..hauhauha..pelo menos pra mim é assim.

    O Rodrigo perguntou ali dos softwares. Illustrator e Photoshop...o esquema da perspectiva eu fiz no Illustrator com um retangulo cinza e umas linhas brancas, isso ajuda mto pra vc começara a enxergar a cena, profundidade e tals.

    Só voltando numa parada que o Jony falou sobre parecer com fotografias, foi isso que eu busquei, principalmente na primeira prancha de cada apresentação. Pra isso eu usei aqueles recortes do helicoptero, os paraquedisdas, a poeira, a neve caindo....pra dar a impressão que aquilo ali estava acontecendo mesmo.

    Bom acho que é isso...qualquer dúvida é só falar, a gente vai comentando..abraços.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo trabalho Carlos. GOstei muito do resultado final!
    A primeira cena me fez lembrar de alguns anúncios de revista dos carros da FIAT. Eu particularmente acho muito bom esse contraste e o uso de cores frias nos dois primeiros trabalhos. Vou até guardar como referência.

    E os dois últimos eu acho que faltou mais identificação com os carros de Rally. Que tal mais alguns adesivos, além do RedBull? Ou talvez alguma peça a mais no carro como algum kit aero ou antenas no teto. Sei lá, algo que remetesse aos carros de rally.
    De resto ficou show de bola. A neve, a névoa que vc colocou em volta das pessoas abastecendo...

    São só sugestões de gosto pessoal. Acho que o trabalho está demais!
    O que o Gustavo falou eu tb apoio.

    Quero ver o tutorial depois hein!

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Carlão Parabens Véio!
    Pela Qualidade das Pranchas,pelo resultado e pelo passo a passo, estão otimos
    Pra acrescentar concordo com o Tony, coloca mais uns 2 ou 3 pratocinadores no carro de rally que vai ficar mais animal ainda
    Abraço
    Dia 02 tamos ai!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns...

    Acho que você tem somente que retrabalhar os pneus, como o Gustavo ja observou.. altura da suspensão, para mim, está ok... seguinte; agora é coisa de gosto e de opinião minha, um carro para ser usado no cotidiano das grandes cidades mas no fim de semana vc pega uma praia, faz uma trilha e td mais, como vc citou ai em cima; para mim ( minha opinião ) essas aventuras são legais de serem feitas acompanhadas de alguém, entende? de uma "gata" ou de um "zequinha" no caso da proposta off, se a proposta do carro é de um ocupante, ai essas aventuras so serão legais se tiver outra pessoa com o mesmo carro como feito nas pranchas da cidade e da neve... acho que a proposta é muito boa, mas particularmente, partiria da ideia de levar duas pessoas.....
    e bota lama ai em vez de neve...rsrs
    com o meu jeep eu não vou pro meio do mato sozinho...rs rss hauhau
    brincadeiras a parte..
    parabéns pelo projeto
    abç

    Luiz Velasco
    www.designluizhvelasco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. so mais uma observação que eu deixei de citar;
    carro para um ocupante eu particularmente faria se fosse um carro para competição, que acho que não foi essa a proposta feita por vc....

    abrç

    ResponderExcluir
  13. Além dos comentários dos amigos acima que foram bem pertinentes, ficaria bem legal na apres.1 pran.2 talvez uma pessoa ao lado do carro para dar uma melhor noção de tamanho. Nessa mesma prancha, o sideview acho que deveria ficar um pouco mais para baixo (ou vice-versa) para sincronizar mais um pouco os 2 na perspectiva. O solo na apres.1 pran.1 também está com um pequeno problema de perspectiva. A qualidade das imagens está excelente e o céu com nuvens que usou na apresentação 1 é muito loko. Os granulados e as texturas também ficaram show no do gelo. Abraço

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. E aeeeee Carlãoooo..
    Taquipariu...As imagens ficaram MTO boas!..
    Qualidade gráfica incrível..
    Acredito que com mais alguns detalhes como alguns pontos de desfoque ou luz estourada sobre o veículo agregaria mais realismo as imagens.

    Parabenssssssss ae rapaz!..e boa sorte no TCC!

    Abrçsss!

    ResponderExcluir
  15. Caramba em Carlos IMPRECIONANTE!!! Como ja citaram esse tipo de trabalho é q nos motiva!!
    Fodástico mesmo!!
    Merecia um tuto especifico essas composições de cena!!!! sempre procurei essa texturas de terra asfalto ceu e nunca acho nada!!!! Alguem sabe de algum site de referencia???

    ResponderExcluir
  16. Grande Carlão....apavorando nos trampos......
    Vc está de parabéns, curti muito seu trabalho.
    Acho q para melhorar ainda mais o impacto das pranchas, na apresentação 2 vc poderia ter simulado uma pista de rally com umas bandeirinhas e delimitar mais a pista.
    Como já foi comentado aqui, simular o pneu específico de cada terreno tb seria interessante.
    Bom, é isso ae então.....
    Parabéns.
    Leandro Tomazati

    ResponderExcluir
  17. Galera obrigado à todos que comentaram! Estou na reta final para a apresenntação do TCC. Quando passar essa correria vou preparar um post mais completo sobre as técnicas usadas pra quem tiver interesse.

    João Kleber vai lá no CG Textures (www.cgtextures.com) faz o cadastro que tem mta textura mesmo!

    Valeu!

    ResponderExcluir