É galera, para quem tá começando a aprender Photoshop a barra é pesada. Principalmente para quem não tem noção nenhuma de ilustração com materiais artísticos como pastel com guache ou marker. O PS faz milagres, mas é necessário ter base para saber representar volumes, brilhos, sombras, reflexos porque ele é uma ferramenta. É como um pincel e uma lata de tinta digital ou um papel com Ctrl Z, mas o software não tem nenhum comando mágico que ilustra o desenho sozinho. No início parece ser bastante burocrático, mas depois que você pega o raciocínio e começa a usar os comandos de teclado, quem está do lado assintindo você ilustrar pensa que o software é mágico mesmo. O Ronni conta pra gente um pouquinho da experiência que ele tá vivendo com o PS.Saudações amigos "BRobianos"! Depois de gastar muuuuita Chartpak, resolvi tomar coragem e encarar o photoshop. Sempre tive dificuldades em "entender" o software. Fiz o curso de rendering digital com o BOPE e o curso foi fantástico. porém no meu caso, nada de embalar...tinha muuuuuita dificuldade, nem eu entendia o porquê. O Sartori/ Peter/ Nelson me ajudaram pra caramba e eu,nada. Não conseguia entender todos aqueles comandos, e atalhos, e layers, e etc! Eu ficava deseperado vendo o pessoal da minha turma evoluir e eu não conseguia acompanhar.
Fiz até um curso de photoshop no Senai para tentar entender o software mas não é a mesma coisa que um curso de sketch. No Senai eles ensinam o "beabá" do uso das ferramentas...
Até que eu desisti de tentar e voltei às boas e velhas charts. Mas isso me intrigava... porque eu não conseguia?
O problema não era os cursos que eu fiz. O segredo é simplesmente a prática! Eu não costumava chegar em casa e praticar os exercício, nem ao menos tentar! Taí o problema! Então, quando resolvi encarar o ps de verdade, acho que consegui algum resultado satisfatório até o momento. A renderização ainda tá muito "dura", falta terminar as rodas e mais alguns detalhes ( aliás se alguém puder "pimpar" meu sketch e me dar mais algumas dicas, eu agradeço, he, he...). Bem, então é isso! O segredo é simplesmente a prática!
Abraço à todos!