quinta-feira, dezembro 10

3D - Cesar Moureal

Vou aproveitar o gancho do César para falar um pouco dos softwares de modelagem virtual como Alias, 3D MAX, etc. Como sempre costumo dizer, tudo que escrevo aqui é baseado na minha opinião e experiência pessoal e totalmente aberto a discussão. O pessoal que tá começando no design, quando conhece os softwares 3D, acredita que descobriu o paraíso e não é bem assim. É o tipo de ferramenta que tem que ser usada com cautela, no momento certo, da maneira certa. Eu não aconselho ninguem a criar dentro do software porque estará limitado as ferramentas que o mesmo oferece e a experiência na utilização delas. Crie sempre em 2D, desenvolva seu sketch manual, aprenda a representar superfícies complexas numa folha de papel, deixe o 3D para etapa onde o design está congelado, ou seja, você já tem uma proposta selecionada em cima de sketch para orientar o desenvolvimento do produto.
O mais importante é não deixar que suas limitações em relação ao software 3D interfiram no design que foi definido no sketch, a não ser que você tenha criado uma superfície "escheriana". Quando digo "escheriana" quero dizer que você desenhou algo que é impossível de ser feito, nesse caso a modelagem será usada ao seu favor. Mas se você não consegue fazer um vinco que é essencial para seu design devido a sua limitação com o software, apresente a proposta em sketch com um bom PS e seja fiel ao seu design . Use o software 3D para evoluir sua proposta e não para empobrecer o seu design.

E a galera do Broba, to mandando ai um trabalho que já foi publicado no livro Super Rods, depois da publicação resolvi fazer a versão 3D- no Rhinoceros.
Cesar A. Moureal



6 comentários:

  1. E ai Cesar, atacando em todos os fronts!!!
    Concordo c td q o Victor observou, e na comparação, fico sempre c PS ou freehand mesmo...
    Como treinamento eh super valido, mas vc acaba abrindo mao d varios detalhes q ainda nao domina no 3d, mas isso ate vc pegar as manhas, e poder detonar.
    Pelo q sei, o importante mesmo eh somente aplicar o 3d qdo vc ja tem o projeto maduro e bem definido em outras midias, senao vc queima etapas e fica frustrado....

    Parabens pelo rod...lindo!
    abs

    ResponderExcluir
  2. PO Legal ver seu hot rod aqui cesar, esses dias eu tava folheando o livro e vi seu sketch la!
    Quanto ao 3d,, eu sinceramente curti ele muuito mais no sketch, por ser um hot rod, ele deve ser emocional, tem q passar a sensação de rebeldia, esportividade, nostalgia etc, e o sketch passa isso muito bem, no 3d ele perde um pouco da essencia, da emoção, renderings 3d são dificeis de bater um sketch, até hj vi pouquissimos q conseguiram superar um bom sketch freehand ou PS...mas se vc curte 3d continue, pq vc manja, vai aperfeiçoando suas tecnicas q ta no caminho!!

    grande abrasssss!

    ResponderExcluir
  3. Valeu galera, gosta sempre de ler os comentarios valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  4. legal , legal mesmo Cesar!
    eu nem me arrisco em 3D, malipenas mexo no PS kkkk
    percebi q tu curtiu bastante fazer os pneus,
    logo q vi lembrei mesmo de te-lo visto no livro superrods, mas é isso ae!
    E esperamos ver novos trampos seu aqui!

    abrass!

    ResponderExcluir
  5. LEGAL!!
    GOSTEI MAIS DO SKETCH TB!
    Eu tb nem me arrisco em 3d, num sei nem PS direito!!!kkkkkkk
    Parabéns!!
    Abss

    ResponderExcluir
  6. é isso aí vitão, concordo plenamente!
    Eu já tive minha fase 3D.. queria fazer td em 3D... desenhava qualquer porcariazinha e tentava passar pro 3D... resultado... num deu em nada! hahahaha
    como a maioria aqui.. eu tbm gostei mais do sketch do que no modelo digital... acho q vc tem q focar nessa parte manual!
    abração e parabéns

    ResponderExcluir