Galera, hoje estaremos dando início a uma série de posts sobre design de ônibus. É uma área interessante e pouco divulgado na comunidade de design de transportes. Eu sei disso porque trabalhei por cinco anos com design de ônibus e raramente ouvi falar algo a respeito. Não existe nenhum material sobre ônibus, pelo menos no Brasil eu desconheço, e os profissionais dessa área não tem o costume de divulgar seu trabalho. Surgiram algumas iniciativas com a publicação de sketches do pessoal da Busscar na série de livros do ABC do Rendering. Foi a primeira vez que vi o trabalho de profissionais de fora da empresa da qual eu trabalhava e fiquei encantado com os sketches do Marcelo Castilho, Hélio Queiroz e do Rafael Raulino.
Inspirados pelos sketches dessa galera, comecei a estimular o pessoal que trabalhava comigo a soltar a imaginação e criar uns ônibus concepts. Sairam sketches supreendentes, alguns dos quais vocês podem conferir nos primeiros post do BRoba, lá em agosto de 2008.
Nossa intenção é que esse seja o primeiro passo para estimular o pessoal de área a mostrar mais seu trabalho e obter mais reconhecimento da comunidade de design e também do mercado de trabalho. Transportation design não é só carro.
Para que todos conheçam mais dessa área do design, o Glademir Prestini nos cedeu algumas imagens com algumas etapas do processo de desenvolvimento de um modelo de carroceria no qual ele trabalhou na Mascarello em 2006. Segundo ele, este foi o primeiro ônibus urbano da categoria midi desenvolvido no Brasil.
Curtam ai e se interem mais do assunto, vale a pena.
Não se esqueçam, comentem e agradeçam ao Glademir pelo material
Valeu BRobas!
Confiram alguns sketches de ônibus em Posts anteriores:
http://broba.blogspot.com/2008/07/primeiro-big-broba-design-contest.html
http://broba.blogspot.com/2008/09/primeiro-broba-design-o-nibus-atmico.html
http://broba.blogspot.com/2008/08/modelando-em-clay-o-environ-parte-1.html
http://broba.blogspot.com/2009/02/novo-na-familia-glademir-prestini.html
http://broba.blogspot.com/2009/03/mais-busao-no-paredao-victor-samuel.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkr2Hb2zOFwdmb_b5gd9XWWRn8PxjXQRpGdEZ5dNKf8Ej-A3sEEE4AapW02Og67lq72LQdJvP2KTZbhd489hmby7zJnjhvqNNGMNADDAN4rhY-M7piBf-hmRCpimbENBNuzbZdmidpr7IL/s1600-h/busscar+jumbuss+12.jpg
http://broba.blogspot.com/2009/04/parece-que-gostou-do-paredao-renan.html
http://broba.blogspot.com/2009/03/broba-bombando-renan-socbzak.html
Bom pessoal, apenas pra completar um pouco o q o Vitao falou ... eu fiz uma sequencia de pranchas mostrando o processo de desenvolvimento aqui na empresa que trabalho a Mascarello.
ResponderExcluirO designer aqui na Mascarello é responsável por conceituar, modelar 3D, acompanhar a confeccao do modelo 1:1 e montagem das primeiras carrocerias prototipo.
fico no aguardo dos comnetarios do pessoal ... e fiquem a vontade para perguntar e saber mais sobre o mundo dos busoes ...
É uma área pouco falada mesmo. Ótima idéia de colocar aqui. Então vamos às perguntas:
ResponderExcluir1- Quais programas você utiliza na modelagem 3d e como é o processo do 3d para a modelagem?
2- Qual é a interferência da engenharia na parte frontal (por exemplo, abertura correta para o radiador)
3- É feito algum teste aerodinâmico?
4- Como é a aceitação (ou não) de propostas que saiam um pouco do padrão dos ônibus atuais? Sei que obviamente há muita limitação em vários aspectos, mas, por exemplo, tentar gerar uma proposta de um ônibus mais largo, com piso mais baixo e portas mais largas? Simplesmente não rola ou acham interessante, mas que não vale investir? Como é que se dá isso na empresa, já que os ônibus são montados sobre chassis de caminhões e dependem diretamente deles?
Depois pergunto mais rsrsr
Abraço
brunosaid.blogspot.com
Bruno, muito legal as questoes q vc colocou ... assim eu vou responder elas dentro do q eu vivi na Mascarello Onibus e na Busscar Onibus.
ResponderExcluir1- Aqui na Mascarello temos disponibilizado o Rhinoceros (pouco usado), e o Solid Works que é o mais usado, devido a interface com os projetistas de desenvolvimento. Outras empresas como Busscar, Marcopolo e Neobus eu sei q usam o ALIAS ... Qto ao processo de modelagem,no solid usamos algo como no rhino ou no Alias, desenhamos a vista frontal e lateral nocorel draw para a pegar proporcao usamos como referencia para modelar. As vezes pegamso algumas referencias do autocad para garantir dimensional.
2-cara o chassis motor dianteiro influencia muito o desenho frontal do carro. As montadoras, VW, MBB, scania e etc ... determinar a área minima de entrada de ar para radiador, e as vezes exigem mais uma abertura para captacao de ar frontal para o motor. A altura dos parabrisas eh determinado tbm para dar um bom angulo de visao ao motorista e permitir acesso frontal para manutensao do motor, por isso os parabrisas acabam ficando tao alto em relacao ao chao. Isso como vc comentou em outra pergunta é justamente pq usamos chassis de caminhoes adaptados, ja nos chassi motor traseiro ou central algumas dessas questoes ficam mais livres para trabalhar. Mas na maioria das vezes é trabalhado oprojeto da carroceria para servir para motor dianteiro e traseiro, alterando apenas a grade e parachoques para entradas de ar.
3- a unica empresa q eu conheco q fez teste aerodinamico na carroceria foi a Marcopolo no geracao 7, os novos rodoviarios lançados esse ano. A Mascarello Não faz teste aerodinamico e as outras encarrocadoras eu não tenho conhecimento.
4- Bruno vc tocou em um assunto bem complicado. Primeiramente o mercado de onibus no Brasil é extremamente conservador, tanto fabricantes quanto empresarios de onibus. Sempre existe algumas aberturas para novidades mas elas sempre estao muito proximas ao q ja existe em producao, algo q nao esbarre em normas. Vou dar alguns exemplos de novos conceitos para vc te ruma ideia ... a volare (minivan da marcopolo), qdo foi lancado nao havia legislacao para ela no Brasil, qdo o spectrum Midibus da neobus foi lancado nao havia nem legislacao nem chassis disponivel para ele no mercado brasileiro porem esse tipo de carroceria existe na europa a muito tempo.
Assim qto a aceitacao das emrpesas para essas novidades, depende muito da empresa, dos diretores, da gerencia, e do relacionamento do designer com essas pessoas, alem do momento, rpopostas inovadoras tem q ser apresentadas no momento certo para vc não correr o risco de ser ter a idéia ridicularisada. Uma coisa q ajudaria muito essas fatores seriam c existicem onibus conceitos, da mesma forma como é feito com automoveis ... mas a industria de onibus é muito imediatista ainda e até hoje nunca houvi falar que alguma tenha feito onibus conceitos.
é interessante essa sua pergunta pq eu justamente estava pensando a uns meses atras q com a vinda da copa poderiamos ter um onibus de 3m de largura piso baixo em corredores exclusivos para o transporte das pessoas ... assim como os onibus de aeroporto europeus ...
nao sei c fui bem claro ... mas to ai pra tirar mais duvidas ... o vitao , oleonel e opessoal q trabalha nas outras encarrocadoras podem ter opinioes bem diferentes axo q esse eh o momento ...
apenas para completar ... o design eh algo muito novo nas encarrocadoras ... o BDI q acredito ser o 1 primeiro departamento de design de encarrocadoras tem 10 anos ... na minha opiniao os designers das encarrocadoras tem q estar constantemente propondo novas solucoes para o transporte ... para alimentar aos poucos essas ideias nos diretores ... assim com o tempo e a oportunidade as coisas acabam acontecendo...
ResponderExcluirÓtimo post... e tem razão, transportation design não é só carro. Vai desde skate ou bicicleta até aeronave. Mas há variações tremendas de um tipo de produto pra outro. Diria que os objetos variam dos mais esculturais para os mais funcionais... por exemplo o automotivo é bem escultural, já um avião é bem funcional... mas o melhor de tudo é quando se unem ao máximo os dois mundos...
ResponderExcluirEm ônibus particularmente o que é mais difícil de fazer, interior ou exterior?
É isso ai galera, nos encham de perguntam, pois elas vão direcionar os assuntos dos próximos posts. Quanto mais vocês perguntarem, mais fácil fica para gente definir o assunto sobre o qual vamos discorrer.
ResponderExcluirEi Glade, tem muitos designers trabalhando ai com vc? Tem a área de color & Trim tb, igual aos automóveis?
ResponderExcluirAbraço!
Mais perguntas...
ResponderExcluirO que é "tendência" (não gosto muito de usar esse termo), o que é o futuro para os ônibus?
E mais, vejo muitos ônibus que buscam referências automotivas e esculturais nos painéis traseiro e dianteiro... e outros (aqui na Alemanha) que são caixotes... mas com uma estética e beleza muito próprias (MAN por ex.), o que vocês enxergam como melhor?
abraço
respondendo a pergunta do Tony, hoje aqui na mascarello somos em 2 designers ... eu e o vladimir que esta aqui na emrpesa desde a fundacao em 2002 ... e diferente da industria automotiva aqui nao é separado design de exterior/interior/color&trim ... ambos são responsáveis por todas essas áreas ... eu gostaria que ouvessem mais designers aqui ... acredito q haja espaco para pelo menos 4 designers sendo 1 color&trim e interior ...
ResponderExcluiré bem legal mesmo mostrar pro pessoal que o leque é mto grande! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirPergunta: Vc acha que atualmente já se pode perceber que o design influencia na venda de ônibus ou isso ainda não existe?
Pergunta 2: A customização de ônibus (para bandas, trailers, etc) é feita por vcs mesmos ou existem outras empresas especializadas neste serviço?
Abraços!
Rodrigo ... sua pergunta eh bem complicada de responder ... eu percebi q vc ta comentando dos onibus urbanos ai na alemanha ... existe uma grande diferenca entre europa e Brasil ...
ResponderExcluirEuropa = qualidade / Brasil = quantidade ...
apesar de serem uns caixotes os onibus urbanso europeus tem conceitos mais evouidos q os do brasil ... q ajudam na estetica ... eles sao motor traseiro, vidros colados, parabrisas inteiriicos, chapeamento sem perfil lateral, piso baixo para facilitar acesso, e um interior limpo com qualidade de conforto ... que acredito seguir algumas normas ... eu acredit o q isso acontece pq na europa existem muita concorrencia com metros, trens, metros de superficie ... e pelo nivel cultural ... no Brasil em 1998 a CAIO presentou o MILLENIUM (na minha minha opiniao o urbanomais bunito ja feito), q trasia justamente esse conceito europeu ... urbano de luxo ... logo a BUSSCAR e a Marcopolo lancaram o Urbanus Plus e o Viale para o mesmo seguimento, carros bem evoluidos com parabrisas e vigias envolventes, frente sbem caidas muito evoluidos esses carros, porém a segunda geracao de todos esses deu um passo para tras ou c manteve, o q demostra pouca aceitacao pelo mercado. Em 2002 a Marcopolo lancou o CITIMAX urbano baixo custo ... e virou febre no mercado e hoje esse modelo baixo custo eh campeao de venda em todas as encarrocadoras CAIO S22, MArcopolo Citimax, BUSSCAR Ecoss, Mascarello Via Midi, carros exclusivos para motorizacao dianteira.
Eh dificil definir as tendencias para onibus ... ateh pq c fa zmuito do mesmo sempre ... mas ha muita oportunidade para as emrpesas q estiverem verdadeiramente abertas para prever as pocibilidades.
quanto a ter desenhso proprios ou influenciados por automobilistica... aqui na mascarello a gente observa muito as tendencias automobilisticas de estetica ... e trabalhamos isso para evoluir as superficies aplicadas aos onibus ... porém cada categoria de onibus tem alguma caracteristica propria q precisa ser respeitada, e acredito q o ideal eh vc estar antenado no q acontece em tudo automobilistica, interiores, arquitetura ... e tentar tranformar isso em uma linguagem para o transporte par ao onibus.
po desculpem os erros de portugues ... nossa como eu escrevo mal
ResponderExcluirBom Gustavo ... o design nao é o primeiro fator na venda de um onibus na minha opiniao ainda ... mas ele tem boa influencia ... o onibus "bonito" pode nao garantir grandes vendas sozinho ... mas c o desenho tiver muita rejeicao no mercado certamente vai prejudicar as vendas ... um exemplo disso foi o COMIL Campeone de 2005 q ja passou por 2 face lift's ... e agora esta mais adequado ao mercado ... para o mercado de exportacao ele teve uma aceitacao enorme ... porem muita rejeicao no mercado Brasileiro o q prejudicou as intencoes de crescimento da empresa ... a Mascarello q eh a mais nova das encarrocadoras esta apenas a 6 anos no mercado se comparada a Busscar e marcopolo q tem 60 anos cada ... o design foi importante ... pois os primeiros clientes quando a empresa ainda era desconhecida e de qualidade de produto duvidosa (qualidade esta muito ligado a tradicao), muitos compravam mascarello porque era o mais bonitinho do mercado, o mais diferente ... Micro e Mini com farol da MBB sprinter ... lanterna do Astra, enquanto a concorrencia usava os farois redondos e lanternas redondas padrao ... isso ajudou muito nos pequenops clientes compras de 3 a 5 carros ... e deu destaque a empresa. sendo assim o design ajuda a vender onibus mas ele esta ligado aos outros fatores como manutencao, durabilidade, baixo peso, baixo consumo de combustivel, assistencia tecnica, financiamento, e tradicao e confiabilidade ... alem de outras coisas ... onibus tbm as questoes politicas ...
ResponderExcluirqto as personalizacoes ... podem ser feitas nas prorpias encarrocadoras ou em empresas terceirizadas depende de como o cliente deseja.
Vitao ... acredito q muitas dessas perguntas poderam ficar mais claras em outros post usando fotos para exemplificar ... n
ResponderExcluirGladiprestini, amigão, no que toca a onibus para bandas, a marcopolo tem algum algum design exclusivo para essa vertente? de forma a atender esse tipo de publico sou produtor de dupla sertaneja e tenho interesse estamos pensando em comprar um onibus para a dupla, olhamos o G7 1800 DD e o LD, sei que o preço gira em torno de 750mil gostaria de saber se existe algum tipo area da marcopolo para prestar esse tipo de serviço... obrigado
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