segunda-feira, agosto 17

Conterrâneo do BRoba- Joaquim Rodrigues Ferreira Neto

Galera, depois desse período de programação de aniversário vamos retormar a programação normal com os trabalhos do Joaquim, um conterrâneo do BRoba. Assim como vários de vocês que acompanham o blog, o Joaquim tá buscando se aprofundar em design automotivo, vamos dar uma força pra ele ai Galera, Go BRobas!
Quem tem medo não põe no BRoba!
Olá pessoal do Broba! Primeiramente deixem me apresentar, meu nome é Joaquim sou de Bauru, e esses dias atrás fui na Jalovi(livraria) perguntar se havia algum livro ou algo que ensinasse ou ao menos desse uma idéia sobre design automotivo e por coincidencia , um cara que fazia d.i. na UNESP e que trabalha lá me atendeu e disse que sabia de um blog justamente com esse tema , não me lembro o nome do atendente mas lembrei do endereço de internet que ele havia me falado
cheguei em casa , entrei no blog de vocês e comecei a fuçar , fucei em tudo , fiquei a tarde inteira vendo comentários , detalhes de sketches , faróis , rodas , a historia do Fernando Morita , o TCC com os estudos de proporções do Lauro , entre outras coisas
Gostaria de parabenizar todos vocês pelo blog , pelos trabalhos e desenhos
o blog de vocês está excelente , com muitas referencias , muitas idéias , dicas e sketches
também gostaria que vocês pudessem dar algumas dicas sobre luz e sombra nos carros , pois é uma das minhas dificuldades


vou deixar em anexo alguns dos desenhos meus para que comentem...ainda sou leigo no assunto más pretendo evoluir cada vez mais

Abraços a todos! e parabéns novamente!


Joaquim













5 comentários:

  1. Fala Joaquim, beleza? Sou o cara do post aí de cima! Tamu na mesma berlinda, cara! hahahahaa!

    Em primeiro lugar, quero te parabenizar pelo interesse e pela coragem. Não é tão fácil dar a cara à tapa e lidar com críticas. O importante, é saber que este é o lugar certo, pois as críticas visam apenas te ajudar à evoluir. Acho que sei um pouco do que você está passando, pois também estou nessa: muito interesse e vontade de aprender, mas dificuldade de encontrar conteúdos que realmente nos ensinem e nos apontem uma direção. Não sou nenhum profissional de design e muito menos expert no assunto, mas acho que posso apontar alguns itens que podem te ajudar:
    1. Proporção: Na minha concepção, é o mais importante do sketch. É através dela que você define o segmento e características do carro. Mas, como que chegamos à essa proporção? Pela roda (a roda do próprio carro)! Por exemplo: Um carro sedan tem um entre-eixos relativamente grande, por volta de 3 rodas, um carro um pouco menor, por volta de 2 rodas e meia, e por aí vai. Alguns estão com uma proporção até legal ( como os hot rods), mas outros não. o que mais me chamou a atenção para este detalhe foi a vista lateral do 4º desenho. Acertando a proporção, seu carro vai ficar muito mais equilibrado e parecido com a realidade.
    2. Perspectiva: Você tem uma boa noção de perspectiva e tem habilidade para variá-las bem. O que você tem q tomar cuidado é com as rodas (já me chamaram a atenção para este detalhe também, quando postei uns trabalhos aqui há um tempo atrás)elas estão meio tortas e algumas não acompanham a perspectiva.

    Copiar sketches ajuda muito (ficou muito bom, aliás), assim como a observação de veículos nas ruas e em revistas...

    Enfim...
    Preste bastante atenção na proporção em primeiro lugar, traçando as linhas básicas. Trace, retrace, vire a folha ao contrário, vire o verso e corrija, trace e retrace novamente, até acertar. Desenhe todo dia que você vai melhorar absurdamente! O caminho é esse! Espero não ter falado besteira e com certeza, virão outros caras mais gabaritados para te dar mais dicas valiosas com mais credibilidade! É só absorvê-las, aplicá-las e não parar nunca, cara! Volta mais vezes aqui mandando seus trabalhos para acompanhar-mos a evolução!
    Fica uma dica aqui de um outro blog que pode ajudá-lo: http://cardesignblog.wordpress.com/ .
    É isso...parabéns e acompanhe as dicas dos outros caras!!
    Um abraço!

    Rico Montrezol

    ResponderExcluir
  2. Olá Joaquim, aqui vão algumas dicas de desenho, você já tem boa noção de perspectiva mas precisa saber dosar melhor. Você tem usado perspectivas mto distorcidas no seus desenhos, isso atrapalha você na hora de construir seu sketch pq as proporções dos elementos ficam exageradas. No começo eu fazia como você e por várias vezes as pessoas me diziam pra começar copiando fotos, mas eu não dava ouvidos. Se tivesse seguido esse conselho eu teria evoluido mais rápido. Comece copiando a perspectiva das fotos, luz e sombra tmabém. Pegue a foto de um carro que seja próximo do que vc quer desenhar e copie a perspectiva prestando atenção nas proporções das rodas, caixas de roda, proporção dos faróis e das janelas, tudo tem q estar equilibrado. Acostume-se a fazer o overlay, ou seja, fazer o primeiro desenho e depois ir colocando outra folha por cima para desenhar novamente corrigindo o q não está legal. Faça isso até que você sinta que o desenho ficou legal. Jamais utilize borracha, nunca apague uma linha sequer, desenhe novamente quantas vezes for preciso. Essa é a única maneira de você evoluir seu traço e perceber seus erros.
    Para ilustrar comece copiando a iluminação das fotos tb, sempre procurando entender de onde vem a luz para vc saber quais as partes do carro ficarão claras e quais ficarão escuras. Com o tempo vc aprenderá simplificar as representações. Espero que essas dicas te ajudem no início.

    ResponderExcluir
  3. Bem Vindo Joaquim!

    cara, essas perspectivas que vc mandou são bem difíceis de fazer hein! Poutz! rsrsrs
    Tenta de início fazer as perspectivas com a visão do observador mais baixa. Como eu fiz no segundo sketch do Pace4, que foi o carro do último Broba Contest.
    E como o Vitão falou, começa a copiar as fotos ou coloca seu papel em cima das fotos pra pegar a posição das rodas, altura dos vidros e faróis e assim fazer um carro seu, alterando a forma e tamanho desses itens.

    Um site que tem muitas fotos ótimas é o www.netcarshow.com



    Abraço!
    Posta depois os seus sketches!

    ResponderExcluir
  4. Eae Joaquim!
    Eu ia falar justamente o q o Tony falou, comece por perspectivas mais simples de se fazer. Estas com 2 pontos de fuga são fáceis de se perder.
    Mas antes de qualquer perspectiva, defina a proporção do seu carro numa vista lateral plana, com ela vc terá boas noções de entre-eixos, altura de teto etc, além de entender os volumes do carro para jogar uma iluminação depois.
    O tal do overlay é obrigatório! compre 500 folhas de sulfite A3 e faça vários overlays do mesmo desenho!
    Acho q é isso!
    parabéns pela iniciativa! e keep sketching!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. PEssoal muito obrigado pelas dicas!
    eu comecei a desenhar no começo do ano....sou muito leigo no assunto ainda, por exemplo , não sabia que os overlays poderiam me ajudar , vou começar a aplicar!
    visitei os sites que voces me indicaram!
    esse que o Rico deixou tem muuito conteúdo já está no favoritos hehe
    tony brigadão pelas dicas o peace 4 é uma obra de arte veiu! PARABENS!!
    Gustavo , muito obrigado pelas dicas cara!vista lateral é uma coisa que eu tenho que treinar mais e é uma das minhas prioridades
    e Victor, muito obrigado pela oportunidade de doar um pedacinho do blog para os meus desenhos

    Agradeço a atençao de todos!
    e mandarei sempre meus sketch para escutar o que voces tenham a dizer
    abração a todos!

    ResponderExcluir