quarta-feira, agosto 26

Hockenheim Historic: Pra ver, ouvir e cheirar.

Galera, aproveitando o clima de pista que os esportivos do BRoba contest deixou, segue ai para vocês mais uma matéria da série sobre o mundo do automóvel no velho continente produzida pelo nosso grande colaborador Rodrigo Ciossani. Aproveitem!

Oi Pessoal,
Em Abril último participei do Hockenheim Historic (neste ano em memória a Jim Clark), um evento de 3 dias (sexta a domingo), na pequena vila de Hockenheim, na Alemanha. Fui numa excursão da Universidade.




Circuito de Hockenheim sendo devorado pelas máquinas antigas e palco da primeira vitória de Rubens Barrichello na F1, em 2000.

O evento se trata de uma recordação de competições automotivas do passado. Dividido em diversas categorias, os 3 dias abrangem todas as condições de corridas de época, em que os carros são originais, as equipes e os pilotos também, alguns já com 80 anos e pilotando. A idéia principal é realmente reviver momentos históricos para os fãs. Nada pode ser alterado - exceto das melhorias no circuito - em relação à mecânica, regras, carros e tecnologia.



Imagens da pista: Fórmula 1, Fórmula 3, Fórmula Renault, Turismo Gran e Antigo, Turismo 1 e 2, Protótipos Pro e B, LeMans, Copa Porsche...

Os pit-stops são feitos à moda antiga em todas as categorias. Em algumas como a Fórmula 3, há máquinas já de abastecimento automático de combustível. Mas em outras as antigas Turismo, ou Protótipo, ou Old Formula 1, a equipe sai correndo na área dos boxes com galões de gasolina, metanol ou mesmo água e sabão pra limpar os pára-brisas, em cenas hilárias para os dias de hoje.



O acesso livre aos boxes proporciona “participar” junto com equipes e pilotos e sentir a tensão dos bastidores

Não preciso dizer que para quem gosta de carro a diversão é garantida. E também possível circular livremente dentro dos boxes... acompanhar toda a preparação e toda a tensão para os pilotos da velha guarda, os quais tenho certeza que devem esperar um ano inteiro por aquele momento. Os carros competem de verdade, dividem curvas, saem da pista, brigam entre si, mas uma única regra é alterada, tudo que possa danificar as belas máquinas originais é vetado.


Registros dos momentos de troca de piloto e reabastecimento. Repare bem em toda a cena da imagem central...

O que isso tem a ver com design? Bom, a princípio é interessante ver a evolução dos INTERIORES dos carros de corridas, nem tanto em termos estéticos, mas em visualização e manuseio de comandos e informações, bem como posição de pilotagem, tudo com um único fim – melhorar performance do piloto e da máquina. Além é claro de notar o estilo resultante dos estudos de aerodinâmica, a evolução de asas e saias, entradas de ar, pneus e rodas, pára-brisas.

Li que estavam planejando algo similar no autódromo de Interlagos em São Paulo este ano, mas que foi cancelado por falta de patrocinadores. É uma pena. É o tipo de contato próximo que pra nós designers faz lembrar que a relação nossa com os carros vai além do visual, mas também do pilotar ou dirigir, do sentir o cheiro dos materiais e ouvir a máquina em operação.

Não consigo esquecer o som dos motores dos Porsche Carrera duelando com as BMW M1 de turismo no final da reta dos boxes.

Hockenheim Historic: Hockenheimring, Hockenheim (Alemanha) ou http://www.hockenheim-historic.de/

Obrigado pela leitura.


Grande abraço e comentem à vontade.


Rodrigo Ciossani


rodrigodvc@gmail.com


drigodvc.blogspot.com

10 comentários:

  1. Ow Vitão.. valeu o post..
    mas tá faltando foto (!)... principalmente a do pitstop...rsrsrs... não esquece.
    Abraço!

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  2. Fala Rodrigão!
    Cara, na verdade eu não esqueci, é que existe um problema de compatibilidade do Word com o editor de texto do blog que passa tudo pra html. Na hora da conversão surgem várias falhas que não aparecem no Firefox ( navegador que eu uso), no qual fica tudo correto. Quando abro no Internet Explorer surgem os problemas, repare que quando está com problemas a fonte fica em azul ou magenta, não sei exatamente onde e porque isso ocorre. Enfim, para voltar a funcionar eu tenho que passar o texto a limpo, assim as imagens voltam a abrir e o texto volta a cor original do blog. Coisas do tio Bill.

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  3. Agora sim... eu também tive alguns problemas assim no meu blog... tá perdoado! :))

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  4. Agora falando do conteúdo do texto...
    Eu imagino que todo designer que frequenta este blog seja doente po automobilismo e faria qualquer coisa para viver essa experiência.
    Ter a possibilidade de observar de perto essas máquinas deve ser extremamente inspirador. Observar a evolução das superfíes na busca da melhor aerodinâmica, os volumes, as proporções, tudo no mesmo dia. Deve ser bem encantador para um apaixonado por carros.
    Obrigado por compartilhar essas experiências com a gente e alimentar nossos sonhos.

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  5. Torço de verdade pra que ano que vem consigam organizar o evento no Brasil... como você disse, é experiência e tem muita coisa que as imagens não dizem... o mais legal é ver as pessoas por lá e sua relação com os bólidos...

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  6. Que fod@ Rodrigo!
    Poisé, aqui nao deu certo da primeira vez, mas vamos ver se ano que vem sai e eu vou nessa parada.

    Parabéns pela reportagem!

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  7. Poohh, muito loco!
    Experiência indescritível vivenciar isso tudo, pelo menos pra mim rsrs!

    Falando em Design na pista, em meio a tantos GTs e fórmulas eu sempre volto minha atenção para os carros de turismos, primcipalmente quando existe um "atrevimento". Lembro-me que em 1996 ou 1995 (se não me engano) a Volvo inscreveu Duas Station Wagon em meio a um exército de Sedans fords, Vauxhalls, BMWs, Alfas, Renaults e outros tantos no Campeonato Britânico de Turismo. Aquilo me chamou tanto a atenção que comecei a perceber essa vocação que o estilo de um carro pode lhe dar quando inserido nesse ambiente. No caso destas Volvos SW (não me lembro o modelo) era puro atrevimento pois seu design era pouco inspirador neste sentido. Hoje fico pensando como é legal trabalhar esta ATITUDE no design de um carro de rua, e no dia que vc ve esse modelo num Track Day parece que aquele carro de passeio está no seu habitat natural rsrs!

    No Brasil o Campeonato Gaucho de marcas e pilotos mostra uns celtinhas se "metendo" a esportivo em meio a unos, gols e corsas.. e por ai vai.. já é o bastante pra eu me divertir rss!

    Com essas imagens todas ai e este clima da até vontade de marcar um KART DAY BROBA!! Já pensou??

    Sonhar não custa nada né rsrs!

    Abração e Parabéns Rodrigo e Vitão!

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  8. Nossa... animal Ciossani!! Agora só falta vc aparecer no festival de Goodwood.... :o

    Abraço!

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  9. Cara...isso que o Rodrigo disse sobre a evolução do interior...
    é mt evidente...
    quando fui no museu da Mercedez e da Porsche, eu vi a diferença nos interiores...materiais e peso...isso é fundamental em um carro de corrida...e se tiver no Brasil...vamos!!!!

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