segunda-feira, agosto 31

Quer elogio? Mostra o sketch para sua mãe!

Vamos começar a semana com os trabalhos de uma galera nova que tá chegando no BRoba e gostaria de pedir que o pessoal que tem acompanhado o blog participe mais comentando os trabalhos. Os sketches não estão ai só para serem copiados, quem posta o trabalho quer ter uma noção de qual aspecto do sketch ou do design ele tem que dar mais atenção para trabalhar em cima e evoluir. Quem quer receber só elogio mostra o sketch para mãe!

Imagine essa situação, muitos de vocês passaram por algo parecido. Você chega com um sketch de side view na mão e mostra para sua mãe:

Sua mãe: Nossa filho, que desenho bonito, colorido né? O que é? Você usou aquela canetinha cara para fazer?
Vc: Mãe, isso é um carro e sim, eu usei as "canetinhas" caras.
Sua mãe: Nossa filho, muito bonito, tá MODERNO! Parece com as naves daqueles filmes espaciais que passa na TV! (se referindo a Star Wars) Por que você não manda para uma empresa para eles usarem sua idéia?
Vc: Pô mãe, valeu, mas isso é um Hot Rod inspirado nos carros da década de 30.

É galera, aqui o pessoal tem que pegar no pé, ser criterioso. E tem outra questão, isso aqui é um blog de design e não só de sketch, então vamos discutir a qualidade do design também. Mesmo o pessoal mais inexperiente consegue avaliar alguns aspectos do sketch e do design, então vamos lá pessoal, não tem desculpa. Quero ver geral mandando comments nos trabalhos, detonando, elogiando, seja lá o que for.
E para abrir vou começar com um cara que tem um futuro promissor, é o Isaac Pereira Loureiro. O cara tem 18 anos, tá terminando o ensino médio mas já tá mandando bem nos sketches. Melhor que muito designer. Ele se sentiu desafiado pela frase " Quem tem medo não põe no BRoba" e decidiu mandar os sketches para vocês detonarem. Segue ai os sketches do garoto.


Olá meu nome é Isaac Pereira Loureiro..tenho 18 anos...estou no 3º ano do ensino médio...sou de são paulo-SP e estudo na ETEC Guaracy Silveira......e acompanho o broba a pouco tempo , cerca de uns 3 meses....mas nunca havia lido a frase "tem tem medo não posta no broba"...me senti desafiado..hahaha..ai decidi mandar algusn sketches rápidos a lápis 2B e umas tentativas de render no Photoshop..haha...










10 comentários:

  1. Olá Isaac!! Kra eu curti muuito seus sketches, vc está no caminho certo, realmente!! Na minha opinião vc se encontra no padrão certo, do Sketch e do Design Automobilístico. Quanto à render no photoshop, a dica que eu tenho é que vc arrume um tablet, facilita muito o trabalho e te ajuda a aprender técnicas mais rapidamente. Umas observação também com relação ao Sketch, as linhas gerais do carro não estão respeitando o desenho dos faróis, vc deve fazer uma longa estrada com as linhas do carro, passando pela lateral e terminando no farol ou em algumas linhas do parachoque, se não entendeu entre em contato comigo! Blz. Outra coisa, as bordas dos vidros estão quase todos fazendo ângulos retos, vc deve suaviza-los melhor, ou deixa-los arredondados conforme o desenho do seu modelo.

    Espero ter ajudado! Mas vc está de Parabéns!!, vc encontrou técnicas que eu ainda não achei.
    VAMO QUE VAMO!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das frases de efeito. Quando recomecei a desenhar carros (por volta de 2004, 2005 - já na faculdade de design) não tinha referencial nenhum. Sabia do concurso da VW, via algumas coisas na internet, mas nunca tinha ninguém pra me dar um "puxão de orelha", tinha que ir aprendendo "na porrada", errando e acertando e por ai vai.

    Então, pra quem tá começando a desenhar carros (eu me incluo nesse grupo) o blog é um dos pontos de encontro com caras mais experientes e profissionais, que às vezes em meia dúzia de palavras podem mudar sua qualidade em sketch da água para o vinho. Aproveitemos o espaço!

    Quanto ao trabalho do Isaac, achei bom e tem futuro. Começar a pensar no carro como uma escultura (isso não é fácil)é importante, imagine como as superfícies recebem sombra e luz e tal. Tente "explicar" superfícies mesmo com lápis... além de desenhar as linhas de contorno, comece a treinar ilustrando e preenchendo o desenho...

    Quanto ao design acho que o processo "normal" de entrar pra uma faculdade de design (e também cursos de sketch, etc...) e estudar e treinar, criar repertório (não só automotivo) vai lapidando o olhar e o pensar. Isso leva tempo e é assim mesmo Isaac, não se preocupe. Quando a queremos muito e trabalhos pra isso chegamos lá.

    Esta é a minha opinião, apesar da pouca experiência que tenho. Boa sorte e se precisar o blog esta aí!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Isaac... Os caras aí de cima já falaram tudo! A melhora é realmente com a prática e com o tempo, além disso, seguindo as dicas dos caras aí de cima já ajuda bastante! Faz um curso de Sketch assim que possível...vc tá num nível excelente! Parabéns e keep sketching...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. eu estou começando também... gostei muito dos traços..
    tenho uma duvida... utilizou mto overlay para chegar nesses traços? era uma idéia que eu tinha que o desenho já tinha que sair limpinho assim rs*
    abs

    ResponderExcluir
  5. Caramba, 18 anos e já tá assim...
    Parabéns cara, mto bons os sketches!
    Acho q vc se sai melhor no papel do q no photoshop, pra mim os melhores sketches aí de cima são os do "Cross UP".
    As perspectivas tbm estão mto boas...
    acho q dá pra dar uma lapidada no traço só, deixar mais soltos, principalmente na caixa de rodas (eu apanho delas até hj)...
    A questão das janelas que disseram aí em cima tbm concordo, tenta tbm observar mais as linhas que tendem a ser paralelas, como a da coluna A...
    acho q é isso.. parabéns denovo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Vc tá bem na foto hein Isaac! Não para não de praticar que vc tá no caminho mais que certo!

    Os melhores realmente foram os do Cross UP. Vc representou bem as superficies. A proporção está bom. O traço está em legal.
    Como o Nei falou, é bom arrendodar pelo menos p encontro do teto com a coluna A. A grande maioria dos carros tem essa parte arredondada. Por mais reto que pareça, sempre tem uma curvatura.

    Parabéns cara! Manda mais sketches!

    ResponderExcluir
  7. Bem Vindo Isaac!
    Véio, além de concordar com tudo que os colegas ai a ima ja diseram eu acrescento que, a sua roorção e o volume geral são bem legais,e como da pra ver que por enquanto, vc "tem mais domínio na mão do que no mouse" eu sugiro que vc exlore mais essa vertente, pra depois só ter que dar 1 interferencia mínima com o PS
    Abrazz

    ResponderExcluir
  8. Orra! chegou mandando bem rapaz! concordo com os rapazes ae de cima, ciossa disse tdo quanto a trajetoria da maioria q curte essa area...concurso da vw...eh assim mmo...
    O sactena tbm disse bem...vc manda muito nos sketchs a mão, mas continua praticando os dois, PS e sketch a mão...sempre!
    vc é novo ainda, tem muito chão por aí e ja começou bem!!! Boa sorte ae na sua caminhada!

    abrassssssss!

    ResponderExcluir
  9. Nossa... quando estiver terminando a facul vai dar até medo desse jeito.. hehe
    Assino embaixo dos comentários acima... vc tem um grande futuro na área!
    Espero continuar acompanhando sua evolução aqui pelo broba...

    Abraço e bem-vindo ao broba!

    ResponderExcluir
  10. opa..vlw pessoal..tenham certeza..eu seguirei a risca todas as dicas..e obrigado pelos toques/criticas/elogios/etc....agora q eu vicoei no broba...mais sketches virão...voua dquirir uns makers novos e ilustar esses ai..=)...respondendo a perguntas...eu não fiz overlay..mas passei a limpo uma ideia q colokei junto ao cabeçario de uma lição de português..hahaha...abrass..e vlw a todos

    ResponderExcluir