"Olá Brobas,
Envio aqui meu TCC de Design da Mobilidade na FAAP - Turma 4
Trata-se de um Concept Taxi Cab, para até 6 passageiros.
Tentei qubrar o paradigma do motorista sentado à direita, colocando-o em posição central, bem avançada.
Deixei que isso influenciasse os volumes do carro propositalmente, para quebrar o paradigma também em termos de shape e valorizar esse feature.
Envio também fotos do meu modelo em Clay, que modelei, pintei e dei todos acabamentos.
Criticas e sugestões são bem vindas!
Grande abraço,
Ivo Lajner."
Envio aqui meu TCC de Design da Mobilidade na FAAP - Turma 4
Trata-se de um Concept Taxi Cab, para até 6 passageiros.
Tentei qubrar o paradigma do motorista sentado à direita, colocando-o em posição central, bem avançada.
Deixei que isso influenciasse os volumes do carro propositalmente, para quebrar o paradigma também em termos de shape e valorizar esse feature.
Envio também fotos do meu modelo em Clay, que modelei, pintei e dei todos acabamentos.
Criticas e sugestões são bem vindas!
Grande abraço,
Ivo Lajner."
Fala Ivo, blz?
ResponderExcluirCurti seu carro, achei que ficou bonito e tem um package interessante. Ele é grande mas tem uma expressão de movimento, gostei.
Acho que talvez as portas tradicionais teriam que ser repensadas, pelo sideview parece que o banco do motorista ta um pouco inacessível.
Muito bom o trabalho. Talvez fosse interessante explicar algum sistema que sempre deixa o taxi com o máximo de pessoas possível. Pessoas com o mesmo destino pegariam o mesmo taxi e coisas do tipo...falar um pouco mais do environment
ResponderExcluirTb gostei logo d cara, acho original e cumpre o q promete no board e texto, meus unicos senoes sao: como o Alan observou, o acesso ao bco do motorista parece dificil, e o q seria a coluna A, poderia ter sido jogado mais a frente, ajudando no acesso e dando outra soluçao ao design q me pareceu meio confuso nessa parte.
ResponderExcluirMas o projeto eh mt bom, e a prancha ta lindona e bem feita...parabens!
Pessoal, obrigado pelos elogios e pelas críticas.
ResponderExcluirDe fato eu poderia ter jogado a coluna A mais para frente para facilitar a entrada do motorista, no entanto isso fatalmente acabaria transformando o carro numa Van e não valorizaria o que ele tem de diferente, a posição central de dirigir, o que eu não queria de jeito nenhum! Uma das fortes idéias que guiaram o projeto foi de ter um carro extremamente espaçoso, não maior do que uma Zafira, no entanto que não caísse na classe e volume de uma Van, o que daria uma cara de carro funcional, de serviço. Concluí que os taxistas gostam de carros ágeis, com boa dinâmica, sem cara de carro de "papai" ou de família, o que os fazem muitas vezes abrir mão do espaço de uma Zafira ou Meriva, para adquirir um sedan ou hatch de mesmo preço ou mais caro. A compra de um carro para taxi é sim emocional, tanto é que vemos muitos modelos equipados com itens supérfulos para o ofício em si, além de existir uma cultura de personalização do taxi, inclusive com ítens contra-producentes, como rodas bem grandes e etc., principalmente aqui em São Paulo. Nesse sentido, um banco deslizante resolveria bem o problema de um motorista que chega a ficar horas sem entrar ou sair do carro no dia-a-dia, para não sacrificar um shape mais dinâmico e esportivo. Como benefícios ele tem uma posição simétrica de diração, e está no centro de todos os comandos do painel, com um espaço dedicado à ele e etc.
Abraço!
Profissional! muito foda, modelo e sketches! parabéns Ivo
ResponderExcluirÓtimo trabalho! Show de bola o board e o modelo!
ResponderExcluirAchei muito interessante o comentário do Said sobre o environment. Esse tipo de preocupação enriquece o trabalho!
Parabéns, Ivo!
Abraço!
Fala, Ivo acompanhei de perto a apresentação do seu TCC, e com certeza pra mim foi o que mais me agradou, por acreditar que a idéia de transporte inovador foi levado em consideração em todos os quesitos do projeto. A sua defesa em relação ao projeto também foi bem feita e assim como a do Wagner ficou fácil entender todo o projeto..Estão de parabéns...Desejo sucesso para todos que participaram da turma e ano que vem eu pretendo fazer o curso também...Abrs
ResponderExcluirFábio Gomes
Pessoal,
ResponderExcluirquero falar um grande obrigado por todos os comentários, elogios e críticas.
Gostaria de dividir aqui com os brobas, principalmente com os menos experientes, que uma das maiores dificuldades para um designer é definir seu carro no modelo em clay, pois é o momento que a idéia deixa de ser uma fantasia para começar a virar realidade. No entanto é um momento sensacional, pois com essas dificuldades vêm o amadurecimento, aprendizado enorme, tanto sobre shape em si, quanto sobre a profissão como um todo, em questões como a relação de qualidade X tempo, objetivos, foco e etc.
Por isso a importância da vivência do modelo 3D e mais ainda do modelo em clay, que está de fato diante de nossos olhos, muito próximo da realidade.
Um grande abraço!