segunda-feira, dezembro 27

Audi MCS- TCC Renato Bondioli

"
Olá Brobers...

Faz um bom tempo que não envio nada pra cá, estava bastante enrolado exatamente com este projeto.

Pra quem não me conhece, meu nome é Renato Bondioli, designer da Alpargatas, formado em desenho industrial no Mackenzie e me formei não faz muito tempo no curso de Extensão em Design da Mobilidade na FAAP, e este foi o meu TCC.


O projeto é uma motocicleta conceitual para a Audi, cenário do filme "Eu, Robô" inspirado no Audi RSQ desenvolvido para o longa.

Escolhi o filme pois além de já ter um veículo da marca desenvolvido para o mesmo, o cenário trata o futuro de 2035 de uma forma não muito diferente da nossa a não ser pela tecnologia do ano. Detectei também que no filme não há motocicletas referentes ao ano em que se desenrola.

Com isso, resolvi estudar muito sobre o DNA da marca, e o que inspira o seu Design para poder criar uma motocicleta com identidade Audi.

O desafio maior deste projeto foi trazer a identidade da marca a um nicho de produto que não existe na marca e ao mesmo tempo dar uma identidade própria a ele, para que o projeto não se resumisse apenas a "achatar" um carro Audi e colocar a sua grade para dizer que tem o DNA da marca.

O projeto se resume em duas peças: a carenagem, que vai em volta do condutor, dando uma pseudo proteção a ele, o auxiliando na aerodinâmica e onde se encontra todos os aparatos tecnológicos, como painel e guidão, e a abertura é em forma de canivete.
A parte de baixo, é onde o condutor se senta e onde há o extersamento na roda traseira, motor elétrico na roda dianteira.

Não me preocupei muito com funcionalidades e engenharia, pois o projeto tem caráter conceitual para um futuro não muito distante.

O seu design foi inspirado em um velocista no momento da largada, no "isprint" que definiu todo o peso e tensões de linhas, para que a moto parecesse estar em movimento e o seu visual não ficasse estático.


É isso ai designers. Grande abraço a todos, e espero que gostem.
Qualquer dúvida entrem em contato e deixem comentários.

P.S. Criei um blog também





Renato de Araujo Jabur Bondioli
(55 11) 6710-3655"
 





 

5 comentários:

  1. Grande Renato!
    Bom, tanto do meu humilde onto de vista profissional, como do meu ponto de vista de fã do motocilismoa eu acho que vc fez um P#t@ trabalho legal, eu acreito muito que o Brasil ainda tem muita a exelorar no design das motos já que é ummecado em expansão constante.
    o Sahpe da moto ta muito bacana,no board que tem o atleta arrancando, da pra ver muito bem as linhas que guiaram seu design!
    Queria ver esse modelo ao vivo pra apreciar mais:), alias qual é a escala dele mesmo?
    Parabens e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. NOOOSSAA!

    Belo trabalho rapaz..curti muito a ideia,e o conceito q vc usou para ela,toda a ambientação,o lance do filme etc..

    O shape ta muito legal,e realmente,vc deve ter estudado a exaustão oque inspira a udi em seu design,pois de cara pode-se notar..é um Audi que se ve ai...eu tbm quando arrisco a fazer motos,uso sempre a posição do piloto,como ponto de partida pras linhas da moto,curti de vdd..inspiration for me

    Sou chato(como a amioria aki...)e tenho um ponto a observar,o grande erro de designers de carros,ao projetar uma moto,é que eles pensam sempre em linhas fluidas,continuas,etc..como num carro..onde as linhas que dizem "sou veloz" são sempre pra trás,fluidas etc tapando tudo que puder....numa moto a hist muda um poko.Observe que super motos,as vezes,mesmo sem necessidade,deixam a mostra partes mecanicas,partes do motor,mecanismos da transmisão etc..isso passa de certa forma a mensagem "sou complexo..sou uma puta maquina"..

    este é o unico ponto que observo..se tivesse uma fenda ali..mesmo q um visor talz..mostrando algo dentro dela...isso a deixaria mais "nervosa"..

    mas..nda que comprometa (ao meu ver) o design da moto

    resumindo logo:

    TA MUITO FODA CARA!PARABÉNS HAHAHA

    ABRASS A TODOS!

    ps:andei sumido:facul,nakata,etc..sugam minah energia vital..em breve apareço com mais Audis haha

    e por isso

    ResponderExcluir
  3. tmb gostei muito e concordo com o Isaac, de cara já da pra notar que é Audi!!!

    com shape moderno e elegante, transmitindo confiabilidade sem deixar a essência e características Audi de lado!!

    parabéns rapaz...

    ResponderExcluir
  4. Um mega projeto esse Bondioli, acho q vc acertou em cheio no design, nas proporçoes, em tudo, e como o pessoal costuma dizer, ta fodastico!!!!
    So pra ser chato, senti falta d uma vista mostrando a iluminaçao tanto do painel qto farois, etc....
    Mas isso eh detalhe ne? parabens pelo belo tcc, vencedor.

    abss

    ResponderExcluir
  5. Fala Brobers.

    Muito obrigado pelos comentários e elogios.

    Lauro, o modelo está em 1:3, ele se encontra na FAAP, e eu espero que ainda intacto. hehe

    Isaac, concordo com o que vc disse, realmente se há um ponto fraco no projeto, é este. Mesmo sempre desenhando motos e sabendo da importancia de aparecer partes mecânicas eu passei por cima deste detalhe, talvez pela ansia de chegar muito proximo da identidade Audi.

    Jony, infelizmente nao deu tempo, nao que seja uma desculpa, devia ter feito sim, e este detalhe conta bastante. Mas acabei dando preferencia para o exterior do projeto e deixar o interior como um bônus se desse tempo de desenvolve-lo. A ideia que tinha era fazer um painel todo com projeção holográfica.

    Grande abraço a todos
    até o proximo post.

    ResponderExcluir