quinta-feira, dezembro 23

Proposta VW

"
Olá pessoal da Broba, fico feliz em poder mandar meu trabalho do Talento Volkswagen 2010, gostaria muito de poder mostrar o resultado 
e ainda ler críticas sobre ele. E estou no 3º ano de faculdade de Design de Produto e gosto muito de design automotivo.
Bom o conceito Versus veio da idéia justamente da contrariedade, por isso seu nome em alusão ao versus, por exemplo, Corinthians X Palmeiras. No projeto seria O carro ecológico versus carro combustão; ou seja ele é híbrido. É um hatch médio, com grandes diferenças como exemplo no tipo de porta que vem explorar uma das áreas que pouco mudou na evolução do design automobilístico no Brasil. Ela tem como característica a abertura total da extensão dos assentos facilitando a mobilidade e também estimulando o coletivismo, a intenção é mostrar sua total capacidade de pessoas por veículos, o que hoje em dia muitas pessoas esquecem e acabam usando os bancos traseiros como depósito de seus objetos particulares. Promovendo coletivismo, sendo lógico e não utópico, o proprietário se lembrará de levar aquele colega de trabalho que está no caminho de sua casa, por exemplo.
Calotas cambiantes, que podem ser totalmente fechadas dando ar mais arrojado, e raiadas com apelo esportivo. Área externa onde possibilita trabalhar com personalização e saias retrateis.

Bom essa foi minha proposta e espero críticas.
Abraço !
Luis Bonadio.
Franca - SP "




3 comentários:

  1. Ola Luis, seja bem vindo!
    Detesto ser o 1o a escrever, mas ja q ninguem se habilitou vou dar meus pitacos...
    Vc mostrou mt bem varios angulos do carro, e pra mim ele ate se auto explica.
    Mas....as soluçoes d design q vc escolheu a meu ver, nao traduzem uma linguagem q eu possa enxergar um vw.
    Acho q vc pecou pelo excesso d angulos e linhas truncadas, sendo q eu vejo a vw sempre mt purista nas linhas.
    Um exemplo otimo disso eh o conceito Up! q eh um dos mais atuais....simples d tudo e racional ao extremo.
    De certa forma, consigo ate ver uma brasilia nos teus sks, o q nao seria uma ma ideia, mas teria q receber um design mt mais limpo e simples.
    Ate eu tenho uns sks bizarros d vw tipo mini, inspirado no up, q pretendo postar aki,(sketch d Natal) e espero sinceramente saber da tua opiniao sobre o dito cujo...

    absss

    ResponderExcluir
  2. Fala Luis! Tudo bem? Primeiramente parabéns pelo trabalho! Seu conceito é bastante interessante. É sempre bom fechar bem um conceito antes de traçar. Achei interessante seu comentário a respeito das portas e sobre as coisas que pouco evoluíram na indústria automotiva. Realmente certos ítens poderiam ter sido mais evoluídos ao longo do tempo - os veículos híbridos e elétricos são um bom exemplo - contudo vale lembrar que certas coisas não mudaram até hoje por serem simplesmente a melhor alternativa, quer seja pela engenharia, quer seja pelo custo. O caso das portas é um exemplo. Não seria tecnicamente impossível executar uma idéia como a sua, entretanto seria extremamente cara para desenvolver e produzir, o que não seria coerente com o tipo de carro que vc propôs (Hatch médio). Talvez para um carro muito mais luxuoso, como um Maybach, por exemplo. Mas deixemos essa parte técnica (e chata) pra lá... o mais importante aqui é soltar a criatividade.
    Acredito que seu trabalho está muito bom. Na minha opinião, vc só precisa continuar praticando para evoluir constantemente. Só mais uma dica que acredito ser relevante é em relação à sua prancha. Defina um lay-out padrão para elas e, isso é muito importante, não altere o logo da VW - e isso vale pra todos - a logomarca é algo sagrado na indústria: não mude de cor nem de formato, e não tente colocar isso em cada canto vazio que encontrar. A organização da prancha também influencia bastante na apresentação pois demonstra organização de idéias, bom gosto e profissionalismo.

    Espero poder ajudar. Parabéns mais uma vez e continue praticando!!! Um forte abraço e feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá André e Jony, obrigado por comentarem sobre minhas pranchas, suas dicas e observações foram de grande ajuda,desculpem a demora pela resposta, mas daqui em diante melhorei minha construção de idéia e meu gráfico (skts e pranchas).
    Abraços
    Luis Bonadio

    ResponderExcluir