Continuo o tema do post anterior sobre as diferenças do design visto em fotos e do design que vemos à olho nu, quero dividir agora algumas percepções que tenho sobre interiores automotivos. Além das diferenças entre as diferentes mídias e tipos de imagem e visualização, nos interiores o Color&Trim é vital. É com base no Audi A1 x SEAT Ibiza que ilustro a condição dos materiais.
Audi A1
SEAT Ibiza
Porém (considerando o posicionamento dos modelos e o uso de elementos standard de cada marca) os materiais se diferem bastante por conta dos custos de cada design.
O ponto de análise que proponho o exercício é reparar nas superfícies principais e nos detalhes. A maior diferença está no uso de materiais. A escolha de materiais diferentes permite qualidade de cor, textura e acabamento diferentes. A qualidade de forma em ambos é contemporânea, mas os materiais os colocam em categorias diferentes. A questão de custo do projeto também permite ao Audi um maior número de divisão de materiais e vãos entre peças mais refinados.
A qualidade de pintura/polimento de algumas peças definem uma escala de valor entre o mais barato e o mais caro. Em resumo, o design de interior por mais bem desenhado que seja se ressente aos olhos do público se usa materiais de baixa qualidade. Uma coisa é ligada a outra, o interior muitas vezes depende dos materiais mais que o exterior para impressionar. É o tipo de percepção implacável ao vivo, apesar de as fotos transmitirem boa parte dessas impressões. Fora isso é preciso contar com os detalhes, qualidade dos acionamentos de comandos, os sons destas ações e a qualidade de luz nos gráficos.
Novamente proponho o exercício. Procure entrar em carros de marcas e categorias diferentes. Tente descobrir as diferenças que acontecem "pós sketch". Fotos do Netcarshow.com
Me falem se acharem que o texto ficou meio confuso... aí refaço o post. Abraços
ResponderExcluirMuito bom Rodrigo, quando começamos a reparar em como as coisas são feitas, como a luz trabalha em uma superfície e a qualidades dos materiais, formas, aromas , texturas etc, nosso trabalho fica mais rico tbm. Abraço!
ResponderExcluirHey muito legal o post
ResponderExcluiro texto ficou bom, bem explicado
como vc falou temos q tirar a prova entrando em carros diferentes
admiro muito o design de interior e axo um caminho legal a se seguir
abrss!
Don Rodrigo, depois da 1ª parte q foi sucesso d publico e critica, a segunda tb promete...
ResponderExcluirAntes vou puxar um cadim teu saco, comentando a materia da 4rodas d niver q ta demais!!!!
O teu projeto p Mercedes foi o q ganhou mais projeçao, parabens pela ideia e execuçao q realmente eh coisa d gente grande....ficou incrivel e profissa, nada como a europa ne cumpadi? Vc foi patrocinado pela MB ou trabalha la???? fiquei nessa duvida...
Enfim, como meus posts sao sempre longos, la vai mais um: nao acho teu texto confuso, ao contrario ainda por cima vc escreve mt bem...e sem erros d linguagem!!!!
Sobre os interiores vc deu uma otima comparação, e eu como leigo, arrisco mais uns pitacos.
Pelas fotos, sem entrar nos carros ja da p ver as diferenças d acabamentos e design mais ou menos elaborados.
Fica evidente a superioridade do audi, (mesmo sendo um modelo d saida), em relaçao ao seat...e acho q funciona mais ou menos como nos nossos carros= plasticos imitando aluminio, cromados, couro, etc...
Eh a velha historia do 'me engana que eu gosto', mas contanto q os materiais tenham uma vida util razoavelmente longa, acho q o design acaba ficando p segundo plano nesse segmento, e o comprador sabe bem o q ta levando, considerando os preços.
Engraçado q nos interiores nao sinto a mesma diferença dos exteriores, quanto ao sketch ilustrado e as fotos...geralmente as diferenças 'pos sketch' nao me assustam, ao contrario, me agradam qdo consigo sentir o habitaculo, os instrumentos, etc...
Chega, eh isso....
abs e parabens Rodrigo!
Jony,
ResponderExcluirObrigado pelo retorno sobre a matéria. O Mercedes-Benz foi meu projeto de exterior design no master, fiz em parceria com o estúdio aqui em Stuttgart. A matéria (parte escrita) confesso que achei um tanto superficial na parte que li (não consegui ver tudo ainda), como é comum na 4R. Foi tudo muito corrido e quem me convidou pra enviar as imagens foi o Vitão aqui do BRoba, em um domingo à noite...rs
Faculdade no exterior faz diferença mas depende de aluno também. A faculdade apenas oferece condições para o aluno se desenvolver.
Eu percebo diferenças em interno assim como externo, mas no interno elas não são tão relacionadas ao shape, mas sim aos acabamentos. O som que comandos fazem, os encaixes, texturas, qualidade de luz, toque dos tecidos, ergonomia.
Um interior que me impressionou ao vivo foi o Mini Cooper. Nas fotos não se tem a sensação da qualidade dos materiais nele, absolutamente.
Fala Rodrigo!
ResponderExcluirrealmenet muito bom e bem acabado o interior do Mini. Entrei em um domingo, e pude perceber a qualidade do acabamento. A única coisa que me incomodou um pouco foi a distância da manopla aos ''botões'' ( não sei o nome correto) que entre outras coisas controlam os vidros; axei muito curto um tanto incomandante. Bom, só vai saber quem usa realmente, não posso comparar porque não entrei em nenhum outro veículo atual, mas o Mini é demais!
éh vdd! ñ se repara muito o design do interior e sim a qualidade dos materiais, detalhes, acabamento, textura!!!
ResponderExcluir(engraçado, esse post ficou com pouco coment!)
abs