sábado, agosto 28

Tutorialzinho de sketch!

"Ae Brobas, segue mais um pequeno tutorial sobre perspectiva e construção do volumão do sketch.
1 faça um side view legal (no caso eu peguei um A3 pra exemplificar) trace mais ou menos as linhas guias da perspectiva, bem como onde ficarão suas rodas
2 Pegue sua linha zero e posicione no centro
3 Repita, por isso é importante posicionar o local da rodas antes.
4 e 5 imagine onde ficariam os elementos do seu carro, DLO, rodas, pneu, portas etc etc conforme seu side view
Terminando faça um overlay e mais outro, até ficar legal.
Abraço a todos!
Leandro Fabris"
 
 
 

15 comentários:

  1. Bem Legal essa estrutura sem a construção de um "box com varios pontos de fuga" , muito simples de se ver.... preciso dessas dicas la no Mack...rss

    parabens cara...

    até mais

    Abraço

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o tuto Fabris! deixa bem claro como se definir as formas, e que por trás de todo sketch finalizado tem uma estrutura que o originou! este tipo de tuto abre a mente da gente e nos ensina a olhar e realmente VER como as coisas são feitas! Parabéns!
    Mais material de base pra biblioteca de pesquisa aqui!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse tutorial é uma boa dica para vista né, eu ja tive muita dificuldade nessa vista i esse post só ajuda a galera.

    ResponderExcluir
  4. Legal heim kra!
    Parabéns! pelo tutorial e pela classificação na VW!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Valew Galera, Valew Fabio, vou dar meu máximo dia 24!
    O Intuito desse tutorial, é justamente o que o João Kleber falou, mostrar que todo sketch começa com uma estrutura, e no entendimento do seu produto.
    Mudando de assunto, to achando o Broba meio parado, tanto em post quanto em comentários, cade todo mundo? Cade os comentários dos moderadores, hj profissionais dentro de montadoras que podem acrescentar e muito na qualidade dos comentários. Alow Vitão, Bruno Rodox, Arthur, e os outros que eu sei que entram no blog todo dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nao concordo que o broba esta fraco quanto ao numero de posts nao, ateh acho que esta com uma media otima de materias, um exemplo sao as materias de discussao de design que o ciossani esta postando ultimamente, e sempre temos algum sketch sendo postado, tento manter uma media de posts por semana, equilibrando os assuntos pra nao saturar, e sempre alerto quanto ao baixissimo numero de emails com sketchs que recebemos, o BRoba funciona de acordo com o numero de comentarios e de emails que recebemos, se a galera esta achando o BRoba parado, entaum vamos botar as canetas e os markers em acao, e fazer sketchs adoidados pra movimentar! (digo isso num geral, o Leandro sempre manda sketches pra gente aqui, ateh agradeco ele por isso! :) ).
    mas comentando o post, eu digo que da minha parte eu entro no blog quando estou no estagio e sobra algum tempinho pra ver o q ta rolando, nao tenho pc em casa em sao caetano, e quando posto, posto do pc do Said, por isso nao da tempo de dar o apoio de uma forma mais presente... Estagio eh paulera, muitas informacoes entrando na mente tdo dia, nao eh coisa mole nao, tem que ter forca de vontade pra estar aqui dentro, ninguem fica passando a mao na nossa cabeca aqui nao, trabalhamos como qualquer outra pessoa...por isso nem sempre sobra tempo...espero que entendam!
    Grande abrasssss !!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aee Rodox, qndo eu digo sobre os post não me referia a vocês, e sim justamente dos seguidores, galera anda meio parada, antigamente tinha fila pra mandar sketch! os posts de discussões são excelentes, tanto é que aparece todo mundo pra comentar neles, e foi isso que eu senti falta. Pq tem mais comentários nesse tipo de post e não nos sketches? Cara realmente entendo a correria ai, não estou cobrando de ngm especificamente, nem estou cobrando nada hahaha, mas tem mais gnt com experiência que antes deixava comentarios e mandava sketches e essa galera meio que sumiu...Sinto falta de vc´s hahaha abração

    ResponderExcluir
  9. Leandro, como sempre otimos posts, mas o tutorial me confunde um pouco, achei dificil essa construçao...(ai q burro!)e parece q vc transferiu a distancia entre-eixos da foto p o sketch baseado na proporçao visual, eh isso?, acho q viciei em começar um sketch sempre c uma elipse, e começar rabiscando eixos das rodas, e linha zero.
    Achei interessante pq nunca tinha visto antes, e como disse o Joao, to vendo todos os sks daqui pra frente d outro modo.

    E o teu vw racing ficou lindo heim!!!
    absss

    ResponderExcluir
  10. Agora la vou eu d novo, mas sobre o broba:
    Eu percebo q o Rodox principalmente tem conseguido equilibrar bem o blog, junto c o estagio, eh puxado.
    Mas espero q ele consiga, c ajuda do Bruno, Victor, etc...pro broba nao perder a essencia, senao vira outro brógui como tantos por ai.
    Mas eu ja disse isso, e concordo c o Leandro, q realmente o pessoal perdeu o interesse em comentar, mesmo vendo o blog todo dia.
    Sei la se eh preguiça ou a euforia do inicio ja passou, parece q somente os mais fieis continuam opinando e mandando sks...
    Acho q dos 240 seguidores, ainda devem aparecer varios participando c comentarios e desenhos, ainda deve ter mta gente meio timida, antes d postar os primeiros sks....mas tb acho q os comentarios fazem mt falta.
    Eu mesmo comecei a desenvolver mais esse lado critico aki no broba, e agora nao quero mudar mais...hehehe

    absss

    ResponderExcluir
  11. E ai pessoal, blz??

    Acho tb q falta um pouco de interesse nos posts de sketches, principalmente nos do pessoal iniciante. Onde estão os "pimp-my-broba"??? Sei tb q nós, profissionais, estamos faltando um pouco com nossa participação aqui. Não tem desculpa que justifique perder o foco do blog. Além do Ciossani com seus posts e do Fabris eu não estou vendo mais ninguém postando nada aqui no Broba, e me incluo nesta... my bad!
    Bom, problemas a parte eu acho q o seu estágio esta muito de boa Sr. Rodox! hahahahaha... eeee Fabris, gostei desta técnica de perspectivação (se é q esta palavra existe)hehehehe...
    Vamos tentar agitar mais por aqui pessoal... vamos apelar para uma política de insentivo premiando os posts mais frequentes... é uma idéia! rs

    Abraços,

    Arthur

    ResponderExcluir
  12. Pra mim dimuiu sim o movimento!
    Ano passado, na msm época, os skts davam mais coments!
    Uma moto do Mazzini deu 28 coments. Skts do Jony 13.
    Comparado ao número de seguidores q tem agora!!!
    hum... deveria ter até mais skts!!!

    (é, sei q falo paka e num mando skts kkkkk! num tenho scanner)

    eeeee o q seria linha zero??

    ResponderExcluir
  13. Linha zero é a linha q divide o carro ao meio. Chama-se "zero" por se tratar da cordenada "Y0". Um espaço tridimensional trabalha nos 3 eixos X, Y e Z, onde X é o comprimento do carro, Y a largura e Z a altura :D

    MANDEM MAIS SKETCHES!!!! rs

    ResponderExcluir
  14. Caramba, o Arthur explica até porque a tal da linha chama-se "zero"!!!
    Nunca tinha parado pra pensar nisso...

    ResponderExcluir
  15. o.O!!!!!!!!
    Puts!! xyz!
    VLW ae Arthur!!

    ResponderExcluir