quinta-feira, agosto 19

Pare e pense...



As imagens auto-explicativas ilustram um bate-papo que tive com outro designer estes dias...
E você? Comente o que quiser

26 comentários:

  1. 1. menos é mais!
    2. "Simplicity is the ultimate sophistication." Leonardo da Vinci.

    ResponderExcluir
  2. as duas fotos mostra os designe da época, tanto automotivo quanto a outros produtos. A primeira foto era um designe mais pontudo e reto ja os de agora tem todo um acabamento =P

    ResponderExcluir
  3. Inovaçao tecnologica, de processos de fabricaçao, materiais, hoje em dia conseguimos colocar formas bem mais organicas nas linhas de produçao. antes era engenharia e uma caixa pra cobrir...

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que o fato de você relacionar um modelo ou suas linhas à um objeto que usamos diáriamente aumenta o "desejo" pelo objeto, tipo, "poxa, é facil de usar como um Ipod" ou "é legal como um toca-fitas"... acaba puxando pro "cool", e queremos coisas "cool" (os "gadgets")... os dois objetos (Ipod e Toca-Fitas) foram sensações em sua época, todos queriam um desses... ter um carro "cool" é uma maneira de mostrar (ou pelo menos tentar mostrar) que você também é "cool"... enfim, quem dá aula de Gestalt é o Nelson, UAHuahAHuha... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Essa imagem demonstra a influencia Socio-economica e cultural no design de um automóvel.
    IMAGEM 1 - A INFLUENCIA DOS ANOS 80 no Fiat Panda de um produto simbolo da geração "teen" da epoca - WALKMAN.
    IMAGEM 2 - A INFLUENCIA DO INICIO DO NOVO MILENIO NO VW Up, de um produto simbolo da geração "X" (adolecentes e pre-adolecentes de hoje) de nossa epoca - Ipod
    Quem define o futuro na pratica não é ficção cientifica e a geração "X". Isso ja foi percebido nos anos 80, como no exemplo acima.
    E a Tecnologia? são os primeiros a ouvir as perceber as necessidade dessa geração "X".

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Luiz, você me fez viajar nos meus tempos de Mecatrônico (!)...rsrsrs, gostei!

    ResponderExcluir
  11. Tenho alguns pontos a comentar em relação às imagens. Um é que de longe acho o Walkman Sony o produto mais inovador desses...

    Vou pensar em mais alguns e comentar... gostei dos comentários!

    Mais comentários? Não se reprimam...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. esse link fala da invenção do walkman
    http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2005/09/walkman_atraves.html

    Ah! e se alguem se interessar em patentes eu posso acessorar a entrada da mesma...

    abraço a todos
    a disposição
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  14. Só uma palavra: EVOLUÇÃO... (formal ou funcional? pensem...)
    E Luiz, concordo plenamente com vc. Como a palavra mesmo já diz, "designer" é o "projetista" e não ilustrador! O sketch é essencial por ser a nossa linguagem, nosso meio mais simples e direto de comunicação.
    Designer é na minha opnião algo como o Veiga definiu uma vez: "Designer é o cara que varre a merda toda. Do início (sketch) ao fim (viabilização)!"
    Walkman foi revolução pois foi o primeiro player portátil em q vc poderia escolher o que ouvir, diferente do rádio que alguém vai escolher pra vc hehehehe
    O Panda/Uno revolucionou em muito.. CARA... COMANDOS SATÉLITE... QUE FODA!!!!
    iPod é uma releitura moderna e genial em sua simplicidade. Acho q o maior mérito do seu sucesso esteja na iTunes store e sua capacidade bestial de armazenamento (160Ghz.. bem vindos ao mundo 2.0)!!!
    O Up promete muito resgatando algo que esquecemos a muito tempo: carro é meio de transporte. Simples em sua concepção formal ou funcional, mas completo se no final de todo o processo cumprir as necessidades maiores do usuário, moldando-se (como o iPod) as novas necessidades de seu portador, por assim dizer...

    ResponderExcluir
  15. O carro nada mais é do que um produto, que segue as tendencias de design do resto dos objetos,ele ñ é algo de outro mundo, algo separado etc. assim sendo se os objetos começarem a ficar,transparentes por exemplo, os carros vão seguir essa tendencia, que estara nos computadores, nas escovas de dente, nos players, nas tvs e assim por diante

    ResponderExcluir
  16. Luiz, eu trabalhei como Tecnológo em Mecatrônica (pelo senai) pra poder pagar a faculdade de design... isso me ajuda na profissão de designer quanto à projetar e viabilizar objetos, mas me "atrapalhou" quanto à criatividade, que a na área de exatas "se esquece" o humano... mas hoje me sinto liberto...rsrs

    Outro ponto que lembrei do Sony Walkman, é que com ele a música além de ser pessoal, passou a ser portátil, em qualquer lugar. Um pouco do que os carros mencionados buscam.

    Ah! O Arthur comentou sobre os comandos satélites dos Fiat... o Walkman conseguiu o essencial que as pessoas queriam sem a complicação de 300 botões dos aparelhos de som da época...

    ResponderExcluir
  17. Luiz, o designer pra mim é o cara que HUMANIZA a máquina ou a experiência, em todos os sentidos, e o desenho é a principal forma de comunicação.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. ADOREI E CONCORDO COM OS COMENTARIOS DO ARTHUR E DO ISAAC. Acrescentando: Tecnologia é importante, mas antes temos que pensar que esses produtos foram feitos para as pessoas usarem. Então nos designers precisamos conhecer muito bem a sociedade e seus movimentos. Somos canalizadores NA CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS dessas "mesmas pessoas".O ramo tecnologico esta sempre a frente porque são eles os primeiros que ouvem e traduzem as necessidades e desejos da nossa sociedade em seu tempo. A criATIVIDADE sem conhecimento e foco no ser humano É NULA!!!!Não se transformando em INOVAÇÃO.

    ABRAÇOS A TODOS E PARABENS PELOS COMENTARIOS.

    marcellofelipe-maggioni

    ResponderExcluir
  20. Designer é o cara que varre a merda toda. Do início (sketch) ao fim (viabilização)!"

    Boa!

    ResponderExcluir
  21. É, todos disseram diretamente ou indiretamente que as duas imagens refletem a evolução do design, esteticamente e funcionalmente. A unica diferença que a imagem de cima se sobre sai ate os dias atuais sobre a de baixo, que foi fabricado, real, existe, posso comprar um Fiat Panda, diferente do Up, ai vem aquela idéia que atualemnte falamos demais e fazemos de menos. Giugiaro penso, desenho e construiu, e o UP, vai ficar apenas como " referencia" de design? Ele não possui linhas revolucinarias como foi o Airflow, que tambem foi construido, isso na decada de 30 onde nem imaginavam sobre computador. Com tanta tecnologia de softwares, de logisticas, porque não evoluimos mais ?....

    ResponderExcluir
  22. Fernando, é aguardar pra ver. O Panda/Uno tiveram conceitos também... algumas idéias inclusive nasceram de protótipos Lancia e Nissan antes da equipe de Giugiaro aplicar aos Fiats.

    ResponderExcluir
  23. Uma coisa engraçada do iPod é que as cópias "chinesas" não vendem bem. É um caso em que as pessoas querem apenas se for o original. Mais ou menos o que acontece com carros também, algumas cópias não vingam.

    Outro ponto é que o iPod talvez não seja o melhor, mas é "bold", a comunicação pelo design é concisa, e isso fez dele um ícone. Eu tenho um player da Philips que é tão bom quanto, 1/3 do tamanho e do peso, 1/4 do preço... mas ninguém se lembra dele... Esse fato muitas vezes acontece com carros também - e geralmente com relações ainda mais complexas de mercado.

    ResponderExcluir
  24. Cópia ta vendendo bem sim Rodrigo!!!!
    ôôô se ta!!(classe baixa)
    Da iPod e qualquer outra!!
    Cópia de Iphone aqui tem um monte!!
    Os preços dos cel partem dos 200 reais e tem bastante coisa neles(2 chips, televisão,cartão de memória de 2Gb e etc, tem uns q tem até wi-fi)e num passa de 400 reais!! enquando os q são originais são....!!!!
    Mas o assunto ñ é esse!kkkkkkkkkkkk
    Concordo com todos ai em cima!
    Éh! tem q seguir as tendencias, senão não vende! Vira o patinho feio!!
    abs

    ResponderExcluir
  25. Isso me faz pensar quando a foto da volks for a antiga....

    ResponderExcluir
  26. Otimo post e comentarios idem! Gostei mt do comentario do Fabris e do Vando, pq pensei a mesma coisa: q o uno eh um conceito revolucionario e virou um icone, acho q boa parte d vcs concorda, mas e o UP? Eh um belo conceito na minha opiniao, mas e amanha? vai ser visto como icone tb?
    É dificil dizer, e eu nao apostaria nisso...

    absss

    ResponderExcluir