as duas fotos mostra os designe da época, tanto automotivo quanto a outros produtos. A primeira foto era um designe mais pontudo e reto ja os de agora tem todo um acabamento =P
Inovaçao tecnologica, de processos de fabricaçao, materiais, hoje em dia conseguimos colocar formas bem mais organicas nas linhas de produçao. antes era engenharia e uma caixa pra cobrir...
Eu penso que o fato de você relacionar um modelo ou suas linhas à um objeto que usamos diáriamente aumenta o "desejo" pelo objeto, tipo, "poxa, é facil de usar como um Ipod" ou "é legal como um toca-fitas"... acaba puxando pro "cool", e queremos coisas "cool" (os "gadgets")... os dois objetos (Ipod e Toca-Fitas) foram sensações em sua época, todos queriam um desses... ter um carro "cool" é uma maneira de mostrar (ou pelo menos tentar mostrar) que você também é "cool"... enfim, quem dá aula de Gestalt é o Nelson, UAHuahAHuha... Abraços!
Essa imagem demonstra a influencia Socio-economica e cultural no design de um automóvel. IMAGEM 1 - A INFLUENCIA DOS ANOS 80 no Fiat Panda de um produto simbolo da geração "teen" da epoca - WALKMAN. IMAGEM 2 - A INFLUENCIA DO INICIO DO NOVO MILENIO NO VW Up, de um produto simbolo da geração "X" (adolecentes e pre-adolecentes de hoje) de nossa epoca - Ipod Quem define o futuro na pratica não é ficção cientifica e a geração "X". Isso ja foi percebido nos anos 80, como no exemplo acima. E a Tecnologia? são os primeiros a ouvir as perceber as necessidade dessa geração "X".
Só uma palavra: EVOLUÇÃO... (formal ou funcional? pensem...) E Luiz, concordo plenamente com vc. Como a palavra mesmo já diz, "designer" é o "projetista" e não ilustrador! O sketch é essencial por ser a nossa linguagem, nosso meio mais simples e direto de comunicação. Designer é na minha opnião algo como o Veiga definiu uma vez: "Designer é o cara que varre a merda toda. Do início (sketch) ao fim (viabilização)!" Walkman foi revolução pois foi o primeiro player portátil em q vc poderia escolher o que ouvir, diferente do rádio que alguém vai escolher pra vc hehehehe O Panda/Uno revolucionou em muito.. CARA... COMANDOS SATÉLITE... QUE FODA!!!! iPod é uma releitura moderna e genial em sua simplicidade. Acho q o maior mérito do seu sucesso esteja na iTunes store e sua capacidade bestial de armazenamento (160Ghz.. bem vindos ao mundo 2.0)!!! O Up promete muito resgatando algo que esquecemos a muito tempo: carro é meio de transporte. Simples em sua concepção formal ou funcional, mas completo se no final de todo o processo cumprir as necessidades maiores do usuário, moldando-se (como o iPod) as novas necessidades de seu portador, por assim dizer...
O carro nada mais é do que um produto, que segue as tendencias de design do resto dos objetos,ele ñ é algo de outro mundo, algo separado etc. assim sendo se os objetos começarem a ficar,transparentes por exemplo, os carros vão seguir essa tendencia, que estara nos computadores, nas escovas de dente, nos players, nas tvs e assim por diante
Luiz, eu trabalhei como Tecnológo em Mecatrônica (pelo senai) pra poder pagar a faculdade de design... isso me ajuda na profissão de designer quanto à projetar e viabilizar objetos, mas me "atrapalhou" quanto à criatividade, que a na área de exatas "se esquece" o humano... mas hoje me sinto liberto...rsrs
Outro ponto que lembrei do Sony Walkman, é que com ele a música além de ser pessoal, passou a ser portátil, em qualquer lugar. Um pouco do que os carros mencionados buscam.
Ah! O Arthur comentou sobre os comandos satélites dos Fiat... o Walkman conseguiu o essencial que as pessoas queriam sem a complicação de 300 botões dos aparelhos de som da época...
ADOREI E CONCORDO COM OS COMENTARIOS DO ARTHUR E DO ISAAC. Acrescentando: Tecnologia é importante, mas antes temos que pensar que esses produtos foram feitos para as pessoas usarem. Então nos designers precisamos conhecer muito bem a sociedade e seus movimentos. Somos canalizadores NA CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS dessas "mesmas pessoas".O ramo tecnologico esta sempre a frente porque são eles os primeiros que ouvem e traduzem as necessidades e desejos da nossa sociedade em seu tempo. A criATIVIDADE sem conhecimento e foco no ser humano É NULA!!!!Não se transformando em INOVAÇÃO.
É, todos disseram diretamente ou indiretamente que as duas imagens refletem a evolução do design, esteticamente e funcionalmente. A unica diferença que a imagem de cima se sobre sai ate os dias atuais sobre a de baixo, que foi fabricado, real, existe, posso comprar um Fiat Panda, diferente do Up, ai vem aquela idéia que atualemnte falamos demais e fazemos de menos. Giugiaro penso, desenho e construiu, e o UP, vai ficar apenas como " referencia" de design? Ele não possui linhas revolucinarias como foi o Airflow, que tambem foi construido, isso na decada de 30 onde nem imaginavam sobre computador. Com tanta tecnologia de softwares, de logisticas, porque não evoluimos mais ?....
Fernando, é aguardar pra ver. O Panda/Uno tiveram conceitos também... algumas idéias inclusive nasceram de protótipos Lancia e Nissan antes da equipe de Giugiaro aplicar aos Fiats.
Uma coisa engraçada do iPod é que as cópias "chinesas" não vendem bem. É um caso em que as pessoas querem apenas se for o original. Mais ou menos o que acontece com carros também, algumas cópias não vingam.
Outro ponto é que o iPod talvez não seja o melhor, mas é "bold", a comunicação pelo design é concisa, e isso fez dele um ícone. Eu tenho um player da Philips que é tão bom quanto, 1/3 do tamanho e do peso, 1/4 do preço... mas ninguém se lembra dele... Esse fato muitas vezes acontece com carros também - e geralmente com relações ainda mais complexas de mercado.
Cópia ta vendendo bem sim Rodrigo!!!! ôôô se ta!!(classe baixa) Da iPod e qualquer outra!! Cópia de Iphone aqui tem um monte!! Os preços dos cel partem dos 200 reais e tem bastante coisa neles(2 chips, televisão,cartão de memória de 2Gb e etc, tem uns q tem até wi-fi)e num passa de 400 reais!! enquando os q são originais são....!!!! Mas o assunto ñ é esse!kkkkkkkkkkkk Concordo com todos ai em cima! Éh! tem q seguir as tendencias, senão não vende! Vira o patinho feio!! abs
Otimo post e comentarios idem! Gostei mt do comentario do Fabris e do Vando, pq pensei a mesma coisa: q o uno eh um conceito revolucionario e virou um icone, acho q boa parte d vcs concorda, mas e o UP? Eh um belo conceito na minha opiniao, mas e amanha? vai ser visto como icone tb? É dificil dizer, e eu nao apostaria nisso...
1. menos é mais!
ResponderExcluir2. "Simplicity is the ultimate sophistication." Leonardo da Vinci.
as duas fotos mostra os designe da época, tanto automotivo quanto a outros produtos. A primeira foto era um designe mais pontudo e reto ja os de agora tem todo um acabamento =P
ResponderExcluirInovaçao tecnologica, de processos de fabricaçao, materiais, hoje em dia conseguimos colocar formas bem mais organicas nas linhas de produçao. antes era engenharia e uma caixa pra cobrir...
ResponderExcluirEu penso que o fato de você relacionar um modelo ou suas linhas à um objeto que usamos diáriamente aumenta o "desejo" pelo objeto, tipo, "poxa, é facil de usar como um Ipod" ou "é legal como um toca-fitas"... acaba puxando pro "cool", e queremos coisas "cool" (os "gadgets")... os dois objetos (Ipod e Toca-Fitas) foram sensações em sua época, todos queriam um desses... ter um carro "cool" é uma maneira de mostrar (ou pelo menos tentar mostrar) que você também é "cool"... enfim, quem dá aula de Gestalt é o Nelson, UAHuahAHuha... Abraços!
ResponderExcluirEssa imagem demonstra a influencia Socio-economica e cultural no design de um automóvel.
ResponderExcluirIMAGEM 1 - A INFLUENCIA DOS ANOS 80 no Fiat Panda de um produto simbolo da geração "teen" da epoca - WALKMAN.
IMAGEM 2 - A INFLUENCIA DO INICIO DO NOVO MILENIO NO VW Up, de um produto simbolo da geração "X" (adolecentes e pre-adolecentes de hoje) de nossa epoca - Ipod
Quem define o futuro na pratica não é ficção cientifica e a geração "X". Isso ja foi percebido nos anos 80, como no exemplo acima.
E a Tecnologia? são os primeiros a ouvir as perceber as necessidade dessa geração "X".
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLuiz, você me fez viajar nos meus tempos de Mecatrônico (!)...rsrsrs, gostei!
ResponderExcluirTenho alguns pontos a comentar em relação às imagens. Um é que de longe acho o Walkman Sony o produto mais inovador desses...
ResponderExcluirVou pensar em mais alguns e comentar... gostei dos comentários!
Mais comentários? Não se reprimam...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiresse link fala da invenção do walkman
ResponderExcluirhttp://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2005/09/walkman_atraves.html
Ah! e se alguem se interessar em patentes eu posso acessorar a entrada da mesma...
abraço a todos
a disposição
Luiz Velasco
Só uma palavra: EVOLUÇÃO... (formal ou funcional? pensem...)
ResponderExcluirE Luiz, concordo plenamente com vc. Como a palavra mesmo já diz, "designer" é o "projetista" e não ilustrador! O sketch é essencial por ser a nossa linguagem, nosso meio mais simples e direto de comunicação.
Designer é na minha opnião algo como o Veiga definiu uma vez: "Designer é o cara que varre a merda toda. Do início (sketch) ao fim (viabilização)!"
Walkman foi revolução pois foi o primeiro player portátil em q vc poderia escolher o que ouvir, diferente do rádio que alguém vai escolher pra vc hehehehe
O Panda/Uno revolucionou em muito.. CARA... COMANDOS SATÉLITE... QUE FODA!!!!
iPod é uma releitura moderna e genial em sua simplicidade. Acho q o maior mérito do seu sucesso esteja na iTunes store e sua capacidade bestial de armazenamento (160Ghz.. bem vindos ao mundo 2.0)!!!
O Up promete muito resgatando algo que esquecemos a muito tempo: carro é meio de transporte. Simples em sua concepção formal ou funcional, mas completo se no final de todo o processo cumprir as necessidades maiores do usuário, moldando-se (como o iPod) as novas necessidades de seu portador, por assim dizer...
O carro nada mais é do que um produto, que segue as tendencias de design do resto dos objetos,ele ñ é algo de outro mundo, algo separado etc. assim sendo se os objetos começarem a ficar,transparentes por exemplo, os carros vão seguir essa tendencia, que estara nos computadores, nas escovas de dente, nos players, nas tvs e assim por diante
ResponderExcluirLuiz, eu trabalhei como Tecnológo em Mecatrônica (pelo senai) pra poder pagar a faculdade de design... isso me ajuda na profissão de designer quanto à projetar e viabilizar objetos, mas me "atrapalhou" quanto à criatividade, que a na área de exatas "se esquece" o humano... mas hoje me sinto liberto...rsrs
ResponderExcluirOutro ponto que lembrei do Sony Walkman, é que com ele a música além de ser pessoal, passou a ser portátil, em qualquer lugar. Um pouco do que os carros mencionados buscam.
Ah! O Arthur comentou sobre os comandos satélites dos Fiat... o Walkman conseguiu o essencial que as pessoas queriam sem a complicação de 300 botões dos aparelhos de som da época...
Luiz, o designer pra mim é o cara que HUMANIZA a máquina ou a experiência, em todos os sentidos, e o desenho é a principal forma de comunicação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirADOREI E CONCORDO COM OS COMENTARIOS DO ARTHUR E DO ISAAC. Acrescentando: Tecnologia é importante, mas antes temos que pensar que esses produtos foram feitos para as pessoas usarem. Então nos designers precisamos conhecer muito bem a sociedade e seus movimentos. Somos canalizadores NA CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS dessas "mesmas pessoas".O ramo tecnologico esta sempre a frente porque são eles os primeiros que ouvem e traduzem as necessidades e desejos da nossa sociedade em seu tempo. A criATIVIDADE sem conhecimento e foco no ser humano É NULA!!!!Não se transformando em INOVAÇÃO.
ResponderExcluirABRAÇOS A TODOS E PARABENS PELOS COMENTARIOS.
marcellofelipe-maggioni
Designer é o cara que varre a merda toda. Do início (sketch) ao fim (viabilização)!"
ResponderExcluirBoa!
É, todos disseram diretamente ou indiretamente que as duas imagens refletem a evolução do design, esteticamente e funcionalmente. A unica diferença que a imagem de cima se sobre sai ate os dias atuais sobre a de baixo, que foi fabricado, real, existe, posso comprar um Fiat Panda, diferente do Up, ai vem aquela idéia que atualemnte falamos demais e fazemos de menos. Giugiaro penso, desenho e construiu, e o UP, vai ficar apenas como " referencia" de design? Ele não possui linhas revolucinarias como foi o Airflow, que tambem foi construido, isso na decada de 30 onde nem imaginavam sobre computador. Com tanta tecnologia de softwares, de logisticas, porque não evoluimos mais ?....
ResponderExcluirFernando, é aguardar pra ver. O Panda/Uno tiveram conceitos também... algumas idéias inclusive nasceram de protótipos Lancia e Nissan antes da equipe de Giugiaro aplicar aos Fiats.
ResponderExcluirUma coisa engraçada do iPod é que as cópias "chinesas" não vendem bem. É um caso em que as pessoas querem apenas se for o original. Mais ou menos o que acontece com carros também, algumas cópias não vingam.
ResponderExcluirOutro ponto é que o iPod talvez não seja o melhor, mas é "bold", a comunicação pelo design é concisa, e isso fez dele um ícone. Eu tenho um player da Philips que é tão bom quanto, 1/3 do tamanho e do peso, 1/4 do preço... mas ninguém se lembra dele... Esse fato muitas vezes acontece com carros também - e geralmente com relações ainda mais complexas de mercado.
Cópia ta vendendo bem sim Rodrigo!!!!
ResponderExcluirôôô se ta!!(classe baixa)
Da iPod e qualquer outra!!
Cópia de Iphone aqui tem um monte!!
Os preços dos cel partem dos 200 reais e tem bastante coisa neles(2 chips, televisão,cartão de memória de 2Gb e etc, tem uns q tem até wi-fi)e num passa de 400 reais!! enquando os q são originais são....!!!!
Mas o assunto ñ é esse!kkkkkkkkkkkk
Concordo com todos ai em cima!
Éh! tem q seguir as tendencias, senão não vende! Vira o patinho feio!!
abs
Isso me faz pensar quando a foto da volks for a antiga....
ResponderExcluirOtimo post e comentarios idem! Gostei mt do comentario do Fabris e do Vando, pq pensei a mesma coisa: q o uno eh um conceito revolucionario e virou um icone, acho q boa parte d vcs concorda, mas e o UP? Eh um belo conceito na minha opiniao, mas e amanha? vai ser visto como icone tb?
ResponderExcluirÉ dificil dizer, e eu nao apostaria nisso...
absss