terça-feira, maio 4

Um Conto do Design

"Olá BRobas,

Tenho 29 anos, bacharel em Design de produtos desde 2004, designer há 15 anos na maior fabrica de motores elétricos da América Latina. Desenho desde meus 2 anos de idade, na faculdade é que sentei para aprender desenho. A faculdade nos ensinou o básico do desenho de observação, sketch, renderização para criar um shape. Semi-leigo percebi que devia mergulhar de cabeça nesse mundo, mas onde achar informações? Há 10 anos atrás internet era para poucos, e o não tinha nada, nem Google, só a desgraça do Altavista.  

Foi no Salão do Automóvel que encontrei minha cachaça. Vi pela primeira vez trabalho de designers, no stand da Volkswagem ganhei uma cópia de um sketch concept da nova Saveiro G3. Me senti um lixo, na segunda-feira metralhei minha faculdade igual o filme do Rambo 2, no lugar da metralhadora M-60 utilizei os materiais que trouxe da feira. Queria desesperadamente desenhar daquele jeito, com os mesmos materiais, com as mesmas técnicas. Meus professores sabiam muito bem do que eu queria, e aproveitaram a semana acadêmica para ensinar algo mais direcionado. A lista de materiais chegou próximo de 200 reais, 4 alunos na sala. Ai eu entendi a faculdade. De Rambo me senti igual ao Chaves naquele episodio que todos foram para Acapulco e ele ficou sozinho na vila (hehehehe).
De lá pra cá ralei muito com tutoriais, revistas, internet, internet e internet. De todos estes o Broba foi o melhor amigo. Um site humilde e bastante eficiente.
Gosto muito dos post onde a rapaziada coloca no ventilador os materiais didáticos, linguagens, gírias, Pimps, sem medo de ser feliz mesmo. Se tiver errado corrige e vamos todos pra frente.
Meu hobby é Motorcycle Design, desenvolvo peças, faço programação e mando usinar em CNC, construí uma chopper e estou empenhado na minha Café Race RR em cima de uma CBX750F.

Baseado no posto do “Laurão” fiz esse desenho para usar como overlay. Em breve envio trabalhos meus. E é claro o passo a passo da Café Race, mas no momento estou muito ocupado com meu filho João Vitor Gomes que está fazendo 18 dias hoje.

Abraço a todos."

Jean Carlos Gomes


5 comentários:

  1. Muito boa historia parabéns....e mta sorte pra vc cara..mta mesmo..me inspiro em caras assim...

    abrassss

    ResponderExcluir
  2. Ola Jean
    Gostei da sua historia, infelizmente nem todas as faculdades focam o curso para o design de automoveis e sim no design de produto, alias o design de automoveis no meu ponto de vista é bem complexo...
    primeiro que trabalha com superficies bem complexas de serem representadas, acho eu que o cara que consegue representar bem no design de carros, consegue também representar em outros seguimentos, mas lembre-se que o BÊ a bá do design não ta so na representaçã de sketchs ou graficas, conceituar um produto não é simplesmente fazer representações de design...tem toda a parte sitemática do produto como alguns ja abordaram aqui no blog, talvez seja por isso que as faculdades na sua grande maioria não focam o curso para essa area ... muitos aqui podem comentar melhor a respeito

    e não conseguir ve os seus sketchs, não sei se é meu pc..

    boa sorte
    grande abraço
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  3. A minha sorte é que o BRoba... veio antes da facul.. pq se nao... hahhahahhha tava perdido igual alguns amigos de sala.. que acham q facul vai transformar eles num Giugiaro.. hahah ..
    Mas o exemplo ta ai.. correr atras e dedicar.. e clarou ouvir os melhores.. esse é o segredo... valeu galera;;

    ResponderExcluir
  4. Olá Jean!
    Bom mesmo ainda não atuando na area (ainda, eu fico feliz da vida de saber que o meu trabalho inspirou o seu! :)...uma coisa que eu achei extremamenete simples e muuuuuuuuuuito bem sacada, foi que vc colocou 1 ponto de fuga para o corpo da moto e outro para o guidão, excelente idéia! Parabens!
    Café e Racer são duas palavras que ficam otimas quando estão juntas...associados à mecânica de CBX 750 com certeza deve ficar irado, passe no Kimmera Concepts ai na aba best Friends ao lado e pegue o meu email ( que tbm é meu MSN) pra gente trocar umas idéias.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Otimo post Jean! Gostei da tua estoria pessoal, e os comentarios a respeito do broba estao certissimos, vc definiu mt bem.
    Eu nunca participei d um grupo onde os seguidores nao brigassem por bobagem, geralmente movidos pelo ego....uma merda!

    Otimo esse tuto q vc mandou e agora ja to curioso p ver teu projeto em passo a passo....senti firmeza!

    Parabens e abssss

    ResponderExcluir