sábado, maio 1

Façam Design

Olá galera, to passando por aqui para matar saudade do blog e dar um alô para vocês. Peço desculpa pelo sumiço e pelo abondono nos dois ultimos meses. Eu me mudei de cidade rescentemente e as coisas ainda estão bem desorganizadas. To sem internet e, enquanto não definir em que casa vou morar definitivamente, continuarei sem. Hoje estou aproveitando o favor de uma boa alma que me emprestou um netbook.
Fico feliz feliz de ver que as coisas por aqui continuam caminhando bem e, melhor ainda, evoluindo. Agradeço ao meu brother Rodox pelo carinho com que ele tem cuidado do nosso querido blog. Ele tem feito um ótimo trabalho e trazido ótimas iniciativas que vão ajudar todos a ter mais maturidade na hora de desenvolver os trabalhos e, consequentemente, trazer mais respeito pelo que fazemos.
Aproveitando o gancho, vou publicar um texto que o Leandro Trovati gentilmente redigiu para que publicássemos no blog como um alerta. Acho que tem tudo a ver com as novas regras de publicação e deixa claro por que elas são necessárias.
Fiquem com Deus.
Think BRoba!
Victor Samuel

Há um bom tempo vejo muitos estudantes, recém-formados e estagiários de design postando em sites e blogs seus trabalhos, sempre citando "sketch feito no Photoshop" ou "sketch na Tablet", ou "sketch no marker".....Vamos tornar claro que, o que menos importa é a mídia utilizada!!!!!Dentro do setor automotivo ou que seja qualquer área do design, o que importa é a IDÉIA!!!!! O CONCEITO!!!!!
Já vi renderings lindos, feitos no Photoshop serem massacrados por sketchinhos feitos a lápis, sem cor e poucos traços, mas que representavam claramente a intenção do design.Philippe Stark tem um sketch horrendo e é considerado um dos papas do design mundial. O mesmo pode-se dizer de Karim Rashid!Não precisa ir muito longe, basta acessar sites como Netcarshow e ver exemplos com Audi, que tem sketches lindos e muito bem executados, mas que aparecem em sua maioria feitos a mão!!!!!
Preocupem-se mais em prover sua idéia de maneira clara e objetiva, mostrando a intenção das formas, dando peso nas linhas, criando um veículo, um produto!Muitos dos alunos que passam pelo meu curso, ou estagiários com que deparo no studio vem procurar saber que técnica mirabolante ou materiais preciosos utilizamos para produzir nosso design.......a resposta é simples....papel sulfite e caneta!Não existe técnica mágica de sketch!Se vc não souber representar as linhas, não souber os princípios de uma boa perspectiva e de como a luz incide sobre seu objeto.....de nada adianta ser o mago do Photoshop!Uma dica que dou para os alunos no curso é de sempre verem fotos de veículos, entender como as luzes do ambiente e como o próprio cenário se comportam na superfíce do carro (ou moto, caminhão, nave espacial, etc).
Tenham SEMPRE em mente, que o segredo de um bom design está em ser CRIATIVO, saber representar a IDÉIA, entender LUZ e SOMBRA, PROPORÇÃO e PERSPECTIVA!Fica aqui o meu conselho para os que pretendem evoluir na carreira.......
SEJAM MAIS DESIGNERS DO QUE ILUSTRADORES!!!!!
Um grande abraço a todos,

Leandro Trovati
Sketch-It!


9 comentários:

  1. Texto sensacional... resumiu o que sinto que está acontecendo com o design automotivo!

    Faço questão de sempre tentar trazer inovação de design nos meus sketches. Nunca tive motivação de fazer uma montanha de desenhos "automáticos" apenas para criar volume. Isso só é necessário enquanto ainda se está aprendendo a representar o básico de um automóvel.
    Acredito que falte um filtro nesse sentido por parte de quem apresenta um sketch sem nem mesmo entender o projeto que está fazendo, por vezes sem ter pensado se o carro vai ter motor dianteiro ou traseiro ou esquecendo de deixar um espaço para a porta... (não estou bancando o engenheiro... isso é o básico do básico)

    Por tudo isso, estou de acordo com a mudança de regras para a postagem dos trabalhos. Isso nos ajudará bastante a superar essas limitações.

    Abraços pessoal!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto

    Depois que começei o curso de DI aqui na UNESP, conheci uns caras e tive contato, atravéz de alunos professores talz..com um mundo diferente e muito mais olegal na minah opinião..onde não importa vc ter o super sketch master blaster, se ele não diz nada, se ele não transmite nada.O que importa na verdade é a ideia por traz das linhas simples que você pode colocar num papel.

    Tive oportunidade de conversar sobre design automotivo com um cara aqui na unesp q ta fazendo um tcc maravilindo/xikemaravilha..um veiculo tendo como base o "adidas style", juntamente com o meu professor de plastica, o Goia, e em poucos minutos de bate papo, minha mente abriu de uma forma tão legal, sei la, evolui em minutos oq sozinho demoraria meses.Isso foi a 4 dias..e hj me aparece esse texto que abriu ainda mais meu pensamento, me fez pensar ainda mais sobre.

    O BRoba cada dia na minha opinião está se tornando não só um espaço pra trocar ideias de técnicas, dar dicas disso e talz..está se tornando um espaço prara reflexão e também de referência.

    PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM O BROBA CRESCER A CADA DIA

    E QUE CRESÇA MUITO MAIS!


    GO BRobas!

    ResponderExcluir
  3. Bacana o post do Trovati. Gostei, e concordo.
    Car design é talvez a área mais difícil de se inovar (restrições de segurança, tamanho de estrutura de produção e tal) e até a interpretação de inovação entre designers automotivos e designers de produto é bem diferente.

    Geralmente pra designers de produto inovação é quando há uma revisão sistemática do produto, onde se altera (pra melhor espero) o uso ou a interpretação de um produto na execução de uma tarefa.

    Na área automotiva a inovação na maioria das vezes recorre sobre o shape em sí e é mais estética. Daí o conflito psicológico entre a faculdade de produto (mais sistêmica) e a vida automotiva (mais estética). O ideal seria unir os dois mundos, e conheço pouca gente que faz isso e as admiro!

    REAL inovação, boa idéia e conceito são nada sem apelo estético e sem saber "vender a idéia". Demorei algum tempo até entender "a função da forma".

    Esse post dá papo pra mais de ano... muito bom levantar a discussão.

    ResponderExcluir
  4. Victor, pode ficar tranx q o broba ta em boas maos, e ainda por cima, nao dorme no ponto, sempre inovando c otimos posts e comentarios.
    Trovati, mandou mt bem no texto, q explica c clareza a ideia do q eh o basico p qqr designer.
    Eu confesso q penso assim, mas nao sou do ramo automotivo nem vou ser, e em conversas c amigos, sempre rola esse assunto....e da p discuti-lo horas a fio.
    Eu tenho dificuldades c midias digitais, ate hj sou ruim no PS e outros, mas fico pensando em quem eh estudante ou ta se formando, e pode ter tb essas dificuldades, e ate se sentir menos, por conta disso.
    Cabem aki umas frases do tipo: nao adianta uma ilustração maravilhosa em cima d uma ideia ruim....melhor uma grande ideia do q um gde rendering, enfeitar demais um bolo estragado....enfim, a gente ve mt na web sketches preliminares das montadoras, e TODOS sao sempre feitos na munheca e c materiais mt simples.
    Claro q hj em dia todos devem se virar bem em varias midias, mas nunca fugir da essencia do q eh criação e design.
    Quem nao viu na tv, pode fuçar no youtube um documentario sobre a criação do Pininfarina Birdcage (2005) q mostra o trabalho do Okuyama e dos designers e todos os passos da criação do conceito...eh o melhor q ja vi ate hj!

    Eh isso, parabens ao Victor e Trovati pelos otimos posts!

    absss

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Reforcando o que o Trovati disse...
    Certa vez, nao me recordo se foi no meu curso ou no do pessoal da VW, algum aluno levantou a bola: "...o segredo do sketch sao essas canetinhas que vcs usam, ne?". (dorme com uma dessa! rsrs)

    Todo mundo quer tudo pronto, hoje em dia. Todo mundo quer uma formula infalivel pra se fazer um bom design... E muitos acham que apenas a midia de representacao faz as coisas nascerem.

    Esquecem da pesquisa, da reflexao e da deteccao e estudo do problema de design, que é o que gera o conceito, que por sua vez é o que dá sentindo ao produto e o faz ser relevante e viavel.

    ResponderExcluir
  7. Eu so tenho a agradecer, boas observações foram feitas, eu ultimamente aqui preocupado em aprender PS...e esquecendo um pouco do Sketch Manual..

    Mas ta ai a observação.. vamos seguir né..abss

    ResponderExcluir
  8. Eu que faço curso de Arquitetura, mais sistêmico ainda que o de Design de produto tenho essa questão recorrente na minha cabeça...forma segue e é decorrente da funcao, isso é o basico que aprendemos lá.
    Tento aplicar quando brinco de designer...
    abs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post Leandro Trovati,
    É isso ai! so acho que tem mais coisas que podem ser acrescidas a um bom design, além do que o sr. disse ai, vou pedir licença e acrescer uma, ok?
    Processos de fabricação; o design tem que sempre tar atenado também, a novas tecnologias, a novos materias, pesquisar também é importante, talvez seja por isso que exemplos de Designers que o sr. citou ai, são considerados o papa do design, em outras palavras ( são os caras que fazem acontecer e não ficam perdendo tempo com *desenhinhos*, rss ) .. (meu ponto de vista)
    Jony vi esse documentario da pininfarina fazendo o maserati birdcage 75 th, passa no canal menagement tv, alias esse Okuyama foi o unico de 300 designers que não fez desenho de carros para entrar na Pininfarina...rsrs


    abraço a todos

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir