segunda-feira, maio 10

Releitura do DKW Malzoni

"Ola pessoal do Broba,
 
  Estou enviando uma releitura do saudoso DKW Malzoni
  O conceito desse carro foi baseado no DKW  (carro para
corridas) e na puma GTS conversivel, o carro tem
a proposta de ser um carro " limpo " e esportivo, com
tecnologias nacionais de ponta, ( somente baterias importadas )
 ( detalhe não achei as fotos da puma 71 conversivel do meu irmão..RS)
  Também estou passando *por cima* alguns detalhes teóricos de contrução  desse
projeto ( OBS# Poderei passar por email os detalhes completo do projeto caso alguem 
se interesse )
  Chassis; Liga de aluminio hidro conformado ou conformado e soldado em algumas partes,
  Carroceria;  Bi composto, resina e fibra de carbono, reforços com liga de aluminio
  Tração nas quatro rodas
  Suspensão; Double Wishbone 
  Motorização: elétrica de 40 a 100 KW,  4.700 rpm, motor regenerativo ( nacional ) 
  Baterias: ion litio, sistema de prolongamento da capacidade de carga
energética através de motor magnético ( perendev )  
  Autonomia + - 600 Km   
 Transmissão primaria com câmbio automatico eletromagnético de 
embreagens seca e secundaria através de correias sincronizadoras ( dentadas )
  Velocidade de 0-100 km; 4 s
  Velocidade final 220 km/h limitada pela sua transmissão
  Peso; +- 700 kg
  Pneus de alta performance; diant. aro 20 x 275 x 40
                                        tras. aro 21 x 295 x 40
  Painel eletronico de instrumentos 100% de visibilidade  ( patente requerida )
 
  Deçam a lenha !!
 
  Abraço a todos  

Luiz Velasco"


14 comentários:

  1. E aí Luiz!
    Já tinha visto esse projeto no seu blog.
    Tá mto bem resolvido no que diz respeito a feasibility, apesar de eu não entender quase nada de engenharia.
    Eu consigo ver o DKW e o PUMA no seu design, mas acho que está com cara de carro antigo, e não de retrô. Talvez vc pudesse dar uma estudada na tensão de algumas linhas e superfícies pra deixá-lo com um ar mais moderno.
    Vc tá pensando em construir esse carro?

    É isso ae,
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Bem legal cara! Gostei msm!
    Que software vc usou para modelar?
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Pois eh Luiz, ate concordo c o Scatena, mas gostei da opçao q vc fez por um design bem limpo e despojado....vendo no teu blog e agora, acho q a traseira ficou c o porta-malas mt chapado, mt largo e plano.
    A frente me parece boa, mas a lateral e traseira no angulo q vc mostra, poderia ser mais 'robustas', c um pouco mais d curvaturas p nao ficarem tao planas....
    O meu GT acho q vou postar do jeito q ta...puxei mais pro audi, mas ta meio bombadao!hahahaa.

    absss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pessoalmente nao curo muito o estilo do DKW, mas o seu sketch lipo fez realmente eu mudar minha opiniao! abraços!

    ResponderExcluir
  6. Luiz,

    muito bacana todo empenho nesse projeto, acho que esse é o caminho para o sucesso, com certeza.
    No entanto concordo com o Gustavo Scatena na questão do design. Realmente está com cara de carro antigo, muito "barca", está ainda faltando trazer as linhas do carro para uma leitura moderna do que seria toda essa tecnologia e esportividade. A estética do carro tem que dizer "olhe só as minhas linhas modernas, minhas superfícies complexas e inovadoras.Não te dá vontade de me dirigir, de descobrir o que eu tenho por tras dessa lataria que tanto me valoriza??"
    Uau! Hehehe é isso...

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala Luiz! Parabens pelo projeto! Quando vi me veio um monte de ideias na cabeça, entao vou tacar todas as opinioes aqui (me limitando à forma do carro) e voce aproveita aquelas que achar relevantes:
    - Concordo com o Scatena e com o Ivo Lajner, o carro tem uma linguagem ultrapassada. E a traseira me lembra demais os Corvettes, que jà tem alguns anos nas costas. Tenta trazer algo novo, procure inspiraçao em outros objetos que tenham as caracteristicas que voce queira passar. E estuda o volume, as superficies e as proporçoes dos novos carros e novos conceitos: Citroen GT, Citroen Survolt, Ferrari Italia, Alfa 2ueotantta de Pininfarina, sao algumas sugestoes.
    - Nova tecnologia = nova forma. Com baterias é possivel ter um package diferente, nao tem mais o volume enorme do motor na frente, o que te da a possibilidade de criar uma forma nova que nao era possivel com a tecnologia antiga, mostre isso. E a grade tambem perde o sentido, é possivel jogar com os detalhes de uma maneira diferente ai na frente. Pode olhar o VW E-Up por exemplo.
    - Os vincos em superficies grandes como o capo ajudam a criar uma estrutura e deixam o carro mais interessante.
    - Um carro complexo demais dificilmente é agradavel de se ver, mas um carro limpo demais se torna um tédio rapido. Tem que ter pelo menos um elemento forte, algo interessante.
    - Falta personalidade, expressao. Olhando a frente do seu carro fico em duvida se é um objeto assustado, timido, divertido. Nao sei o que ele quer me dizer.
    - Até carros pequenos, como o Audi A1 começam a usar LEDs no farol. Como voce fez ajuda a envelhecer bastante o carro. E de novo: nova tecnologia = nova forma.
    Enfim, espero ter ajudado. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Jesuan, concordo c o teu comentario, menos um detalhe: se eh uma releitura, como ele vai propor algo totalmente novo? Tem q ter semelhanças c o carro original...eu tb fiz uma releitura desse dkw malzoni, q alias, tinha os 4 aros da auto-union (audi), e estou apanhando pq eh dificil agrupar as caracteristicas do antigo c uma 'pegada' bem atual.
    Mas em resumo, se for releitura, acho q nao pode mesmo fugir mt da origem.....

    abssss

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fala Jony, concordo que tem que manter a origem, mas mesmo assim é possivel fazer algo novo. Um exemplo: P3/4 e P4/5. Apesar de manter uma semelhança com a original, o volume é diferente, as proporçoes dos elementos sao diferentes, as linhas sao mais bem definidas, mais tensas. E' um carro novo.

    ResponderExcluir
  11. Pois eh Jesuan, ha controversias....o exemplo q vc deu eh otimo, mas acho q fica dificil (p mim pelo menos) saber qual o limite d inovar ou nao num redesign. Acho q o designer pode se aproximar mais ou menos do original, depende da intenção q ha por tras disso.
    Outra coisa eh o lance d ter ou nao uma grade d radiador,eu lembrei do Tesla roadster q eh eletrico e tem uma 'boca' enorme e varias aletas d entrada d ar no capo....
    Logo estarei postando minha versao do GT Malzoni, q tem uma visao um pouco diferente, e ja to curioso p saber das opinioes.
    Ja q nao esta tendo broba weekchallenge, nos estamos fazendo um particular aki...hehehehe

    abssss

    PS: parece q o Luiz e eu estamos tendo aulas d retorica c o Suplicy!!!! bla bla bla bla....

    ResponderExcluir
  12. Ola Jesuan, essa Ferrari 330 é maravilhosa, essa 330 TRI então nem se fala P5/6 , esse modelo novo que vc mostrou ai, me parece que deixa meio que de lado a hegemonia do modelo antigo* ( falando-se de curvas mais bem definidas como vc citou ai ), pelo menos é a minha visão, eu acho também na minha mera visão, que o design de um Porsche por exemplo, é bem mais convincente quando se trata de manter a sua hegemonia, tem coisa que se mexer muito estraga, ou vira um carro novo, com outra cara, e que não lembra muito o seu antecessor...
    - veja bem, essa é a minha visão...
    Se você for manter a hegemonia do design é bem complicado de se mexer muito nas suas linhas, concordo com o que disse o Scatena, poderia sim mexer nas tensões de algumas linhas, mas não mexe-las a ponto de fazer um modelo novo... a idéia era manter a hegemonia do DKW e puma e acho que isso foi mantido nesse modelo.. Ok ?


    Abraço
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  13. Master Velasco,

    Se me permite, falta um detalhe principal, aquele q o destacou no estacionamento de Le Mans em 1967 no meio dos milhares de 911's, Ferraris, etc. Explico: quando voltamos à Bélgica em 68 (meu pai era o embaixador no Brasil) levamos na bagagem diplomática o carro mais espetacular jamais construido. Na gare das 24H du Mans daquele ano, todos ficaram boquiabertos c o apêndice do capô dianteiro, de grande impacto visual mas sem nenhma função aerodinâmica. Todos os carros da época q tinham desse apêndice eram abertos na parte frontal p refrigerar o motor, ao passo q o Malzoni o exibia como um misterioso "monte-de-vênus". O sucesso foi completo, ofertas de venda até hoje rolam p aqui. A propósito, como diplomatas ao longo dos anos já tivemos mais de cem automóveis, todos uma belas porcarias, e o nosso Puma DKW ainda hoje provoca os mais tensos & diversos comentários.
    "Munca mais houve uma mulher como Gilda"
    Espero tê-lo ajudado.
    Saudações belgo-monarquistas
    carlo paolucci

    ResponderExcluir
  14. Ciao Carlo! eu gostei da proposta do Velasco, e ja disse q fiz a minha tb, mas ainda nao postei aki e em nenhum lugar.
    Acho q usei esse apendice q vc citou d forma discreta, e tb criei um novo Malzoni mais 'sexy', entao, em vez d ficar falando, vou tratar logo d postar aki p saber a opiniao d todos....o q eu sempre acho otimo!
    Bela estoria bello!Se tiver fotos das epocas c os carros, seria mt bom ve-las aki....
    abssssss

    ResponderExcluir