quinta-feira, abril 8

Y-Box do novato no BRoba Marcelo Figueiredo

"Olá a todos brobas,

Meu primeiro post nesse blog que venho acompanhando a algum tempo já.

Eu sou designer de produtos formado em 2002 pela FAAP, fiz parte da
primeira turma do curso de Deesign da Mobilidade, tbm na FAAP, tenho
29 anos e sou paulistano da gema.
Hoje trabalho no estúdio Hangar44 de design.

Como a grande maioria que segue esse blog (para não dizer todos), sou
louco pelo mundo do design dos carros, motos e afins, e sempre que
posso faço cursos com profissionais da área.
No final do ano passado fiz o curso Sketch It!
E o resultado está aí em baixo.

Um resumo do que é esse projeto.
Tínhamos que desenvolver um conceito de veículo para uma marca que não
fosse da área automotiva.
A empresa para a qual eu tive que conceituar foi a Microsoft.
Depois de penar um pouco sobre o que fazer lembrei do briefing dados
pelos professores, eles disseram: "...seu veículo pode até voar...".
Então comecei a pensar em naves, como os pod racers da série Star Wars.
Depois de muitos sketches surgiu um veículo que defini como acessório
para um console de video game de uma geração futura. O chamei de Y
Box, seria o futuro do X Box.
No conceito vc poderia acoplar o console no pod racer e escanear o
ambiente enquanto voa. Com isso vc teria sempre cenários novos para
seus jogos.

Eu estou enviando uma prancha com o conceito e outro desenho de
variação sobre o conceito.

Espero que vcs gostem.
Críticas são sempre bem vindas.

Abraços a todos
All hail Broba.

Marcelo Figueiredo."





13 comentários:

  1. Antes de mais nada, bem vindo Marcelo! E que sketch heim! Adoro essas coisas, conceitos, e afins...e curti muito a idéia do console, possibilitando escanear o ambiente de jogo! Cara, que viagem!! Muito bom!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Para melhorar ainda mais poderia brincar mais com a variação das cores do background e uma perspectiva no estilo Daniel Simon para deixar zerado. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acho eu, na palavra de um "leilo" que se os carros fossem pensados como "verdadeiros design do objeto" ( se é assim que eu posso me referir ) logo no inicio de sua existência, não teriamos que mudar todo o meio em que vivemos em relação a sua função, qual a função do carro? alias, ha varios carros com apelo estético formal cheio de Gest@L% que não tem função nenhuma com o nosso meio, que carro é pensado como design do objeto ? talvez um hummer? um troller? sei la eu, ou talvez esse design seu? por que não?

    gostei da viagem, alias o que seria dos profissionais de dez anos atras se existissem esse monte de profissionais de hoje, e o que sera dos sabios profissionais de hoje daqui a dez anos? pobres são os que julgam os leigos na area do design, pois se até o design dos objetos está em processo de transformação continua....
    isso tudo é para dizer que viajar é importante..rss

    Parabens
    Abraço


    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  4. Fala Marcelo,

    Grande projeto, muito legal mesmo. Também gosto muito dos conceitos, e destes projetos Sci-Fi.

    Só senti falta mesmo de us belos sketchs de perspectivas, daquelas bem ousadas mesmo pra mostrar todo o volume do projeto.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá de novo galera do Broba...beleza???

    Gostaria de agradecer ao post do meu trabalho.
    É bom saber que quando queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos ou viagens, isso é feito por uma equipe tão competente...valeu!

    Obrigado a todos pelo incentivo e críticas de observação.
    Mandarei mais trabalhos meus para o blog.

    Abras a todos.

    Marcelo Figueiredo.

    ResponderExcluir
  6. Ae eu tava lah no dia ada apresentação! muito bom o projetinho! as dicas acho que vc jah recebeu dos caras mais fodas desse meio então ficam soh os elogios da minha parte hehehe abraço Marcelão!

    ResponderExcluir
  7. Grande Marcelão!!!!!

    viajando, e isso é excelente!

    nem preciso dizer nada, vc é alem de otimo designer uma pessoa incrivel!!

    gd abraço

    ResponderExcluir
  8. Cara não sei se ficou claro meu comentario, mas eu achei bem legal e excelente, vou deixar claro isso, para não criar comentários...

    so disse pelo fato dos carros resolverem um problema, que na verdade esse problema acho eu "é de nos transportar com agilidade" e em contra mão ele cria varios outros problemas, resumindo; você resolve um problema e cria varios em cima desse, compreende?
    hoje os carros criaram tantos problemas para sociedade no geral e para o planeta que nem os "experts" do design conseguem resolver, é so isso quis passar...
    Acho que ser design não é so desenhar e conceituar formas belissimas, antes de tudo ser design é criar um produto que resolva o problema, e quais são os nossos problemas hoje criados pelos carros?... deixa eu parar por aqui, se não ja viu...

    grande viagem

    abraço

    Parabens

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  9. Luiz, você tocou em um ponto importante. Ainda vou fazer um post sobre o papel do automóvel no futuro da mobilidade.

    ResponderExcluir
  10. Legal Rodrigo , isso sera muito bom para todos que vivem no mundo da "imaginação"
    as vezes tento passar algo mas não sei se estou me expressando bem, ontem estava assistindo o canal managementv, canal 70 da tva, o programa era o futuro da toyota, e abordaram esses temas, acho que estamos pensando de mais em carros esteticamente "lindões" sabe, o problema gerado pelo carros está de mais, veja um exemplo, imagenemos que para eu conceituar um garfo terei que mudar todas as cozinhas do mundo, entende? temos que mudar a natureza toda em função da existência do carro, eu na minha visão de leigo acho que tem muito profissional que se julga profissional porque esta em uma posição assim vamos dizer: mas favorável ao que fazem sketch por lazer e que por outro lado, so esquentam a cadeira dos departamentos de design, entende? ( veja não estou falando de fulano nem de beltrano ) estou falando é na situação que as grandes montadoras se encontram hoje, so se pensa em carro lindão pra vender, mas o real problema ninguem pensa...exemplo: nesse simples sketch, vejo varias incógnitas que ja deixaria de causar problemas na qual os "carros normais" causam hoje... e é por isso que eu disse que viajar é legal, é importante, com tanto que busquemos soluções para os nossos problemas, acho que é esse o papel do design,
    OBS# ( viajar à toa é queimar energia à toa, importante é ter no que viajar )
    é logico q. : as coisas tem que funcionar com apelos estéticos formais ( se é assim que posso dizer) mas por outro lado, quem está pensando no problema? na função do produto
    ( no caso carro)? .... posso estar engando..
    mas é isso que eu acho, tem muita gente começando agora, e aprendendo aqui, e isso é importante passar para muitos daqui do broba e no geral, acho na minha visão que ser designer não é so desenhar "carrinhos", o negócio é muito mais complexo, por isso é importante viajar, pois talvez a solução do futuro da mobilidade não esteja nos nossos carros de hoje... quem não gosta de desenhar carros aqui? quem não gostaria de estar em uma motadora? isso é obvio!!, eu também quero uma oportunidade em uma montadora e sou fã de muitos daqui e sou fã de muitos carros também, principalmente os que tem "motorzão", mas a questão não é essa..!!
    a questão que estou me referindo é que temos que pensar em soluções para os problemas, independente de estar em uma montadora ou não, estamos vivendo em uma realidade que não é mais a mesma do henry ford....

    Acho que tem cara que me odeia...rss (Cara polêmico eu)... da próxima eu so elogio o trabalho e saio fora, ok?
    tudo isso porque o sketch é diferente da nossa realidade ....rss



    Abraço, a disposição
    e parabens de novo
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  11. Marcelo teu projeto ta realmente incrivel, tanto no conceito qto no render e apresentação.
    Como eu sou pessimo em conceitos futuristas, fico d cara qdo vejo um realmente bom....mas q da mta vontade d ver outras vistas, isso da mesmo!!!!!

    parabens e abssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Esse eh o super Luiz!!!!! O cara das motos 3d!!! Eu acho q ninguem desenvolveu nenhum sentimento tao forte qto ódio por vc nao...
    Mas como eu nao deixo d dar pitaco na conversa alheia, acho otimo ter esse tipo d questionamento aki, mostrar o q a gente tem d duvida, etc....e melhor ainda qdo alguem como o Ciossani ou outros designers passam as dicas e informaçoes pra gente.

    Soh acho injusto q este post tenha tantos comentarios e outros COM QUASE NENHUM!!!!!
    Vamos la pessoal, espantem a preguiça!!!!!


    absssss

    ResponderExcluir