terça-feira, abril 27

Lançamentos das ruas no Paredão do BRoba! NOVO UNO na mira!


Este Post é o primeiro do tipo aqui no BRoba, (acredito que seja um dos raros espaços virtuais onde isso possa acontecer) um lugar onde colocamos os lançamentos das montadoras no Paredão, para sabermos a opinião de quem participa do blog. Queremos receber comentários do ponto de vista do Design, seja de estudantes de Design, ou de Designers formados, atuantes ou não, o que importa é expor a opinião sobre as linhas do carro, conceito, visual, interior, exterior, etc...claro que de uma forma educada e honesta, ok? Comentários que acharmos fora do padrão quanto ao uso de palavras de baixo calão e ofensivas serão retirados imediatamente do blog.
Aproveitem este novo tipo do abordagem do BRoba para aprender ainda mais sobre design automotivo, os comentários que surgirem nestes posts também ajudarão muito na hora de começar a desenhar, deixem pra traz preconceitos com marcas e abram suas mentes!


THINK BRoba!


Aqui está nosso primeiro Carro no Paredão do BRoba! 
Olhem com atenção, pensem, e comentem a vontade!


Carro:NOVO UNO
Fabricante: Fabbrica Italiana de Automobili Torino (FIAT)
Data de surgimento da primeira geração: 20 de janeiro de 1983
Curiosidades: 
-Foi lançado para combater a invasão japonesa no segmento de carros pequenos.
-A proposta escolhida (144) foi a do estudio de design Italdesign, antes era um projeto desenvolvido para a marca Lancia.
-Coeficiente Aerodinâmico do primeiro modelo era de 0,34!









23 comentários:

  1. Estranho!!! Mto Dificil olhar e Dizer eh um UNO.

    ResponderExcluir
  2. Bom.. o carro Mudou!

    O uno foi meu primeiro carro (uno 2007) mais antes dele minha mãe teve um também, que por sinal também foi o primeiro carro dela (depois um onibus bateu na traseira..detalhe..haha)

    Eu gosto do Uno, é um produto bom, acessível e econômico, nunca tive problemas na parte mecanica do carro, claro que isso eu digo com base no modelo antigo e com base no valor do carro, espero que isso continue no novo.
    não é o melhor carro do mundo, mais cumpre o que promete, efim... um produto bom.

    Quanto a design
    Acho que ficou simpatico, quando digo isso, quero dizer que as linhas estão suaves, não estao pesadas e que as cores remetem algo novo, fora do padrão como era o anterior. Um carro que anteriormente era muito "quadrado" e tinha linhas muito definidas, agora esta mais suave...Acrdito que não tenha um exagero de linhas..

    Vi uma evolução gigantesca no interior do carro, quem conhece o antigo sabe como era porco o acabamento e as peças, digo isso dos modelos antigos até os atuais...
    Gostei muito do volante, painel e até do acabamento, isso analisando a foto...Ficou bem sóbrio..
    O uno antigo nem conta giros tinha ! haha

    Sem falar que esse novo modelo vem com motores novos... 1.0 e 1.4

    Sou suspeito para dizer isso, por que meu antigo uninho me ajudou muito e nunca tive problemas com ele...

    Só gostaria de saber o preço medio dele... e sugerir que quando tiver um post desses..colocar na descrição tbm o valor..


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estranho visto assim, mais talvez nas ruas fique melhor .

    O Design e + ou - ....


    Mais em comparação a geração antiga ( fabricada de 1083 à 2010 ) é com certaza bem melhor !

    ResponderExcluir
  4. "O Design e + ou - ...."

    O que é um design "+ ou -"? Por que razão?


    Bruno Said

    ResponderExcluir
  5. De modo geral gostei do design do novo uno. Apesar de estar com linhas totalmente novas, mais arredondadas, a fiat conseguiu manter a identidade do uno. Alguns elementos pegos do Panda deram um charme a mais para o carro, soluções como a parte do paralamas com desenho "flutuando", a grade frontal assimétrica, mostram ousadia sem exageros. Algo que me incomoda um pouco, nessa versão way é o corte inclinado do para-choque, entre o porta malas e o paralama traseiro, não parece muito coerente com o resto do carro, e pelo fato de o parachoque ser preto ressalta mais ainda. Outro detalhe que não me agrada muito é friso lateral da outra versão, parece estar meio perdido no meio do desenho.
    O interior achei que deu um belo salto de evolução, principalmente pelo fato de haver peças personalizáveis e o desenho bem acabado. Se formos comparar com o último facelift, acho que a evolução quanto ao design está bem aparente.
    Lembrando que essa é apenas minha humilde opnião. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. considerando toda a proposta do carro, as projeções de preço e o público alvo,achei bem bacana...
    o design ficou bacana, não cansativo, o que vai possibilitar os futuros faclifts (adorado pelas montadoras,rs...) por esse mesmo motivo, acho q ficou lavado de mais, sem muita personalidade, mas, novamente, considerando a proposta, ficou bem divertido...

    a FIAT ousou, os meus olhos, ao resgatar o nome UNO numa repaginada grande dessa, mas acho que acertou sim! Sempre fui fã das grades assimétricas, não costumo usar nos meus sketch, mas sempre achei legal..!

    Parabéns pra FIAT, excelente trabalho!

    Boa noite, BRobas!

    ResponderExcluir
  7. Bom, não sei qual foi a fonte das imagens, mas acho que podia ter mais algumas fotos pra gente apreciar ainda mais, mas tenho certeza que logo logo teremos mais posts desse tipo...
    Tendo em Vista as imagens que estão aí, eu achei o shape externo bem interessante, e bem revolucionário comparado ao shape antigo,o tema dos faróis (dianteiros) tem um forma extravagante que confere uma personalidade e uma atitude bem distinta ao carro, já no no painel eu tive a impressão de que esta acontecendo muita coisa ao mesmo tempo (aprendi isso bem recentemente ;))e no velocimetro eu acho que o conta giros e o logo da fiat poderiam trocar de lugar, já que o contagiros intencionado do mesmo lado da alavanca de câmbio daria um ar mais interessante para quem gosta de dirigir
    é isso
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  8. Bruno deixou a questao no ar??? Da tua opiniao sobre a opiniao....eu tb gostaria d saber o q eh um design mais ou menos...essa resposta eh mais ou menos tb!

    Mais uma novidade bem vinda no broba....curti mt a ideia, soh nao vale desanimar como no caso do weekchallenge! hehehehe
    Qto ao Uno, realmente nao gostei. Talvez ao vivo eu mude d opiniao, mas alem de um design meio anos 90, todo arredondado e monótono, pode ser q o coitado nao seja fotogenico, e ao vivo ele cresça aos olhos....ja vi mtos casos assim.
    As fotos dele sem essas 'carenagens' aplicadas fica mais simpatico, mas mt inspirado no novo Citroen C3 picasso, q alias, eh mt bonito, e combina linhas angulosas c curvas, coisa q no uno nao acontece.
    O Uno dos anos 80 foi ate revolucionario em design, e esse nao apresentou nada c jeito d novidade e essa nova linguagem usada deixou o carro c aspecto meio pesado.
    Nao eh um carro feio, mas poderia ser mt melhor....talvez um proximo week challenge!!!!

    abssss

    ResponderExcluir
  9. Gostei do novo uno, não sei se podemos dizer que eh novo pois não substitui o antigo, mas eh com certeza um novo carro,com opções de personalização nunca vistas antes no segmento e isso eh o bom design. Concordo com muito do que o Tanabe colocou, principalemente na grade frontal assimétrica, realmente muito ousado! O interior eh bem agradavel e aparentemente bem acabado. Mas, assim como muitos que não gostavam do agile em fotos e qndo viram ele nas ruas se surpreenderam eu tbm quero ver o uno nas ruas! abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Na minha humilde opinião, eu acho que a o novo Uno deixou um pouco de ser umUno, perdeu a sua escência, esta versão a adventure, está muito carregada de adereços e muito plástico, da um ar de "sou pesadão manolo!", a versão normal, está muito mais atraente, sua semeçlhança com o panda, só lhe tras beneficios, gostei as lanternas traseiras, do desenho dos parachoques também, uma coisa só me deixou um pouco com o pé atraz, aqueles 3 buraquinhos alá daihatsu/suzuki/sou um key car dos anos 90, no parachoque, sim é uma sousadia, até que não foge da proposta do carro, mas na minah opinião, é um detalhe desnecessário.

    resumindo..dou nota 7 para o novo uno (na sua versão normal)

    ALGUEM PODERIA FAZER UM PIMP PRA ELE Q TAL ;)

    ABRASS PESSOAL!

    ResponderExcluir
  11. Bem legal esse formato de post hein, vai acabar virando um banco de dados de opinião pras montadoras, hehehehehehe.
    Primeiramente, achei q ficou meio conflitante o nome Uno pra este carro. Quando se ouve o nome dele, logo vem a cabeça um carro já ocnhecido por todos, com um shape peculiar e tal, não vejo nenhum elemento que me lembre as outras gerações.
    Quanto ao shape em si, achei "simpático" apesar de muito estático, mas o uno nunca foi um carro dinâmico não é mesmo? Uma coisa que eu não sinto quando vejo esse carro, é a robustez (no sentido de durabilidade, simplicidade, que aguenta o dia a dia) q um uno deve passar, ele ficou mto soft, amiguinho, que dá dó de colocá-lo em situações mais extremas de uso.
    Também não gostei dos apliques plásticos nesta versão, principalmente o parachoques traseiro que acaba num bico ali na tampa do portamalas sem continuidade nenhuma, e na lateral fiquei com a sensação de "falta alguma coisa" ali embaixo, como se tivessem arrancado alguma coisa q tinha lá.
    Quanto ao interior, achei bem carregado de modo geral, outra coisa q gera um certo conflito na minha cabeça com a história do Uno. Achei também alguns elementos meio soltos, ou que não se comunicam com as linhas como aqueles botões de acionar os vidros (e aquele espaço vazio entre eles), e o ponto de energia, ou acendedor de cigarros, que parece q sobrou e foi colocado ali.
    Mas, como já disseram, as impressões podem ser outras ao vivo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Realmente, como disse o Scatena, ficou um espaço vazio muito estranho entre os botões do vidro elétirco, mas... vendo o painel do panda( é pq esse Novo uno não passa de um panda mais bonitinho) têm as mesmas disposições dos vidros, porém com uma composição mais sólida e sem a falta de "alguma coisa".. O interior ficou legal, acho que, vendo as fotos, o interior espaçoso foi mantido, até pq o "novo uno" tem características como o do IDEA: teto alto. Os tecidos dos bancos, ficaram com um grafismo legal, despojado, só falta saber a qualidade.

    O exterior, como disse, é um Panda mais bonitinho. É um carro Legal, mas a versão normal tá melhor resolvida(A versão WAY tá estranha com aquele corte na traseira, falta uma continuação). Talvez faltasse algo na porta traseira, alguma linha ali como na lateral do carro. A frente com a falsa entrada de ar me lembrou muito o Peugeot 206 com aquelas "entradas" no capô, deixou o carro com cara de descolado.
    No final das contas, ficou um carrinho legal, claro, nem tudo é perfeito, até pq fazer um carro "barato"sem gastar muito é como dançar com bambolê tentando trocar de roupa ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  13. O Broba está de parabéns por mais esta sacada, uma ótima novidade aqui no blog.
    Gostei do projeto do novo Uno, no geral agradou bastante, dentro da proposta na qual ele se encaixa, e pela primeira vista, as outras versões me agradaram muito mais do que esta, meio aventureira. Os adesivos remetendo ao 500 deram um charme extra no carrinho. O shape do carro lembra até um "jipinho" e passa uma sensação de que o carro é robusto assim como o veterano. O interior também me agradou bastante, principalmente o volante e o aplique em black piano, mas dá a impressão que as saídas de ar e o som parecem estar brigando ali.
    O que não me agradou muito foi esta versão da foto. Parece que os plásticos pretos o deixaram muito pesado para o porte do carro. Talvez se as rodas fossem maiores ficaria melhor. E outra coisa, o excesso de logos no interior no carro. Acredito que possa ser uma boa jogada de marketing, mas três logos não seriam demais?
    Gostei muito da ousadia da Fiat no caso da assimetria na frente, e usar os três desenhos da grade em alusão a palavra Uno.
    Acho que as impressões podem mudar, vendo o carro ao vivo.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  14. CAROS AMIGOS DO BROBA, em primeiro lugar quero parabenizar o site pela inicitiva de ampliar o conceito de "desenhar carros".
    Sobre o Design do Novo Uno, gostei muito do grafismo do nome, dentro dos retangulos, gerando a grade assimetrica da frente. Mas de novo só interior, bem interessante, levemente inspirado no Fiat 500. Por fora é um Fiat Panda Nacionalizado. Mas parece um bom carro, para sua finialidade.

    ResponderExcluir
  15. Complicado opinar no trabalho dos outros... Uma coisa é desenhar no papel, outra é ter teu chefe, o pessoal "aventureiro" do marketing, custos e um monte de requisitos a cumprir, além do tempo. Mas por outro lado se fosse meu projeto ia gostar de saber a opiniao de outras pessoas. E a iniciativa é boa como forma de aprendizado também. Entao comentando apenas o desenho do carro e deixando o resto de lado, minha opiniao é: nao gostei. E' um volume muito pesado em cima de duas rodinhas minusculas, virou uma caixona sobre rodas. E os paralamas gigantes que deveriam ajudar a aumentar as rodas, na verdade deixam o carro mais pesado ainda. Nao concordo que fazer a grade assimetrica é uma ousadia, nao era nem ha 30 anos atras: panda , mas o panda tinha um motivo pra ter essa grade, nao sei se esse uno tambem tem. E falta expressao, falta emoçao, o carro nao me diz nada, concordo com o Jony quando diz que é monotono. O lado positivo é que as superficies me parecem muito bem feitas, as linhas do carro muito bem definidas (tirando os plasticos do adventure). Em relaòao ao interior, sò vi essa foto e me parece muito bem feito, ao contrario do exterior, gostei bastante.
    A quem disse que é melhor que o antigo, acho um pouco precipitado essa opiniao, afinal de contas posso contar nos dedos um automovel que conseguiu vender por mais de 20 anos com praticamente o mesmo design, é um marco na història. Gostava muito do modelo antigo, foi um excelente projeto.
    E fiquei com algumas duvidas quando vi esse carro. Por que nao levar o Panda ao invés de fazer um novo projeto, é muito mais agradavel na minha opiniao. Ou fazer algo mais proximo? Ou seguir outro sucesso? Ou o Punto, ou o Palio mesmo? Vai saber o que se passa la dentro da FIAT...
    Mas de qualquer forma quem vai dizer se é um bom projeto ou nao é o mercado. Sucesso pro novo carrinho, acredito que possa vender bem. E é bom ver nascer mais e mais projetos nacionais!

    ResponderExcluir
  16. "Bruno deixou a questao no ar??? Da tua opiniao sobre a opiniao....eu tb gostaria d saber o q eh um design mais ou menos...essa resposta eh mais ou menos tb!"


    Não foi uma resposta. Foi uma pergunta, pois eu também queria saber a justificativa de um "design + ou -"

    Se achou feio bonito o que mais vale é o embasamento para tal resposta. Por quais motivos? Não gostou dos faróis? São pequenos? Grandes? E as rodas? Proporção?...

    É justificando nossa opinião que podemos ver os dois lados da moeda, entender a percepção de cada um e acrescentar para nós diferentes pontos de vista, seja contra ou a favor do nosso. Falar que é feio ou bonito é simples, mas refletir sobre o porque de nos parecer feio ou bonito é que aguçamos a nossa percepção assim como a galera que mandou ver nos comentários.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou desenvolvendo os dispositivos de solda do Uno, uma plataforma totalmente diferente e muito evolutiva...Deixaram de lado o uno quadradao,que eu achava mais bonito e colocaram de alguma forma um carro similar em proporçoes e ate lembra um pouco o FOX.mas como nao podemos nunca parar de evoluir,ta ai uma boa proposta.

    ResponderExcluir
  18. Fala BRobas!
    Gostei bastante do novo Uno. Acredito que a FIAT conseguiu preservar a identidade do carro e foi muito feliz ao trazer a possibilidade de personalização ao mundo dos carros de entrada! Guardadas as devidas proporções, o novo Uno pode atender aos anseios de quem procura um carro de aspecto jovem como o Mini e o 500, por exemplo.
    Ao meu ver essa versão Way tem a lateral melhor resolvida. Os paralamas sem a parte inferior deram um ar mais leve ao carro. Já nas versões mais baratas os frisos laterais ficaram um pouco perdidos na minha opinião.
    O interior também parece ter dado um grande salto em qualidade e, mais uma vez, parabéns à Fiat pela sacada de possibilitar que o usuário troque peças e personalize seu carro!
    Bom, já deu pra ver que a galera tem opiniões divergentes quanto a esse novo carro! Legal ver essa exposição saudável de idéias e opiniões!
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. No aspecto geral gostei bastante do carro e acredito que seu design deverá agradar bastante diferentes públicos. Tem um apelo de novidade e ousadia na medida certa para seu segmento. Gosto da forma como foi trabalhado o estilo baseado em quadrados com os cantos arredondados em detalhes como faróis, logotipos e até mesmo na roda (não tanto nessa versão).
    Um ponto que acho que poderia melhorar seria o corte do parachoque traseiro, como o Milton apontou. Concordo com os colegas que sentiram uma certa falta de velocidade no desenho. Acredito que essa impressão se deve à proporção DLO x lataria na lateral e pela linha inferior dos vidros não subir tanto quanto em outros carros à medida que vai para a traseira do carro.
    Gostaria de ver essa versão com a região entre os faróis e a parte de baixo dos parachoques pintadas na cor da carroceria... talvez equilibrasse melhor com o preto.
    Gostei muito do interior... ficou na medida. Achei interessante a solução de colocar os acionadores do vidro elétrico no painel, pois alia economia e funcionalidade.
    Agora é ver pessoalmente e ver qual é a real.

    Abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  20. Fala Bruno, eu entendi o q vc quis dizer mas eh q tava esperando ver tb a tua opiniao....
    Realmente fica mt interessante ler todos os ptos d vista, e se for pelas opinioes ate agora, o carro vai emplacar sucesso!!!!

    abssss

    ResponderExcluir
  21. Bem, por um lado acho que a FIAT está tentando imprimir em sua linha de produtos algo muito importante, o "family feeling" ou idêntidade da marca, coisa que não havia anteriormente. Nota-se agora certa coerência entre os carros da marca no que se refere a design e a referência em termos de design hoje para a marca é o Punto desenhado pelo Giuggiaro. Gostaria de ver o uno ao vivo (apesar de já tê-lo visto disfarçado) sem essas parafernálhas de plástico que a FIAT gosta muito de usar o que na minha opinião deixa o carro com aspecto pesado e poluído, passa a impressão de fake, coisa de plástico sem durabilidade, que após alguns anos de uso e umas estradas esburacadas vai ficar batendo e enchendo o saco.
    Gostei do interior, evoluiu, é verdade tem muita logo mas no geral ficou prático e funcional, gostei muito do design do volante, parece ter uma boa pegada.
    O design exterior passa a impressão de carro compacto e econômico, gostei disso, a traseira também ficou bacana, tem idêntidade (só não gostei daquela ponta do parachoque), na frente a assimetria ficou ousada mas não gostei, senti falta de uma entrada de ar com mais personalidade.

    ResponderExcluir
  22. pela quantidade de comentários, já vi que esse tipo post vai ser bem popular aqui no Broba! Parabéns galera!
    abraços

    ResponderExcluir
  23. Ola, meio atrasado... Parabéns por essa abordagem do blog, bem legal!!
    Será que esse novo uno também foi supervisionado pelo Giorgetto Giugiaro?...
    Acho o design de alguns carros criados pelo Giugiaro meio excêntrico, à alguns agradam, à outros não, e no caso do uno, acho que o inio do uno agradava mais pela sua funcionalidade ( custo beneficio, ergonomia ) do que propriamente pelo design, alguns chamavam o uno de o "fusca da fiat" em fução da sua mecânica, me parece que essa visão desse uno é mais "simpática" em relação a design, ( um detalhe do uno antigo era sua ergonomia, por exemplo; a altura do banco mais elevada que seus concorrentes da época, isso cansava menos o condutor no trânsito ) ,

    Ah! so um detalhe, Como julgar o design de um cara que foi eleito o designer do século ? ..rss é o mesmo que um arquiteto julgar a arquitetura do Oscar Niemeyer ..rss ( falar mal é um tiro no pé )...rsrs



    Abraço a todos
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir