"
Grato,
Pedro Gomes."
Boa tarde, BRobers!
Bom, não sei se é bem um PIMP... Só dei uns pitacos mesmo, mas usei os próprios sketches pra explicar, então, sem enrolação, segue! Se alguém encontrar uma discrepância aí, pode jogar pedra! Rsrsrs...
---
"As proporções ideais são alcançadas no side, tanto visual quanto funcionalmente. Linhas, volumes, vincos, curvas, superfícies: quanto mais detalhes você representar no seu side, realisticamente, melhores serão suas vistas e mais fáceis de se elaborar. Muita gente pensa no side primeiro, por essas questões, pra depois partir pras vistas.
Tendo a Linha Zero pronta, é ela que vai comandar teus sketchs. Tudo tem que encaixar nela. Arthur Martins falou sobre isso no BRobaDay: uma vista nada mais é que 3 Linhas Zero juntas - respeite a perspectiva, as proporções, e voilà - temos uma vista! Isso funciona em qualquer ângulo, não importa se é frente, traseira, etc...
Nos Pimps eu fiz o seguinte: encaixei as vistas nas Linhas Zero do Side, pra gente poder perceber onde as vistas estão 'escapando' - nada difícil de se corrigir...
No Side, abaixei a linha de cintura - ela pode ser rápida e alta, mas não precisa 'esmagar' a DLO. Aumentei o overhang dianteiro, porque sei que pela mecânica compartilhada e simples do Golf, o carango ainda tem tração dianteira. Cuidado pra não deixar a coluna C e o Tailgate (tampa do porta-malas) muito inclinadas e/ou 'iguais', vai parecer que o carro está 'tombando' pra frente, sabe? As formas da traseira influenciam muito na personalidade de um carro, ele tem que parecer 'pronto pra pegar' de qualquer ângulo, é a 'postura' do carro.
Eu prefiro não usar muito essas perspectivas que você escolheu, porque o sketch, se não ficar muito bom, sempre vai parecer meio tortinho, em alguma coisa... Ponto de fuga, nessas horas, é muito chato. Usando perspectivas mais 'isométricas', fica mais fácil resolver e modelar os volumes e, logo, passar rapidamente a idéia da forma que você deseja.
Vou repetir umas falas de grandes caras aqui, tem feito diferença nos meus sketchs: "representar maçanetas e retrovisores ajudam a transmitir idéias como tamanho, proposta, etc. Procure manter esses elementos presentes nos temas"; "nunca cole a roda na lataria, parece uma coisa só e seu sketch perde 'peso', não assenta como desejado" - isso é mais importante ainda em se tratando de um carro com pegada esportiva, como esse. "Definir e representar corretamente roda, pneu, caixa da roda e os espaços entre eles ajuda a dar solidez ao desenho".
Acho que é isso, rs... Aquela recomendação de sempre: faça overlays nos sketchs dos caras profissas mesmo (toneladas de blogs aqui na lateral do BRoba), e quando você for desenhar, vire a folha e faça o overlay pra corrigir possíveis distorções... Bordão do BRoba: REFERÊNCIA É TUDO!
Hahaha! Abraços!"
Grato,
Pedro Gomes."
Fala Pedro, obrigado tambem pelas ideias. Mas simplesmente repetir o y0 nas vistas laterais vai me gerar superficies chatas tanto na frente quanto na traseira e isso e' o que eu to querendo quebrar. E voce ta esquecendo da perspectiva tambem, as superficies "giram" em alguns sketches por causa da perspectiva.
ResponderExcluirEm relacao a DLO, minha ideia era gerar essa superficie pesada na lateral, quero um mini tanque hehe. Fixei nessa ideia e na linha que corta a lateral que acabei esquecendo da DLO, ja tinha percebido isso e voce tem razao, ta esmagada. O ajuste que voce fez melhorou bastante.
Abraco!
Pedro, eu tb gostei do teu pimp, principalmente na questao da DLO, q realmente ta espremida.
ResponderExcluirMas qto ao design do corpo, acho q a proposta do Jesuan eh mais original.
Achei tuas sugestoes meio caretas, deixando o carro mt certinho....
Vc deve ter visto a minha proposta, q nao eh um pimp, mas uma releitura, e acho q tb errei na mão...hahahha
Acho q o Jesuan deve aproveitar algumas dicas e dar uma ajeitada no skoda antes d partir pro 3D.
Eu mesmo, ja to pensando em fazer outra releitura, mas dessa vez, somente no traço hachurado p nao ficar aquela borradeira confusa.
Enfim, acho q o conceito eh mt bom, e vamos ver os proximos capitulos, se o Jesuan quiser continuar, claro....
absss e parabens!