"Segue minha opiniao pra melhorar os sketches do Julio Cesar e Patrick e as dicas tambem servem para o Pablo apesar de eu nao ter feito um Pimp nos desenhos dele. Mas primeiro serve um puxao de orelha tambem, tem varios Pimps no Broba e a galera nova nao segue as dicas ja colocadas - construir a perspectiva primeiro (pelo menos uma caixa com a proporcao e perspectiva correta), nem que saia errado, mas pelo menos tenta. Buscar referencias tambem em fotos, outros sketches, etc. Se esta apanhando da perspectiva ainda desenhe por cima de um sketch com perspectiva e proporcoes parecidos com o seu. Tem varios na internet, imprime e desenhe por cima.
Bora la, em relacao ao sketch do Julio Cesar, imaginei que a ideia seria de algo entre um hatchback e um coupe como um VW Scirocco ou Honda CR-Z. Entao primeira coisa e' estudar as proporcoes desse tipo de automovel e construir a perspectiva na forma de caixas que definem o volume e a linha que passa no centro do automovel (o nome dessa linha e' y0 e ela e' importante pra construir a perspectiva) e coloque tambem as rodas na perspectiva correta. Uma perspectiva errada estraga tudo, o nosso olho percebe imediatamente que algo esta errado, mesmo de uma pessoa leiga. Entao sem essas "caixas" e as rodas construidas de maneira correta nao tem marcador, pastel ou Photoshop que ira consertar o desenho.
Repare na foto tambem as proporcoes entre os elementos. 1- entreeixos x tamanho das rodas, 2- largura x comprimento, 3 - altura da linha de cintura, 4- detalhes (farois, grade frontal, retrovisor), etc. E repare tambem que existe um espaco consideravel entre a roda e o capo, algo que voce esta esquecendo no seu sketch. A suspensao do carro precisa trabalhar. Essas proporcoes variam para cada tipo de automovel (esportivo, SUV, etc.).
Mas a coisa complica um pouco ainda porque um sketch rapido nao fica legal tambem com as proporcoes corretas de uma foto, um truque pra fazer um sketch rapido e que chame a atencao e' alterar a proporcao de alguns elementos, isso vai depender de cada sketch e automovel e vai depender de qual detalhe voce vai querer enfatizar. O melhor no comeco e', como sempre, buscar referencias. Desenhe em cima de um sketch com as proporcoes que deseja. Aqui peguei um sketch do proprio VW Scirocco [http://www.google.pl/search?q=scirocco+sketch&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&hl=pt-BR&tab=wi&biw=1280&bih=709">link]. Pronto, com essa perspectiva como base fica facil ajeitar o sketch. Ultima dica: vi no seu blog que demora mais de 2 horas pra fazer um sketch. Isso e' um problema tambem, quanto mais tempo em um sketch, pior ele fica. Esse sketch fiz em 15 min. por exemplo.
Agora sobre o desenho do Patrick. Gostei do estilo, ja ta em um nivel bom. As dicas sobre perspectiva servem tambem e a primeira coisa que fiz foi um sketch no PS mesmo para ajeitar a perspectiva e mudar a proporcao de alguns elementos. Refletir a foto ajuda ver os erros. A grade e alguns detalhes estavam muito "timidos", entao pode aumentar um pouco para dar mais personalidade ao carro. Fiquei em duvida se era um hatch ou um SUV provavelmente por causa da altura em relacao ao solo e o exagero em relacao ao tamanho das rodas, resolvi ficar com o hatch. Um truque se quiser manter as rodas exageradas e' "corta-las", nao sou muito fa, mas funciona.
O primeiro problema que salta no desenho sao as linhas e rodas mal definidas. Para as rodas nao tem jeito, use alguma ferramenta do PS (selecao, caneta...). Para as linhas voce deve fazer uma linha continua sempre, se nao conseguir fazer a mao livre use a ferramenta caneta tambem.
O que falta no sketch e' contraste e um ponto de foco. O maior contraste que voce pode ter e' entre o preto e o branco, quando voce vai aproximando os valores (branco, cinza muito claro, cinza claro...) vai perdendo contraste. Na frente por exemplo, quase todos valores se aproximam de um cinza escuro, imaginei onde a luz refletiria com mais intensidade e coloquei um tom de azul que se aproxima mais do branco. Tambem existe um reflexo na lataria do fundo preto. A melhor maneira de testar o contraste e' conferir seu desenho em preto e branco.
Sobre o ponto de foco. Objetos que estao mais distantes dos nossos olhos tem menos contraste e menos saturacao. Para criar um desenho mais tridimensional coloque mais contraste nos elementos que estao mais proximos e que voce queira destacar, no caso seria a frente. Ainda mudei a cor azul do detalhe do farol para laranja aumentando o contraste e atraindo a visao para a frente. Todo o desenho e' azul (uma cor fria), a cor laranja serve para criar um outro tipo de contraste - quente e frio.
Desculpa a falta de acentos e espero que ajude. Abraco!
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Jesuan Rodrigues Reis+48 723429508 Krakow - Poland"
PIMP! no Sketch do Julio César.
PIMP! no sketch do Patrick.
Nossa.. brigadão pelas dicas Jesuan.. vo seguir na risca hehehe..
ResponderExcluirGostaria de agradecer tb o pessoal do broba, pela a iniciativa de incentivar, dar dicas ( COMO ESSA EXCELENTE DICA ACIMA ) e alem de tudo pelo Broba ser o BRoba.
Abraço pros cara ai de Brobrera. ahhaha
Patrick Andrade.
Valeu mesmo pelas dicas, muito valiosas, vou me lembrar. E valeu aí BRoba, pelo espaço.
ResponderExcluirPS. novo design do blog, ficou show.
abss
Júlio
Depois dessa fiquei ate com vergonha de manda meu pimp hehhehehe.
ResponderExcluirBela iniciativa Jesuan parabens, mando bem nos pimps.
Abrç
Caraleo Jesuan, teus pimps estao otemos!!!!!
ResponderExcluirEu gosto mt qdo vejo os profissionais fazendo sks c rodas tipo 'oversized', isto eh, exageradas mesmo....
Acho q da musculatura ao conceito e personalidade ao sk, mas ao mesmo tempo eh um risco, pq distorce mt o desenho, mas mesmo assim, acho valido...
Concordo c vc, q o pessoal nao presta mta atençao nas dicas, principalmente, sobre as famosas 'overlays' q ajudam demais, pq soh assim a gente corrige os maiores erros, e treinamos a visão p rabiscar c mais proporçao nos proximos sks....eu uso mt tb o recurso d uma foto ou sketch d um profissional por baixo e rabiscar o contorno do meu carro por cima, e depois sim, criar o meu design.
Enfim, parabens pelos pimps, soh nao entende quem nao quiser....
absssss
Caramba! Parabéns em Jesuan!!
ResponderExcluirIsso não é um PIMP, é uma verdadeira aula sobre skt!, muito bacana, excelentes dicas, realmente depois de ler o post já começamos a ver as coisas de outra forma,e também notamos como as vezes a gente peca em coisas simples, ou por preguiça de correr atras de uma base pro trabalho.
O skt não apenas um desenho, ele representa o ponto de vista de quem o fez, e isso é uma base preciosa, pois quando começamos a prestar mais atenção nestas ideias e no trabalho em si de profissionais ou de quem manja mais, acabamos sempre assimilando algo, e isso é uma ajuda preciosa na hora de trabalhar nossas próprias ideias.
Parabéns mesmo Jesuan tanto pelos ensinamentos como pelo tempo dedicado ao PIMP hehe!!
O Júlio o Patrick e o Pablo já tem um excelente material de pesquisa ai, agora é correr atras e por em pratica as dicas passadas, tenho certeza de que os próximos skts apresentarão uma boa evolução!