sexta-feira, julho 9

WEEK CHALLENGE!!!!

Ele demoraaaaa! Mas chegaaa!
O BRoba Week Challenge dessa vez traz o primeiro de uma leva de temas com um apelo social embutido!
TEMA: Quem le jornal ou assiste tv, navega na internet, sabe que o Brasil, todos os anos, enfrenta um problema gravissímo toda vez que chove, as enchentes! Utimamente vimos casos de alagamento não só na cidade de São Paulo, mas tbm em vários outros estados, recentemente o caso de Alagoas mobilizou o país, com tamanha dimensão de dstruição e desaparecidos, que somavam +_ 1.500 pessoas até o final do mês de junho.
Nesta edição do Week Challenge o BRoba convida a todos os seguidores para pensar, pesquisar e desenvolver um meio de transporte que ajude a população brasileira que sofre com a destruição das enchentes. Devemos nos perguntar: "Como o design automotivo pode ajudar nosso país numa situação como essa?"


O desafio Está lançado!

O Prazo pra entrega dos Trabalhos é domingo dia 18 de julho de 2010, vocês terão um pouco mais de uma semana pra desenvolver seus trabalhos que deverão ser apresentados em uma única prancha, com no mínimo DUAS VISTAS!!! com no máximo 600 KB e dimensões a desejar, qualquer formato (paisagem, retrato, wide, etc etc)!
E o Vencedor vai estampar o Header do Blog por um bom tempo!!!


Segue alguns links sobre o caso da enchente em Alagoas e outros estados:

http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=24654780
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/g1-sobrevoa-cidades-destruidas-pela-enchente-em-alagoas.html
http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/chuva-e-seca-deixam-mais-de-80-cidades-em-emergencia-na-bahia-20100709.html
http://busca.r7.com/s?_te=&q=enchentes+em+alagoas

18 comentários:

  1. Muito bom esse tema. É a hora de fazer design

    ResponderExcluir
  2. Esse Rodox não tem jeito mesmo... rs

    Gostei do tema... espero ver projetos legais por aqui!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esse até eu vo participar! =D Mas sou café com leite! kkk!

    ResponderExcluir
  4. Caramba! to lascado....a proposta eh otima, mt original, mas eu acho um tema mt dificil....achei q ia ter um alivio neste aki...mifu!
    Ainda bem q tem um tempo bom p pensar...boa sorte a todos, vamos precisar!!!

    abssss

    ResponderExcluir
  5. Jony, não creio que seja um tema difícil. Vejo esse como um tema que nos traz algo que provavelmente já vivenciamos e por esse motivo temos muito mais domínio do que um veículo para marte, por exemplo. Só em assistir algum telejornal podemos listar algumas coisas que poderiam ajudar a resolver determinados problemas e propor soluções. Não precisa resolver todos os problemas do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Pois eh Bruno, eh q alem d outras coisas eu sou pessimo p criar conceitos assim especificos desde o zero....mas vou tentar participar, eh sempre divertido!

    absss

    ResponderExcluir
  7. caraamba gostei muito do tema!!
    da pra faze muita coisa legal mesmo!!
    vou tentar participar com certeza!!

    ResponderExcluir
  8. Isso me faz lembrar aquele velho ditado..


    Pobre não tem nada, mas quando pega enchente perde tudo... Talvez seja facil saber porque ninguem investe nesse seguimento; - quem teoricamente com dinheiro compraria um carro amfibio para talvez, um dia, quem sabe, pegar uma enchente? ja existe carro nesse nipe para entretenimento, diversão, lazer, Talvez uma pesca com o visinho... http://www.rinspeed.com/pages/content/frames_e.htm,
    e sem contar o do nosso amigo Laurão que ao meu ver, seria um carro para resgates, muito bem pensado por sinal... ( um transporte para ajudar no problema e não resolver o problema, mas que mesmo assim foi muito bem pensado por ele ) , enchente so se resolve com conscientização, infra estrutura de saneamento basico, prevenção, conscientização, não construir em areas de risco, ( barracos na beira de rios, isso serve também para barracos no pé do morro, deslizamentos )...
    sinceramente! tema legal, mas na minha mera visão, é vendavél? é necessario? enchente acontece umas tantas por ano, e em quantas delas um sujeito na vida pode estar nela? alguem compraria um carro teoricamente caro para talvez na sua vida inteira se sujeitar a pegar uma enchente? no meu ver, isso cai na mesma problematica do transito ...o governo fala que o problema é das montadoras e as montadoras fala que o problema é do governo e quem tem dinheiro na verdade voa de helicoptero e não ta nem ai para o transito e nem quem morre nele todos os dias... que alias a de São Paulo é uma das maiores, se não for a maior frota de helicopteros do mundo.... é necessario parar de degradar o meio ambiente, essas são as verdadeiras causas dos desastres naturais, correto?...Tentar dar soluções para "ajudar nessa situações" é dar tiro no pé, o certo é evitar essas situações, isso em outras palavras é c@G@# e sentar em cima...

    A disposição

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  9. "...enchente so se resolve com conscientização.."

    Luiz, acho que ninguém aqui está querendo resolver as enchentes. O tema do concurso não é esse. O tema é: "Como o design automotivo pode ajudar nosso país numa situação como essa?"

    As casas precisam serem construídas em lugares seguros, as pessoas precisam se alimentar bem e ninguém deve jogar lixo na rua. Lindo na teoria, mas a prática é outra. Sabemos que o mundo não é perfeito e o através do design podemos resolver muitas coisas antes, durante e depois de acontecer.

    Desastres naturais podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e a qualquer hora, burlando toda a lógica do sistema de "previsão" e "concientização". Os médicos estão ai para previnir doenças, checkups e tudo que a tecnologia possui, mas imprevistos acontecem. Acidentes acontecem em todo lugar, em todo canto e a toda hora. Não é porque uma pessoa não cuidou bem de sua saúde(prevenção/concientização) que, ao sofrer um infarto, ela não mereça uma chance continuar sua vida da melhor maneira sendo resgatada e tratando o problema DEPOIS de acontecer.

    Repito que o tema aqui não é resolver as enchentes. Arquitetos, engenheiros, ambientalistas (e sei lá mais quem) devem cuidar muito bem dessa parte. O nosso papel é exercitar a criatividade pensando em coisas do dia a dia (ou não) e que podem contribuir em algo para melhorar a situação dessas pessoas de alguma forma. O projeto do Lauro mostra bem isso. Ele não está propondo a todos comprarem aquele carro para andar no transito de SP.

    Assim como médicos, precisamos saber fazer design para antes, durante e depois dos problemas acontecerem. É importante não só saber fazer carros para marte como também propor soluções para o mundo real.

    Abraço

    Bruno Said

    ResponderExcluir
  10. Ok entendi Bruno,

    Eu so quis expressar a minha opinião sobre a visão que tive sobre esse problema, so acho que da mesma maneira que temos que nos cuidar para não termos um infarto, temos que cuidar do planeta para evitar desastres, e como os médicos estão ai para socorrer esses imprevistos o veiculo do Laurão esta para isso, porém acho eu, na minha visão que a solução mais cabivel para a solução desse problema de enchentes não seja essa, mas fico de acordo para que isso seje usado para o simples fato de exercitar a creatividade, porém vejo também um bom tema para exercicio de nossas criatividades, se é que posso me expressar aqui e com certeza pedindo licença a vocês do broba; - por exemplo; o que você acha de exercitar a criatividade para abordarmos o assunto do transpote aqui em São Paulo para a copa de 2014, ja pensou nisso? cara pra chegar em qualquer estadio, vai ser loucura, Morumbi? esquece! você esta entendendo? tem problemas mais proximos da nossa realidade, pelo menos é a minha visão, veja bem Bruno, eu não estou criticando e nem desprezando a sua idéia ou de vocês do broba, mas acho que designers são pessoas formadoras de opinião, correto? e nisso tudo, existem varios produtos no geral que são criados para causar mais problemas, entende? e a verdadeira solução para isso ninguem estuda... por exemplo; sabemos que na Europa existem 1 carro para cada dois cidadãos, aq no Brasil é 1 para 10, isso quer dizer que eles podem vender mais carros aqui? você esta entendendo o tamanho do problema? outro exemplo, se temos um balde cheio de agua e se uma pessoa urina nele, logo a agua absorve essa urina, correto? e se tivermos 10 caras urinando nesse mesmo balde logo essa agua vira urina, correto? é a mesma coisa com o planeta, o planeta não absorve mais o lixo que a gente produz, e qual é a solução para isso? horas somos designers!!! vamos jogar mais agua no balde para diluir melhor essa urina?....você compreende?...a problematica toda esta ai...
    horas somos designers, criamos belos carros, potentes, ergonometricos, seguros, mais e dai?
    o balde ta cheio de urina....



    Isso tudo é para estimular a criatividade, não quero que você ou alguem veja isso como critica destrutiva, longe disso, vejo as discussões aqui no Broba bem saudaveis e muito boas para que se possa ter idéias e soluções e sempre procuro dizer que as minhas criticas são construtivas, sei que talvez não possa ajudar tanto como tantos outros designers que aqui se encontram e que fazem parte desse blog, mas na medida do possivel tento expressar o que sinto na area do design, mesmo porque gosto disso, e sei que muita coisa que existe, existe da maneira errada, acho que temos sim que exercitar nossa criatividade, mas mais do que isso, acho que temos que nos perguntar também, o porque? o para que? o por que fazer isso? sera que tudo isso vai resolver o problema ou vai causar mais problemas? sabe, se a gente começar analisar tudo o que produzimos veremos que a solução não esta somente em reciclar o lixo que produzimos, compreende?.... ok?




    Abraço
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  11. "na minha visão que a solução mais cabivel para a solução desse problema de enchentes não seja essa"

    Repito... ninguém aqui está querendo resolver as enchentes...o tema não é esse.

    Carros poderiam não existir, assim como cigarros, drogas, etc, mas não estamos aqui para repensar a existência de cada um. Discutir design fazemos muito bem na nossa vida acadêmica, mas aqui no BRoba o intuito não é esse.

    "o que você acha de exercitar a criatividade para abordarmos o assunto do transpote aqui em São Paulo para a copa de 2014, ja pensou nisso? cara pra chegar em qualquer estadio, vai ser loucura, Morumbi? esquece! você esta entendendo? tem problemas mais proximos da nossa realidade..."

    Tem vários problemas próximos da realidade, o que citou é apenas mais um deles e não significa que seja mais ou menos relevante que o tema para enchentes.

    Na minha opinião é menos relevante agora pensar em alguma solução para a copa em 2014 do que pensar em algo sobre as enchentes que estão acontendo agora e que irão perdurar por muito tempo em qualquer lugar a qualquer hora.

    Só em pensar sobre o gasto público para fazer essa copa acontecer, onde ela só acontece de 4 em 4 anos, poucos podem pagar para estar dentro dos bilionários campos de futebol, vejo esse tema bem menos relevante do que as enchentes.

    Acho interessante e importante a troca de palavras, mas creio que, como designers, temos que expressar nossas idéias e soluções através de sketches e imagens para tentar resolver os problemas. Já que o tema se mostrou bem recorrente, você poderia propor algum tipo de solução para ele?

    Bruno Said

    ResponderExcluir
  12. E ai rapazes, nao sei se vou complicar ou ajudar no resumo dessa questao...
    Eu entendo da seguinte maneira: existem e vao existir enchentes, independendo da boa vontade da humanidade, dos prefeitos cuidarem melhor ou pior das cidades, entao temos q pensar uma solução p ajudar nessa questao especifica, assim como existem incendios, independentemente ou nao da vontade das pessoas....encaremos tudo isso como 'fatalidades'.
    Os designers tem q pensar e criar soluções p os carros de bombeiros, resgates, etc....
    O nosso foco nao eh na questao da raiz dos incendios, ou porque pessoas fazem queimadas e por ai vai....entende?
    Eh necessario esse tipo de veiculo? entao, eh nosso papel criar o melhor possivel p resolver esse problema....so isso.

    Afinal, uma enchente d grandes proporçoes, pode ate acontecer em cidades bem cuidadas e d primeiro mundo, o resultado disso vai depender d como a cidade esta preparada p lidar c o problema....tipo New York numa gde nevasca, existem aquelas mini escavadeiras adaptadas p limpar as ruas da neve.
    Enfim, espero ter entendido direito a questao, senao a coisa nao vai ter mais fim....heheheheh

    absssss a todos!

    ResponderExcluir
  13. acho q o jony resumiu bem essa discussão.. e acho interessante tbm discutir.. isso só fortalece o blog..
    peço desculpas aí pelo meu sumiço! hehehehe
    abração

    ResponderExcluir
  14. "Discutir design fazemos muito bem na nossa vida acadêmica, mas aqui no BRoba o intuito não é esse."

    não?...... axo interessante discutir discutir design, pois ñ tenho uma vida academica nesta área!!

    corto a onda do Luiz em Bruno!kkkk! Ñ discordo de nenhum dos dois, mas.....O tema é: "Como o design automotivo pode ajudar nosso país numa situação como essa?"²!
    O q vc pensa é certo, Luiz, axo q vc ñ precisa deixar de levantar essas questões, mas ñ pode esquecer do foco tb né!!
    Resumiu bem Jony!!

    Pessoal, convenhamos tb q os desastes naturais, ñ estao sendo muito "naturais" e nem fatalidades pouco frequentes... mas ñ vem ao caso ñ é? rsrs

    É isso ae, tb gosto de discutir aki, ver pontos de vista tal. Lembrando isto... o Arthur tb levantava umas questões legais... por onde anda??

    Abssss

    ResponderExcluir
  15. Ola meu amigo Bruno, ok Jony.. digo de novo que que as criticas são construtivas e que fazem com que pensemos melhor no que produzimos.. tem coisa que não precisa existir, é poluição desnecessaria, existem bilhões de coisas que não servem para nada!! so degrada o planeta, infelizmente algumas dessas coisas veem de sketchs e desenhos "medonhos e designers medonhos"!!

    Seguinte, Acho interessante e importante a troca de palavras, mas creio que, como designers, temos que expressar nossas idéias e soluções através de sketches e imagens para tentar resolver os problemas. Já que o tema se mostrou bem recorrente, você poderia propor algum tipo de solução para ele? Sim, eu inclusive ja propus "os tipos" de soluções nos comentarios anteriores, agora se você me perguntar se é correto um veiculo pra resgate nessas situações, ai sim, é mais do que isso, é super importante e necessario!!! adorei a idéia do Laurão, fora esse veiculo para resgate, não vejo outra solução para querer se locomover em enchentes!! pelo menos essa é a minha visão... mas tudo bem... e referente a sketchs e imagens? acho que para mim, pelo menos, não ficou bem claro.. acho no meu ponto de vista que resolver problemas de design vai alem de somente fazer sketchs e imagens, inclusive acho que tem varios designers super renomados que mal sabem fazer um sketch, mas tudo bem, isso não é o foco da discussão, apesar também, que poderia citar alguns aqui.. no meu haver, a diferença de um ilustrador e um "designer" é muito grande ....ok? estudar a problematica da "coisa" e desenvolver um produto para tal solução da "coisa" vai além de estar sentado esquentando uma cadeira e "imaginando" ou elaborando sketchs e desenhos para tentar resolver os tais problemas ... correto?
    antes de mais nada, existem x questões antes de fazer os tais sketchs e desenhos, eu também poderia citar algumas dessas questões, vejo tambem que pelo jeito, isso deve ser assunto somente acadêmico, pois depois que nos formamos para que usa-los se iremos somente fazer sketchs e desenhos?

    sei la, posso estar enganado mas essa é a minha opinião, e é a minha visão também...ok

    a disposição

    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  16. Entendo sua opinião e respeito, principalmente por falar e não ter vergonha alguma de associar o que pensa ao seu nome. Isso é muito importante e mostra o caráter da pessoa. É importante falar o que pensa e não ter vergonha de assinar em baixo.

    Concordo que temos que pensar mais no conceito antes de fazer qualquer projeto, mas algumas horas temos que ser mais emocionais do que racionais para chegar em um resultado final com um ótimo conceito e bonito de se ver. Se todos lerem o que foi discutido aqui vão poder pensar melhor sobre as idéias.

    Um fato muito importante que precisamos exercitar aqui e que é o propósito do blog é traduzir nossas idéias e passá-las para o papel. Não tenho dúvidas que a maior dificuldade das pessoas é pensar em um ótimo conceito, mas o resultado final não representar o conceito dito em palavras. Exemplo: "Meu carro é um carro com perfil off-road, aventureiro, etc, etc, etc..." e no final as proporções, cores e tudo mais que o cara colocou em sua prancha não refletem o conceito criado. Por isso o blog tenta focar mais na tradução de um conceito para o papel, para que o conceito e o sketch casem de forma coerente.

    O conceito é muito importante e saber traduzí-lo para o papel também.

    Abraço

    Bruno Said

    ResponderExcluir
  17. Sim além do conceito posso acrescentar seguramente que existem outros fatores a serem considerados, mas tranquilo, não vamos fazer disso um curso estendido do que é ser um designer, é como eu disse..
    Tento ajudar, não sei se estou certo, faço isso para que pesquisem o que é certo! tenham suas idéias e suas opiniões, não é porque dizem que é certo que temos que aceitar, temos que pesquisar, "o pior cara é aquele que se julga sabio, erra sem saber que está errando", ser designer não é somente fazer sketchs e desenhos, minhas criticas eu quero que as interpretem como construtivas, vejo muita mulecada desenhando carros ou qualquer outra coisa somente pensando em formas, sketchs e desenhos maravilhosos, acho que o conceito é tão ou talvez muito mais importante que os sketchs e desenhos, e isso tento passar para mulecada que vem ai, existem muitos produtos no planeta que não servem para nada!!...e isso é real e preocupante, e isso é importante que seja passado para os futuros designers ...
    alias somos os pais das "coisas"...rss
    portanto acho que temos que assumir parte disso de alguma forma...

    Grande abraço e continuem com essa mesma pegada do blog... eu acho que é por ai, somos formadores de opinião e temos que ter consciência do que produzimos, e não somente desenhos e sketchs, vez que existem designers renomados que mal desenham, mas por outro lado fazem de seus trabalhos verdadeiras obras de arte e de grande utilidade para nos e o planeta, posso também citar algumas aqui ...



    ABs
    Luiz Velasco

    ResponderExcluir
  18. Ai calem-se, calem-se, calem-se, voces me deixam looooooooooooouco! hehehehee....brincadeira viu?

    Tava imaginando: será q vamos ter trabalhos tao eletrizantes qto esta discussao e as polemicas?
    Eh q meus rabiscos preliminares me decepcionam tanto q nem sei se consigo participar....ia ser engraçado, tanta discussao e 2 ou 3 trabalhos!

    Espero q o pessoal esteja inspirado....

    abssss

    ResponderExcluir