quinta-feira, abril 16

Em Pauta - O Sketch Visceral

Acredito que este assunto, dentro de outro enfoque, venha dar sequencia a discussão que iniciamos no post
" Sketch - A Pespectiva Distorcida"
http://broba.blogspot.com/2009/03/sketch-perspectiva-distorcida.html
e foi bem colocado pelo Fábio. Também é um assunto que me causava dúvidas e que depois de algum tempo formulei uma opinião a respeito.
Na minha opinião, o trabalho que produzimos nesses momentos de relaxamento, ou algumas vezes de pressão absoluta, tem o melhor da nossa essência criativa. Talvez o sketch não esteja bem estruturado, bem resolvido ou bem ilustrado, mas tem grande potencial criativo.
Se o momento é de relaxamento absoluto, fazendo algo extremamente agradável, nós conseguimos acessar nosso inconsciente e trazer para o papel resultados de experiências que nunca se tornaram conscientes pra nós mesmos. Se o momento é de stress absoluto, como um prazo apertado com um chefe pressionando, o consciente invade o inconsciente, chacoalha tudo e "arranca" alguma coisa de lá. Claro que o que estou dizendo aqui são idéias formuladas a partir da minha experiência pessoal e de leituras de textos sobre o assunto. Aliás, logo pretendo colocar no ar um texto muito interessante que me foi indicado pelo Fábio Sandrin, mas tá em inglês e estou traduzindo antes de postar.
Concluindo meu raciocínio, acredito que todos procedimentos para tornar esse trabalho o mais apresentável possível devam ser executados. Vários overlays, uma bela ilustração, tudo sem perder a essência do original, que sempre deve estar ali no material de apoio como Key sketch. Agora o importante é a gente discorrer sobre esse assunto e conhecer a opinião de todos.
postado por Victor Samuel



"Ontem a noite durante o jogo do Corinthians eu fiz um sketão desencanado, segurando no minha pasta como mesinha e sentado no sofá. Ai hj de manha taquei um uns marcadores faber castell vélhinhos e até um pilot passado a alcool de maneira totalmente despreocupada... ai saiu um sketao sujão q eu achei legal, más com a ajuda dos Brobas quero dicas a respeito desse tipo de sketch, afinal o que fica legal e o que já é pagar mico num sketch mais sujo assim..?
Está ai a questão, pode até ser assunto lá no blog!
Abração kra!"
Fabião

10 comentários:

  1. Eu particularmente gosto bastante dos primeiros sketchs, os onde você tem "a" ideia, seja numa linda folha ou naquele papel amassado. Muitas vezes vemos sketches muito bem elaborados, mais que tomam muito tempo para ficar bem acabados. Não é tão livre e rápido quanto um sketch solto, sem direito a rascunho, rabiscado e cheio de "erros", mas que passa exatamente a idéia que você tem no momento em pouco tempo. Eu mesmo acabei de colocar uns sketches no meu blog onde gastei mais tempo diagramando do que desenhando.

    http://3.bp.blogspot.com/_oJJIHJfOEhs/SebrSETWsEI/AAAAAAAAAFI/Twkgi3Bfgws/s1600-h/1024.jpg

    Bruno Said
    brunosaid.blogspot.com

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  2. eu tbm prefiro os sketchs mais soltos mais toscos ... sem muito cuidado geralmente qdo passo a limpo me preocupo com a perspectiva e perco toda a proporcao e gestualidade da forma

    glade

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  3. Eu concordo com o que vocês disseram, mas tenho uma dúvida. Imaginem sua proposta concorrendo com outras 10 de outros designers e um chefe selecionando. Vocês apresentariam esse esboço pro chefe da forma como saiu ou preparariam um material de apresentação?
    Eu to dizendo isso porque já passei por situações onde, dentre minhas próprias propostas, o chefe escolheu a pior porque estava ilustrada em PS, enquanto a melhor estava só na bic com umas passadas de marker.

    Vitão

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  4. Exatamente. É ai que temos que ver para quem estamos fazendo o sketch. Se for para designers e pessoas que entendem o motivo dele ser tão bruto ou para clientes e outras pessoas que vão analisar. Se o sketch tem o objetivo de ser mostrado principalmente para um chefe ou sócios que não entendem tanto de design, mas que são responsáveis por aprovar o projeto, provavelmente irão avaliar pela técnica utilizada ao invés do conteúdo. O cliente gosta de ver a solução o mais real possível, então cabe a nós executar e caprichar mais na solução que achamos melhor para persuadir essa escolha. Já o sketch de designer para designer tem uma liberdade bem maior de expressão, onde uma boa execução final pode não significar um bom conceito.

    Abraço

    Bruno Said

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  5. Ae galera.....acho que existem situações e situações. td depende pra quem vc está apresentando, vc pode ter algum leigo ( que por algum milagre) entende um sketch solto ou um designer que paga pau pra photoshop....essas situações podem acontecer..depende do olho de quem vê.
    O caso citado pelo vitaum (sei do que ele tá falando rs)acontece mesmo e nas melhores familias, por isso dependendo de quem é o espectador vc faça uma mega produçao no sketch ou rendering, realmente pra vender a idéia!!!
    O sketch solto é válido ( e muito valorizado) pela emoção que passa, mas um outro ponto importante do sketch solto, ou sujo, ou rabiscado, como queiram são o que a galera chama de "happy mistakes" ou seja os erros felizes. Resumindo é aquele traço que vc a principio achou errado e que depois de um tempo...vendo com a cabeça fresca (em outro momento), vc consegue enxergar naquele erro uma idéia nova!!!!


    ps: xará...o sketch tá bom..o que importa não é a limpeza'e sim que ele está totalmente "entendivel""!!!
    abraço


    F. sandrin

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  6. bom a questao do vitao foi bem colocada ...

    assim, qdo eu falei q prefiro os sketchs jogados foi mais pensando em minha avaliacao ... sketchs para q eu avalie o conceito. Bom aqui na empresa onde trabalho qdo o coordenador de design consegue separar bem uma bela ilustracao de PS sem ideia alguma e um sketch sujo com uma bela ideia, mas ele sempre exige o seguinte ... resolver bem o desenho, fazer as vistas ortogonais na proporcao (corel draw, ou PS), ou entao modelar a ideia para deixa-la bem resolvida.
    oq eu ouco muito dele eh "uma bela ilustraco, mas naum tem nada novo".

    na minha opiniao existem varios fatores,

    1- estagio de criacao em q se encontra o projeto,

    2- qualidade do traco do designer

    3- nivel cutural da pessoa q havalia (c tem cultura de design, entende diferencas entre ilustracao e linhas d eum projeto essas coisas).

    4- profissionalmente vc precisa identificar bem o nivel cultural das pessoas q vaum avaliar a proposta, o momento do projeto em q se encontra, e qto tempo vc tem para apresentar, e procurar desenvolver uma tecnica q lhe de o melhor resultado possivel, tempo qualidade de apresentacao, para q vc possa ser competitivo.

    eh isso

    Glade

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  7. Opaa, valeu Xará!

    O assunto é muito interessante e estou vendo que o pessoal vai completando o raciocínio.
    O Sandrin chegou no ponto quando disse "... designer que paga pau pra photoshop..." é claro se referindo ao desenho bonito que não tem conteúdo!

    Agora eu gostaria de perguntar ao pessoal que está trabalhando ou já trabalhou na área: O que vcs fariam se um diretor que não tem "olhar" de designer fizesse questão de conhecer seus esboços mais preliminares d um projeto, e seu chefe acha isso importante no departamente de design para com seu cliente interno.

    É que eu passei por isso e tive que dar explicações sobre os sketches totalmente rabiscados e com deficiências funcionais que serviam para uma enchurrada de críticas que bloquavam o processo criativo logo no início.

    Será que isso acontece muito por ai? Ou foi um caso isolado?

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  8. Bom, na empresa que eu trabalho eu naum costumo apresentar os sketches iniciais para a diretoria não, acho que, msm que eles entendam o desenho naum se emocionam tanto quando dou um talento maior na ilustração, e isso acaba gerando muito "palpite errado".
    No meu caso, costumo apresentar as idéias iniciais com um pré rendering no PS (Luz, sombra e vincos detalhados) e concluo com um rendering final mais caprichado.

    É isso ae! Abraço a todos!!!

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  9. Xará....a respeito da sua pergunta sobre apresentar pra um diretor esboços inicias...o que eu penso é o seguinte: se o tal diretor se dispoe a ver os sketches iniciais...pq nao mostrar??? se vierem as criticas a coisas que ainda nao estao resolvidas, nao vejo nenhum problema em relaçao a isso, pois a critica faz parte do trabalho do designer, seja ela pela avaliaçao de colegas, de clientes, de chefes ou de alguem leigo...muitas vezes ouvimos coisas absurdas, muitas vezes as pessoas (principalmente quem nao trabalha com criaçao) nao compreendem que este tipo de sketch, de geraçao de idéias, é uma exploraçao e parte desse processo é passar por soluçoes inviaveis para se chegar a uma soluçao viavel ( afinal acho que ninguem é genio para resolver todos os problemas de um projeto de primeira). O que vale é vc ter consciencia disso e responder as criticas e explicar o pq daquela linha de pensamento. Mesmo que vc nao seja ouvido é importante vc acreditar nas suas ideias...se vc nao for seguro das suas ideias dificilmente as pessoas aceitarao uma ideia se nem a pessoa que está propondo tem segurança e confiança nela!!!

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  10. Putz fábio..senssacional... cara....
    vc manja demais...
    quero chegar nesse nivel ai igual a vc... ultimamente estou meio sem gás pra desenhar..preciso de um gás..ehehe
    abração

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