terça-feira, março 17

Sketch - A Perspectiva distorcida

Tenho observado entre a galera do blog bastante dúvida em relação as perspectivas a serem usadas na apresentação de um projeto e gostaria de compartilhar minha opinião, que foi formada em cima da experiência que obtive trabalhando na indústria e através de cursos que fiz com grandes profissionais da área. Decidi fazer esse post no momento em que ia responder as comentários do Tony e do Leonel sobre meus sketches no post "Mais Busão no Paredão". Por muito tempo tive a mesma dúvida, mas agora tenho minha opinião muito bem formada quanto a isso.
Acredito que todo designer gosta de ver e de fazer aqueles sketches com perspectivas bem forçadas que impressionam, quando bem executados é claro. Como vocês puderam obsevar pelo comentário do Leonel, a perspectiva dos sketches está bem forçada. O sketch está roubado para causar uma melhor impressão. O ônibus tá socado no chão e a frente tá imponente. Parece que o observador está olhando o ônibus de dentro de um bueiro. Particularmente eu acho legal, mas pode causar distorção na percepção da proposta por um leigo, mesmo eu tendo total segurança da execução das propostas apresentadas. Quando digo leigo me refiro a pessoas que não tem a mesma visão de um designer formado como engenheiros, diretores, equipes de marketing, etc. Essa distorção da pespectiva pode, por exemplo, causar a impressão de que a inclinação e o raio da frente do ônibus seja maior do que o que realmente será ou que o farol será mais envolvente do que na realidade. E não é só a perspectiva, aqueles brilhos estilizados ou aqueles belos reflexos nos vidros que você gasta horas pra fazer no Photoshop podem ser interpretados por um engenheiro como sendo um adesivo!
O ideal é que se apresente a proposta em uma perspectiva 3/4 bastante isométrica para evitar distorções e que os efeitos de luz e reflexos sejam usados com cuidado. Os empresários querem ver a coisa pronta, querem entender para onde a grana deles está indo, foda-se se o sketch tá bonito ou não. O empresário pensa "Essa porra vai vender? Quanto vai me custar para fazer isso? Vou ter que desenvolver ferramentas novas? Quanto vai custar o molde? Qual minha margem de lucro? Quanto vai custar a manutenção?"
O sketch distorcido normalmente é usado para impressionar o chefe do design que, teoricamente, sabe interpretar essa linguagem. E também serve como material de apoio na sua apresentação para ajudar a seduzir. Afinal você tem que vender seu peixe, tem que passar seu feeling. Um produto feito por um designer tem que ter feeling! Eu acredito que um engenheiro possa fazer um trabalho bem resolvido tecnicamente e até harmonioso, mas não vai ter aquela pegada, entende? O designer se preocupa em linkar linhas, transmitir fluência, dinamismo, resistência, força, leveza. Muitas vezes tem que transmitir conceitos ambiguos no mesmo objeto. O design transmite sensações e, por isso, deve ser cuidadosamente trabalhado de acordo com a imagem que o produto pretende transmitir. Isso tem forte relação com o que a gente chama de branding, mas isso já é assunto para outro post.
Bom, resumindo, quando for apresentar um projeto faça um sketch bem balanceado com perspectivas isométricas que não dão margem a interpretações ambiguas. E coloque aquele belo sketch emocional na introdução da sua apresentação. Vistas ortogonais são bem vindas e demonstram a maturidade da proposta.
Espero que tenha ajudado vocês. Se alguem tiver alguma observação, fique a vontade para comentar.
Abraço a todos.

Victor Samuel

8 comentários:

  1. Ficou longo e todo designer tem preguiça de ler...rs
    Vitão

    ResponderExcluir
  2. Li tudinho! Com preguiça, mas li...
    Zuera.

    Olha, muito legal relatar a sua experiência Vitão. Tenho certeza de que isso tudo vai me ajudar na hora da criação de um portifolio ou algum projeto.
    Informações muito úteis com certeza!
    ABraçao!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Victor.

    Os sketches mais rápidos, os iniciais de pesquisa e geração de idéias você tem uma liberdade maior no desenho, procurar novos caminhos, mas a apresentação da proposta final eu sempre procuro não distorcer muito a perspectiva para tentar mostrar como realmente poderia ficar.

    Já tive oportunidade de criar vários sketches para anúncios publicitários e com uma perspectiva ousada é muito mais difícil convercer o cliente. Se o sketch é de designer para designer, com certeza dá para ousar muito mais na perspectiva e nas formas sem ter medo de ser mal interpretado.

    Abraço

    Bruno Said

    brunosaid.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa Vitaum!!! cansamos de ouvir isso na caio lembra!? a gente querendo fazer os sketões emocionais, forçadão, aí chegava uns figuras la do nada, pq entrava qualquer um de qualquer lugar do pais naquela sala pra zuar a gente e dizer q "aqueles desenhos nao dava pra fazer nunca, pq o dono da garagem nao vai conseguir consertar aquele vinco na lateral se bater o onibus...bla bla bla" ou q o reflexo do vidro era um adesivo!! uahauhauha!
    mas sketches forçados sao inspiradores! adoooro! mas um bom 3/4tinho tbm vale a pena, noas palavras mermao!
    abrasssssssss!

    ResponderExcluir
  5. bom concordo com o vitao ... e com o bruno ...
    realmente as perspectivas mais emocionais devem ficar para a discução entre designers, e para emocionar o chefe de design, agora a apresentação para a diretoria (os leigos), dever feita o mais 3/4 possivel, mais proximo de uma fotografia mesmo. e como vc mesmo falou sem muitos efeitos de brilho, pois tira atenção dos leigos. aqui na mascarello nos apresentamos para a diretoria vistas ortogonais e perspectivas bem limpas para evitar a rejeição das propostas.
    tem um exemplo desse postado no meu coroflot ...

    glade

    http://www.coroflot.com/public/individual_file.asp?from_url=true&individual_id=173505&portfolio_id=1250613&

    ResponderExcluir
  6. www.coroflot.com/gladiprestini

    gladi

    ResponderExcluir
  7. Bom... concordo em "gênero, número e degrau" com todos. O Vitão mandou muito bem no comentário, pois deixou muito clara a diferença entre as pessoas que vão ver os sketches, algo que não coloquei no meu comentário e que é necessária para o seu correto entendimento.
    O negócio é não ter preconceito nem com um nem com outro tipo de sketch, pois todos são necessários e têm hora para serem feitos.

    cheers!

    ResponderExcluir
  8. e ae galera...queria fazer um comentario sobre esse topico (muito bem colocado) pelo vitaum. Td mundo gosta de sketch forcado, estouradao na perspectiva, emocional..concordo com td o que o foi dito, mas tenho um ponto a citar. O sketch pode ser forçado roubando um pouco na perspectiva, proporcao...mas acho quee temos que tomar muito cuidado (principalmente quem esta comecando) principalmente pq nao adianta muito vc ter um sketch do caralho...mas que tudo o que vc ve eh a roda ( a nao ser que seja pra mostrar a roda heheh)...mas acho que o principal perigo em roubar em perspectiva e proporcao eh que isso vicia, eh mais facil ( e muito mais divertido hehe) e pra quem esta comecando pode fazer falta dominar esses pontos na hora de sketear e gerar propostas factiveis, mesmo que seja para discutir internamente ou na hora de passar do 2D para o 3D, ja que asa proporcoes mudam quando nao estao certas no sketch e aquilo que era uma ideia animal no papel pode se tornar uma ideia nao tao boa no produto...
    abraco a todos!!
    keep on brobin!!!!

    ResponderExcluir