quinta-feira, março 12

EXEMPLO A SER SEGUIDO - FLÁVIO REMONTTI E BRUNO SAID

Vocês devem estar cansados de ler eu falando a respeito da filosofia do BRoba, pois eu não me canso de bater nessa tecla e acho que esses dois caras são ótimos exemplos. Expor trabalho a crítica e compartilhar conhecimentos são as chaves para evoluir e essa é a base do BRoba.
O Cleber me mandou o link do Blog do Flávio para que eu desse uma olhada, assim que entrei pensei comigo " esse cara é BRoba" e fiz questão de convidá-lo a participar aqui com gente. Achei a idéia dele não só criativa mas também uma iniciativa de muita coragem.

Em 2007 ele montou um blog onde postava os sketches que ele fazia para que todos acompanhassem sua evolução. Ele deixou o trabalho dele exposto a crítica e compartilhou as experiências e o aprendiazado que adquiriu.

O Bruno teve a mesma iniciativa de compartilhar o aprendizado dele através dos vídeos que ele postou no YouTube, que muitos de vocês já devem ter visto, e merece destaque especial.
Abaixo cada um deles explica o que os motivou a ter essas iniciativas.


"No final de 2006, um ano após terminar a faculdade de desenho industrial, conheci o trabalho de 2 caras, que me inspiraram muito: Scott Robertson e Harald Belker.
Resolvi então que desenho era o que eu tinha de fazer pra me sentir bem. Eu sentia que tinha a capacidade necessária para fazer coisas como aquelas (ou pelo menos próximas). É um sentimento sem muita explicação, mas interessante. Só o que eu precisava fazer então era uma correção de rumo. E fiz. Comecei a desenhar todos os dias, religiosamente. O blog surgiu nessa época, já em 2007, como uma forma de me forçar nessa rotina. Com relação ao meu trabalho, sei que sou muito exigente e auto-crítico. Acho precisam de muito mais pratica ainda, mas isso não é motivo de desânimo, muito pelo contrário. Acho que em mais 1 ou 2 anos estarei num nível de desenho bacana. Sei que é um processo e que não posso deixar a ansiedade tomar conta. Sei que chegarei, e isso me anima muito. Os desenhos escolhidos aqui acho que demonstram um pouco essa trajetória.
SKETCHES DE FLÁVIO REMONTTI EM ORDEM CRONOLÓGICA
2007
Dá pra ver uma certa evolução. A fórmula é simples: quanto mais se dedica, melhor fica. Não tem erro. Sempre fiz o blog á noite ou em dias de folga. Claro que se tivesse mais tempo, já estaria muito melhor, mas afinal, precisamos pagar nossas contas, não?
2008
Vale aqui um aparte sobre a faculdade. Esse foi um período complicado pra mim, pessoalmente falando. Estava bastante descontente com minhas opções profissionais. Tinha sido demitido e pagava a mensalidade com a grana da minha recisão e com frelas exporádicos. Fiquei 1 ano sem trabalho. Além disso, a faculdade era muito aquém do que eu esperava. As aulas de desenho eram maçantes, sempre com uso de réguas e máscaras e medidas... bem longe do que hoje faço no blog. Muito longe do que se vê em revistas de car design. Dicas sobre sketches à mão, sobre como trabalhar o traço, estudo de proporções, perspectiva à mão livre, nada disso víamos nas aulas de desenho. Por tudo isso, nessa época me desinteressei muito pelo design. Foi bem complicado isso pra mim.
2009


Ab
Flavio"

Blog do Flávio, vale a pena conferir:


" Eu sou de Caruaru-PE e faço Design na UFPE. Estou cursando o 7º período. Eu decidi fazer os vídeos porque eu passava tempos pensando em como eram feitos uns anos atrás. Agora que sei o mínimo e que descobri por conta própria, tento passar as informações que eu tive dificuldade de encontrar e que muitos não compartilham. Acredito que só é possível fazer o nosso país melhorar em relação ao design compartilhando esses conhecimentos. Eu tento fazer minha parte aos poucos.

Abraços
Bruno Said"

Videos do Bruno, confiram:


Protótipo DAKAR

3 comentários:

  1. Galera, valeu pelo post e pelo incentivo. Sucesso ao Bloba!
    Ab
    Flavio Remontti (http://www.cardesignblog.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. e ai flavio, po me identifico muito com sua situacao, na minha faculdade as aulas de desenho e ilustracao eram bem deficientes, e foi soh qdo cai nomercado d trabalho q percebi como estva despreparado qto a skecths renderings e ateh pq naum estilo. apartir dai comecei a me dedicar mais a skecths desenhando o tempo todo, procurando cursos e tbm procurando trocar ideias com pessoas q eu acredito ter algo a me ensinar e assim fui evoluindo, e estou nessa ateh hj. Por ess emotivo me interessei pelo broba, eu vi q o pessoal fez uns cursos com o Nelson Lopes e talas dai eu pensei ... poxa quem sabe em um outro curso ou em algum workshop q eles fassam eu participo e aprendo mais ... e axo q eh isso ... inclusive lanço a ideia sei lado BROBA organizar um workshop de skectsh e ilustracao, aproveitariamsopra trocar ideias e tbm para aprender ... sei la poderia ser ateh um evendo anual dos BROBAS ... c eh q isso ja naum existe .
    assim e o q mais me isentivou a ser persistente no q eu queria foi o designer da empresa onde trabalho ele me falou, "desde q eu soube q queia ser designer comecei a desenhar, na epoca da faculdade fiz mais de 3.000 desenhos, e ateh hj naum parei", dai eu percebi q era isso q eu precisava.

    Fabio bem vindo ao BROBA.

    Glade

    ResponderExcluir
  3. Isso aê Glade...estamos todos no mesmo barco!
    A idéia de um workshop ou algo semelhante é bem interessante na minha opinião. É legal ir trocando idéias em tempo real... um estimula o outro e a coisa anda.
    Fica a idéia no ar...

    Abraço!

    ResponderExcluir