segunda-feira, setembro 19

Candidatos do Concurso de Design da VW!

"Opa meu no eh Diego Santos sou de Taboao da Serra SP tenho 20 anos e estuou estudando Design no Mackenzie.

Esse eh meu primeiro projeto tanto aki no Broba quanto pra mim. eu mandei para o VW talento 2011, passei na primeira fase mas na segunda nao deu nao, entao pimpem, comentem, critiquem solta o verbo ae e me AJUDA AE!!!!! vlw!!!
Diego S."



"E aí galera, tudo certo?

Nome: Felipe Bastianello
Idade: 23
Cidade: Florianópolis/SC
Estudo no Instituto Federal de Santa Catarina e atualmente trabalho como estagiário de design de produto na Intelbras S.A.

Acompanho o BRoba há mais ou menos 1 ano mas esse é meu primeiro post. Comecei a desenhar carros pois sabia que era um grande desafio e que dominando isso poderia desenhar outros objetos mais facilmente. Fiz um curso de sketch ano passado com o Ricardo Pimenta e outro na Icon com o Marcio Sartori e o Gustavo Scatena, esses cursos me ajudaram muito não só a desenvolver o desenho de carros como de outras coisas também. Esse ano decidi participar do concurso da VW, cheguei até a terceira etapa e é esse o trabalho que eu queria mostrar pra vocês analisar e criticar à vontade.

Agradeço a ajuda e a oportunidade,
no meu site www.felipebastianello.com têm mais alguns projetos automotivos e visitem também meu blog recém inaugurado gap-sketch.blogspot.com

Abraço!"
 


 

8 comentários:

  1. Pow Felipe muito legal seu trabalho! Muito completo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vou ser bem direto...
    As duas propostas sao mt boas, c renderings otimos, mas meu preferido eh o do Felipe pq acho q ele criou um carro mais divertido e inovador.
    Mas tem algo q percebo nos dois: me parece q falta a experiencia dos sks feitos a mao, bem burilados antes d chegar ao produto final.
    Acho q ambos precisavam treinar mais perspectivas, antes d partirem pro photoshop...
    Os dois estao mt bons, ja estao num nivel alto d criação...parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cacildis, consegui atualizar meus comments depois d um longo tempo!!!!!! Mas ainda sinto falta do pessoal q tava sempre pesente comentando....
    Fazer o q ne?

    abssss e apareçam por favor!

    ResponderExcluir
  4. opa! o diegão sem comentarios..o cara evoluiu muito por causa desse concurso e amadureceu demais..mas no projeto, faltou um pouquinho da identidade do gol, aconteceu amesma coisa no do felipe, q fez um carro novo e eu nao consigo ver nada do Gol ali. E as pranchas me parecem um pouco confusas demais, com muita informação. É isso, mas com certeza vcs evoluem depois disso..

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei d+ da das pranchas do segundo, achei que as figuras ficaram bem distribuídas em uma apresentação de Primeira. Eu curti os sketchs do primeiro tbm, porém achei que as pranchas ficaram bem simples, se unir o talento do primeiro com a dedicação do segundo, nem sei oq dizer. Parabéns aos dois.

    ResponderExcluir
  6. VLw gnt vlw msm vou todas as dicas levarei em conta e aproveitalas, vlw marvim por sempre me ajudar ae vlw msm abrss a todos.(Diego)

    ResponderExcluir
  7. Opa.. to atrasado pra comentar.. mas vamos lá..

    Faz tempo q n comento em nenhum post aqui, e o principal motivo é justamente o concurso da VW!

    Primeiramente, parabéns para os dois !!! é um concurso muito forte, é a porta de entrada de muitos profissionais da área!

    Vou falar um pouquinho de cada projeto e analisar alguns quesitos.

    Diego Santos...
    Layout da prancha: O layout ficou a desejar, poderia ser mais refinado, você deve mostrar pra quem esta vendo seu projeto que se preocupa com cada detalhe... poderia perder um tempo nele ! Colocar mais informações (nome da faculdade, email, numero do prancha) e algumas imagens e palavras chaves.

    Sketch: Skts legais, alguns melhores q a própria ilustração.. acho que tinha melhores opções pra fazer a ilustração do que a escolhida, o caso dos dois skts da esquerda na prancha 01, embaixo, eles estão melhores quanto a perspectiva e proporção, e até de tema.

    Ilustração: Ok, representa bem, só acho q a cor escolhida não foi a melhor, ficou com uma sensação de algo velho, acho que ficar nos tons de cinza já resolve. Outra coisa é o logo, na parte dianteira vc usou um logo, na traseira outro, e tbm esta torno. Toma cuidado com as tensões das linhas.. isso é muito importante, alguns gaps estão retos. E trabalhe mais o contraste !

    Proporção: O entre eixos das ilustrações está muito grande.. e a proporção e posição dos gráficos como farol, lanternas e DLO do carro esta ruim, copie fotos de carros para pegar essas referencias, os tamanhos e posições de cada peça.

    Tema: Alguns temas dos skts estão melhores do que foi escolhido pro final, toma cuidado com muitos cantos pontudos, como no caso do farol, falta trabalho e refino de superfície tbm, esta tudo muito reto em questão de superfícies. Você deve olhar para cada peça do carro como se fosse uma obra de arte, cada parte é única (palavras do Morita)..em geral o tema esta simples, algo atual.

    Manda pra gente ver as outras pranchas ! são tão importantes quanto essas duas!!

    Felipe Bastianello...
    Layout da prancha: Muito bom, boa organização, bem detalhado, da pra ver q perdeu um tempo pensando em como apresentar o projeto, na primeira prancha o sideview me incomoda um pouco, parece que esta flutuando.

    Sketch: Legais os skts, proporção boa e perspectiva tbm, tem dois skt q eu acredito q tem um tema legal, os dois na extremidade de cima, com a roda da frente tampada com a superficie.. acho que deveria ter levado o projeto pra esse caminho.

    Ilustração: Ok ! bem representado, poderia colocar algumas linhas para demonstrar com funciona a superfície e tbm colocar a linha zero.
    Proporção: Em geral esta legal, mas me parece q a ilustração da traseira esta um pouco deformada, a roda traseira parece estar mais pra fora q a dianteira.
    Tema: Legal o tema, mas poderia ir além de todas essas tecnologias ... acredito que poderia ter seguido o tema do skt q tem a roda tampada por uma superfície, e tbm um skt q o DLO passa por todo o carro, separando em duas superficies ..(animal !!), acho que faltou um pouco de trabalho de superfície e levar os teminhas dos skts pra ilustração.

    Interior: Bem legal, da pra ver q perdeu um tempo nele tbm... e trabalhou algumas linhas e superfícies no painel central.

    Uma coisa q senti falta é a assinatura de vcs.. o Felipe ass uma ilustração, mas foi com uma fonte.. lembrem que vcs estão se vendendo, estão vendendo o designer e não o projeto, as pessoas tem que reconhecer o trabalho de vcs, mas sem a assinatura fica é mais difícil. Criem uma Assinatura !

    Haa.. outra coisa, quem disse q era pra fazer um gol ? o tema é “COMO SERÁ O CARRO MAIS AMADO DO BRASIL EM 2021?”... mas será q o gol vai ser o carro mais amado do Brasil em 2021 ? de 9 projetos q vi na net, 8 eram do gol.

    Parabéns mais uma vez pela conquista e continuem no caminho !!! espero ter ajudado um pouquinho, minha intenção é passar o conhecimento e experiencia pra quem esta começando,espero que gostem dos comentários, lembrando q é minha opinião..

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por todos os comentários! Infelizmente não poderei mais participar do concurso mas certamente estarei acompanhando todos os anos, pra não perder o costume.
    Concordo com todos os comentários, mas o Luiz bem lembrou que a proposta não era de um Gol de 2021, mas sim do carro mais amado, e era essa a minha proposta. A vw fabrica ícones automotivos, e certamente em 2021 terá outro ícone tão amado pelo Brasil quanto os de hoje.
    Obrigado Thales, Jony, Marvin, Jefferson e Luiz pelos comentários.
    Abraço.

    ResponderExcluir