segunda-feira, setembro 13

Dicas Para usar tablet

"Bom dia Brobas

Depois de 8 anos de Design criei vergonha e comprei minha primeira Tablet Bamboo Pen (mas estou muito longe de dar férias para minha mesa de luz, papel e scanner) vou precisar de muitas horas pra conseguir a mesma precisão que tenho no papel e caneta, me sinto quando peguei o violão pela primeira vez. No caso do violão colegas músicos deram altas dicas e logo estava surfando na música.

Galera estou necessitando de dicas para ter um esboço mais preciso. O caminho da habilidade é a prática, mas com dicas de mestre o aluno agradece. Quem já passou por esta e outras manda as dicas ai, pois o facão ta comendo solto aqui sul. (Wacon Pen + Sketchbook pro 2010 e Photoshop).

Depois das dicas eu mando o antes e depois.

Abração


Jean Carlos Gomes"


12 comentários:

  1. To de olho nesse post tambem, quem sabe alguem que tem mais conhecimento ai se anima a fazer um post falando sobre as tablets, com modelos preços médios e as melhores opções para cada tipo de trabalho. Seria uma boa em e com certeza ajudaria muitos que estão pensando em adiquirir um moselo ou penando com uma mesa não tão eficiente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vou aproveitar p tb reforçar o pedido dessas dicas e tb 'COMO SALVAR UM SKETCH NO PS OU OUTROS EM BOA RESOLUÇAO SEM FICAR MT PESADO'....
    Eu nao consigo essas linhas bem definidas, fica td meio borrado.
    Ja vi varios tutos mas o tico e teco nao ajudaram mt, ainda to patinando....
    Jean, mas vc ta bem equipado e acho q c algumas dicas do pessoal vc vai deslanchar...
    abss

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, o uso de uma tablet, muito depende da instalacao, configuracao e ajustes dela, ainda nao sei fazer isso muito bem, sei o que vem nos manuais e tal, o que sei eh que as melhores sao sem duvida as wacom, pela precisao delas, penso que compensa gastar pra ter uma, mesmo que seja uma 6X4, pequena(+_R$300).
    Ja testei tablets grandes de outras marcas e nao gostei nada do resultado, as wacom, mmo sendo as pequenas, como a bamboo, sao otimas!
    Bom jean, pra ficar com o traco bom como no exemplo que mandou, vc precisa ajustar a sua tablet da melhor maneira pra vc, testando a pressao, a velocidade, enfim esse eh o comeco, depois eh muita pratica! fica rabiscando, sketiando bastante pra pegar as manhas!
    Segundo, jony, acho que antes de vc salvar o arquivo em alta, vc deve primeiro comecar a fazer ele ja numa resolucao boa, senao vai ficar embacado mmo na hora que vc mudar a resolucao soh na hora de salvar, quando for abrir um arquivo no PS ja da um ctrl+alt+i e coloca pelo menos 150 dpi de resolucao, e o tamanho sempre deixe um tamanho bom pra se ver na tela, tipo algo entre os 15 e 30 cm...
    a mma coisa vale pra quando vc scanear seus sketches, scaneie ja com uns 200 dpi pelo menos... Bom, acho que eh isso espero mais dicas ae do pessoal!
    Think BRoba!
    Abrassss!

    ResponderExcluir
  4. Galera, uso Tablet no meu dia-a-dia de trampo e hoje não me vejo trapando sem...Ajustar a tablet é sempre complicado, porque vai muito do seu fealing na precisão da caneta, firmeza e também ajuste de pressão...Confesso que ainda estou tentando a precisão perfeita, mas com muito treino vc vai encontrando o melhor ajuste, hoje eu já consigo sketar de boa, mas quando vejo vídeo de outros caras profissa desenhando vejo que tenho muito em aprender. Como dica fica testar no Photoshop com os brushes alternando a pressão e também os formatos, vão ajudar muito...e treino, muito treino...Pra quem tá a fim de gastar, a Wacom Intous 4 é muito boa, porém todas Wacom são melhores que as concorrentes.

    ResponderExcluir
  5. Com relação ao uso da tablet, concordo muito com as dicas do Rodox, é preciso realmente treinar até sentir o feeling da coisa. Acredito eu que as linhas precisas que são mostradas nas imagens acima só se consegue trabalhando com o zoom muito próximo, inclusive, essa é uma das vantagens da tablet.
    Geralmente quando eu trabalho com a tablet, faço primeiramente um esboço c/ muitas linhas, para depois, em uma layer acima fazer um overlay com linhas mais limpas, mas nada muito preso, ou seja, quase o mesmo método da caneta bic no papel.
    abço

    ResponderExcluir
  6. Um vídeo simples, porém dá uma dica de como ajustar a pressão da caneta

    http://www.wacom.com/downloads/videos.php?id=27

    ResponderExcluir
  7. Fala Jean!!
    Axei muito boa essa qestão quanto ao uso da tablet
    no meo trampo uso uma Genius, e as vezes uma Wacon, agora confesso q particularmente prefiro a genius em alguns aspectos
    a precisão dela é menor, e eu me sinto mais livre pra ''sentar o aço'' nela,
    num sei a wacon me deixa meio acanhado, com medo de ''estragar''
    mas de qualqer forma, ajustando a prescisão e testando é a melhor forma de saber
    o q o Tanabe disse quanto ao traço q vc procura na imagem a unica diferença foi o brush usado e que foi feito com zoom aproximado, e quando diminuído o zoom parece q foi perfeitamente traçado
    eu axo q o teu traço ta bom, só precisa deixar o brush mais duro e testar sem dó
    faça várias layers e vá mudando de brushes
    é isso

    abrss!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas sobre as tablets, eu tinha uma Trust, que era muito boa, porém durou pouco menos de um ano, agora to com uma mais tabajara ainda uma C3Tech, a precisão............ bom ao menos é grande o que facilita um bocado o trabalho e no momento é o que posso alcançar$$ hehe.

    Jony quanto a qualidade das imagens, uma boa dica é trabalhar sempre com um tamanho maior do que o formato final, eu geralmente acrescento 50% a mais no tamanho da imagem, e a coloco no tamanho final apenas na entrega do mesmo.
    Se você pretende editar o arquivo posteriormente, ou vai trabalhando a imagem aos poucos, esqueja o formato jpeg, pois a cada vez que você o edita ele perde qualidade, utilize o formato Ps mesmo, ou o tiff que são formatos não degenerativos, assim vc pode abrir editar e salvar inumeras vezes mantendo a qualidade da imagem.
    O trabalho está pronto pra mandar pro broba? Ta no tamanho certinho de 1200x1000 pixels porém vc ta achando a imagem muito pesada? Vai no menu arquivo e clica na opção salvar para web e dispositivos (save for web e devices) e salva ela por lá você reduzira o peso da imagem consideravelmente e tera ainda assim uma boa qualidade.
    Espero q algumas das dicas seja útil, eu as utilizo no dia-a-dia e quebram um bom galho!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Muito good! dicas otimas e especialmente Rodox e Joao, se c as dicas d vcs eu nao conseguir melhorar a qualidade dos projetos salvos, vou ter q abolir os tarja preta mesmo...heheheh
    Joao,acho q soh nois dois confiamos nas tablets da Trust....a minha ainda ta firme aki!

    abs e obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Puts! to só registrando aki! hehe!
    tenho uma bamboo MTE antiga.
    E estou aki sofrendo pra fazer um trabalho pra mandar aki pro broba!
    Vou ver se faço um rendering! o q ñ sou bom!(acho q pq ñ pratico muito)
    é bem diferente de folha! uma escala diferente!
    Éh, mas acho q é pratica né!!

    Boas dicas!

    abs

    ResponderExcluir
  11. Bem legal esse post! Boa idéia mandar dúvidas sobre estas outras coisas pertinentes ao tema do design automotivo..
    Sketch na tablet realmente é mais complicado q no papel.. mas como já disseram aí, o melhor caminho é o treino, mto treino!
    Assim como no papel, o recurso do overlay é mto bom pra melhorar o traço na tablet tbm... assim como os exercícios de traço q fazemos no papel como linhas retas e paralelas, círculos, elipses, etc..
    ajustar a pressão da caneta tbm é legal..
    mas, eu ainda prefiro o bom e velho papel e caneta bic! heheheheheh

    ResponderExcluir