sábado, setembro 11

Alfa + Porsche

"Antes do novo contest, to mandando estes sketches mais antigos q dei uma mexida p poder postar.
O Alfa é uma proposta baseada no MiTo, mas imaginei linhas mais angulosas para dar sensação de mais agressividade, com motores mais potentes e apenas nas configurações hatch e cabrio GT. (o cabrio nao aparece).

O Cayenne é uma revisão no modelo atual, mas imaginei com chassis bem reforçado, corpo mais robusto, e suspensão regulável para realmente ser um carro on e off road, alem de ter capota e area envidraçada mais baixas.

Na verdade ambos são um tipo de 'exercicio' particular, pra testar minha visão de proporções e design.
É isso, como sempre espero que o pessoal se anime em comentar!

abs
 
Jony."

16 comentários:

  1. Noó muito bacana os trabalhos em Jony, q belos trabalhos parados ai emm...vo procurar os meus ai pra movimentar o broba. Abss.. ate

    ResponderExcluir
  2. Belos sketches Jony! Gostei bastante. E achei muito forte o conceito pra Cayenne, tem mais personalidade que o model atual até.
    Agora o Alfa nao é um Alfa. A traseira lembra demais o Astra, se encaixa melhor como um Opel na minha opiniao.
    De qualquer forma, parabens pelos sketches!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Jony! sempre com algum trabalho bacana na escondido na manga!!
    Vamos lá, o Cayenne como ja foi frizado ai pelo amigo Jesuan vem com linhas bem interessantes, tambem compartilho da opinião de que tem um conjunto visual mais interessante do que a versão atualmente em produção pela Porsche, alem do mais, a intenção de tornalo um modelo mais Off atravéz da suspensão regulavel é muito interessante e válida ao meu ver pois o tornaria com certeza muito mais apto ao propósito original do modelo, que seria um veiculo de uso multiplo, um porsche realmente todo terreno e não apenas um off de enfeite como é tratado por muitos.

    Ja o Alfa, acredito tambem em uma bela proposta para um hatch, porém também acho que se afasta um pouco do estilo alfa ao impor as linhas mais angulosas, pois ao meu ver a os verdadeiros Alfa se destacam justamente por um desenho mais orgânico, de formas mais suaves e mais fluidas, a traseira acredito q o que trouxe a sensação Opel ao Jesuan tenha sido o formato mais "comum" das lanternas, talvez utilizando elementos circulares, dos alfas do passado ou ousando mais na forma da mesma tenha se um resultado mais interessante,
    na lateral achei tambem a parte inferior muito dura, meio reta demais perdento um pouco as formas salientes caracteristica dos modelos italianos.
    A dianteira me agrada Muito o formato do farol, realmente muito agressivo, assim como a solução dos paralamas mais salientes e mais altos que o capô o que confere uma ligação aos antigos modelos de conpetição da marca muito bem elaborado ao meu ver, o único senão fica justamente por um dos simbolos maiores da marca o Cuore Alfa. achei que o escudo ficou meio escondido na dianteira o tornando em vez do elemento central do dosenho apenas mais um detalhe na grade dianteira.

    Haha o Jony vai me desce a lenha depois haha

    Jony, a representação esta show, gosto muito do teu estilo de desenho e tenho nos teus trabalhos uma grande referência, desde que apareci poraqui!, acompanho teus posts com atenção assim como percebo a evolução de qualidade dos mesmos e fico imaginando qual caminho segruir para atingir tal resultado, parabéns!.
    Aos demais amigos, acabei forçando na análise do desenho do alfa, e coloquei os pontos que na minha (estreita) visão poderiam ser mudados, gostaria de ouvir a opinião de quem entende mais sobre o assunto! ok? Vamo lá bora troca ideia ai minha gente!!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Ah, ainda bem q alguns apareceram, ja agradeço os comentarios d Vando, Jesuan e Joao...eu acho mesmo q nao custa nada aparecer aki e dar um pitaco, seja p criticar, elogiar e dar dicas.
    Enfim, espero q mais gente apareça e comente...
    As criticas d vcs tem td a ver mesmo, pq eu postei no Designerspace e tb me disseram o lance do alfa lembrar um astra...hehehehe e concordo c isso, é o q da pegar sks meio antigos e requentar...a preguiça leva ao erro!
    Joao, ta loko? eu descer a lenha em vc? vc soh elgiou e fez um super comentario detalhado e mt pertinente...gostei mt!

    Ainda pretendo postar mais antes do contest...
    abs a todos!

    ResponderExcluir
  5. Aee Jony belos sketches! Concordo com o pessoal ai, o alfa tah meio sem identidade alfa...mas ainda assim otimos sketches, poderiam estar maiores pra gnt ver mais coisas abraço

    ResponderExcluir
  6. iae Jony! Sketches com temas legais mas também concordo com relação a perda de identidade do Alfa. Outro detalhe que ressaltaria é sobre a proporção dos carros, principalmente o Cayenne, vc mesmo colocou que queria deixá-lo com uma área envidraçada menor e capota mais baixa, mas discordo e acho que isso pode causar uma sensação claustrofóbica. O capo do mesmo também poderia ser um pouco mais alto, também seria interessante que a coluna "A" tivesse um angulo menos caído. Outro detalhe é que talvez as portas estão muito grandes para o tamanho do carro.
    Apenas detalhes q podem ser melhorados, se falei besteira, me corrijam por favor...mas de qualquer forma, vc manda muito bem nos sketches! parabéns e abraço.

    ResponderExcluir
  7. bom, assino com todos os comentários acima, achei bem válido o coment do joão... agora, Jony, por favor, vamos dar um UP nessa apresentação, né? rs... brincadeiras a parte, os sketchs e temas sempre foram sensacionais, lindos mesmo... mas eu torci o nariz ao ver as hachuras desse post...! Cuidado manin, capricho! rsrsrs...! E a resolução e tamanho das imagens, acho q pode ser um pokim maior, né? rs... Q acha?
    Abrass, véi, e mais uma vez, temas mto bons!

    ResponderExcluir
  8. Fala Jony!
    O pessoal já comentou sobre a falta de identidade do Alfa, realmente ele remete bastante a um Opel. Os temas do carro estão muito interessantes, mas não condizem com um Alfa Romeo.
    O Cayenne ficou foda!
    Seria legal ver as imagens maiores, pra ver mais detalhes e visualizar melhor os carros!
    Parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tanabe, minha unica defesa eh q a porta eh gde mesmo, tipo gaivota...repare q as janelas laterais sao separadas.
    Do resto os amigos observaram td mt bem, e sao falhas por falta d capricho mesmo...e preguiça.
    Hachuras feias, apresentaçao pobre...tipo colagem c logos...mais nada.
    Eu tenho gde dificuldade em criar fundos p juntar os sks, quero fazer td simples, como vejo os outros fazendo mas nao ta dando certo...e o tamanho da prancha da cayenne foi erro meu na hora d dimensionar,ja o outro ta num tamanho melhor.
    To terminando outros q acho q vao ficar menos 'sujos', e breve to enviando...
    Valeu cumpadis, agradeço os comentarios, todos otimos!

    absss

    ResponderExcluir
  10. Puts! Só me sobrou elogiar né!! Concordo com todo mundo ae!
    Nesse post apareceu gente, mas nos outros........

    "Se o Arthur, o Morita e o JC Pavone, que são profissionais fudidos, podem compartilhar um pouco da experiência deles com todos nós, por que vocês que sabem um pouquinho não podem compartilhar com a galerinha que sabe menos? Se for cada um por si é melhor parar por aqui mesmo.
    Galera, não vamos perder o foco, não podemos perder a essência do BRoba. Quero ver participação, troca de informação! Vamos comentar o trabalho de todos sem distinção. Quero ver vocês trocando experiências e estimulando um ao outro a evoluir."

    palavras do Vitão, em um post antigo, no qual esta valendo muito agora!

    http://broba.blogspot.com/2009/10/perdendo-essencia.html

    Vão acorda!

    ResponderExcluir
  11. Podcre Jony! Eu até cheguei a cogitar algo do tipo, porém fiquei em dúvida, por isso que às vezes é até importante ilustrar funcionalidades do carro através de sketches. Que tal um sketch do carro com as asas de gaivota abertas?! Fica a sugestão e acho que ficaria show! abço

    ResponderExcluir
  12. Eh verdade Tanabe, nao pensei nisso...as vezes soh uma sugestao tipo rabisco ja daria essa leitura p quem ve, bem pensado!
    E Raul, obrigado pelo comment e pela lembrança do post do Vitao...concordo total!

    absss a todos.

    ResponderExcluir
  13. Parabens. belos sketches

    ResponderExcluir
  14. eae Jony!
    seus skts são gostosos de ver... bem soltos.. expressivos...
    Concordo com td q a galera falou aí com relação a identidade das marcas e tal..
    acho q a porsche poderia ser mais sensual... trabalhando mais volumes e transições de superfícies ao invés de gráficos, vincos, etc.. tbm senti alguma coisa meio Fiat naquela grade frontal..
    Quanto ao sketch mesmo, acho q vc poderia valorizar um pouco mais aquele volume (característico da porsche) do capô.
    A alfa tá bem gm mesmo.. heheheheh.. eu acho q vc pode tentar ser um pouco mais extravagante nela.. quanto menos linhas retas melhor! heheh
    quanto a resolução do sketch.. eu sempre procuro scanear com resolução superior a 200dpi.. aí na hora de salvar em jpeg eu diminuo a qualidade... ou o tamanho da imagem pra uns 1200px de largura pelo menos..
    é isso ae!
    abração!

    ResponderExcluir
  15. Grande Scatena!!! Tava vendo pelo teu blog q vc nao postava nada novo ha tempos...por onde andou?? Tem novidades?
    Valeu pelo comentario e dicas sempre espertas, e unindo as tuas c as do pessoal to tentando melhorar a resoluçao dos sks...sempre ficam mt borrados, sem definiçao.
    Qto aos carros, realmente, eh a velha historia d tentativa e erro, eu quis fazer algo um pouco fora da linguagem e errei, acabei fazendo algo meio colagem...acho q eh p isso tb q os cursos d gestalt servem!

    abssss

    ResponderExcluir