sábado, junho 5

Gente nova chegando!

"Olá pessoal do Broba!

Meu nome é Ícaro Douetts Camurça, tenho 29 anos e sou formado em Artes Visuais pela Puc-Campinas. Atualmente moro em Fortaleza e no ano passado fiz o primeiro semestre do curso Design da Mobilidade na Faap. Lá conheci uma galera super bacana e uns caras que mandam muito bem no design automotivo, como o Tony Hiroshi, Renato Bondioli, Maurício Suzuki e o Cleber, que hoje está na VW. Aprendi muito com essa galera e agradeço muito a eles pelo que sei hoje. Mas é lógico que ainda tenho muito a aprender para desenvolver meu design.
Quero muito trabalhar como designer de carros numa montadora, e sei que conseguir uma vaga é muito difícil. Então quero expor meus trabalhos aqui no Broba para receber algumas dicas de onde melhorar e o que fazer para desenvolver meus sketchs e almejar uma vaga nesse ramo tão competitivo.

Agradeço desde já!
Abraço a todos!

Ícaro Camurça"

7 comentários:

  1. Ae Icaro seja muito bem vindo! Jah começou muito bem sketches na bic!!! acho q esse eh o caminho, se vc tah começando agora faça todos os cursos disponiveis, conheça a galera da area eles sempre tem boas dicas... e obviamente va ao BRoba day hehehe. Bom qnto aos sketches eu deixaria mais solto um pouco, reforce algumas linhas que estão na sombra, e as linhas do tema, repare muito no trabalho de linha dos profissionais, isso pode mudar todo o feeling do seu sketch. Eu refinaria mais esse sketch, em relação ao tema, o traseiro esta muito pequeno, enquanto o dianteiro muito grande... Cuidado tbm com a perspectiva, a roda traseira do 3/4 dianteiro tah meio "p/ dentro" e a linha de cima do parabrisa esta subindo qndo nessa persp ela deveria descer certo? bom esses são os errinho mais claros no seu sketch, com o tempo eles somem e vc fica mais atento a eles... eh isso ae Abração!

    ResponderExcluir
  2. Icaro, seja bem vindo e acho tb q vc começou num nivel adiantado...(estranho mas acho q tenho uma jaqueta c o teu sobrenome!)...hehehe, palhaçadas a parte, o Leandro q eh designer ja deu dicas mt importantes, tenho pouco a acrescentar.
    Pelo estilo dos teus sks, da p ver q vc ta sabendo o q faz, tem otima noçao d volumes, sombra e luz...acho q vc tb começou bem, fazendo sks na bic/lapis, pq sao a base d tudo.
    So ta faltando vc começar a fazer overlays sem pena d gastar papel....e d preferencia usar sks de outros designers e/ou fotos d carros como referencia.
    Soh tomar mt cuidado p nao 'copiar' ideias de outros....
    Teus sks me remetem a alguns modelos mitsubishi atuais, nao se se era tua ideia, mas tb fica interessante qdo vc define a marca d um carro p sketiar c mais foco....eu pelo menos prefiro assim.
    Icaro, vc ja pode sair voando por ai, soltando a imaginação....soh nao va mt perto do sol!hehehehe

    abs e parabens!

    ResponderExcluir
  3. Olá Icaro, começando bem já hem?!

    Olha só... as dicas dos colegas estão de acordo com o que penso... vou apenas acrescentar algumas coisas.
    Primeiramente, cuidado com a proporção das colunas e dos retrovisores.
    Achei os gráficos e superfícies pouco elaborados (e com muitos cantos vivos) e a grade frontal muito fechada com essas aletas. Talvez uma grade um pouco menor e um farol auxiliar bem conectado ao farol possa dar mais originalidade ao tema.
    Também acho que cada um dos sketches está um pouco diferente dos outros dois. A impressão que dá é que o de frente foi feito de forma mais solta (e por isso as linhas ficaram mais retas) e o de traseira foi feito mais lentamente, com linhas mais refinadas, mas o sketch mesmo ficou mais tímido.

    No geral está muito bom mesmo, eu que estou sendo detalhista... rs

    Abraços!

    www.leonelmattera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eaí Ícaro!
    Bem vindo! Acho q a galera já deu as dicas, vc tá no caminho certo, proporções boas, traço bom.. acho q é mais questão de overlay mesmo...
    achei só q as Hachuras estão muito fortes, ou talvez com o mesmo "peso" ao longo do carro, tenta deixar as hachuras mais finas ou mais leves nas partes mais altas, e mais pesadas nas partes inferiores e sombras...
    acho q é isso
    parabéns!
    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fala Ícaro, beleza?

    Quanto ao que o pessoal já escreveu, assino embaixo! Acrescento que no side view a distância entre eixos está menor que nas imagens 3/4. Talvez só a linha de simetria na traseira já seja o suficiente pra mostras as formas do carro também.
    De qualquer forma, muito bons seus trabalhos, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!

    Muito obrigado pela ótima recepção que vocês me deram e pelas valiosas dicas para melhorar e desenvolver esses sketchs.
    Pretendo fazer cursos com profissionais da área, mas por enquanto não estou podendo... rs
    Vou procurar desenvolver essa idéia de acordo com o que vocês me passaram e depois envio para nova avaliação.

    Valeu e abraço a todos!

    Ícaro Camurça

    ResponderExcluir
  7. Fala Ícaro!
    Muito bom seus sketches! Parabéns!
    Gosto muito de sketches só na caneta.
    Vc está no caminho certo cara.
    Não desista nunca, ok?

    Espero ver mais desenhos seu em breve, ok?

    Abraço

    ResponderExcluir