quinta-feira, junho 17

Busão no Paredão do BRoba!!!

Finalmente, depois de muuito tempo, o BRoba recebe uma leva de renderings de ônibus, desde ja agradeço muito as pessoas que dedicam seu tempo a desenvolver projetos e a disponibilizá-los pra galera BRoba poder aproveitar um pouquinho!
Curtam e comentem bastante, pq tem onibus chegando  aqui no BRoba...;)


Abrassss!


Rodox


"Alousss galera,
Me chamo Cristian Marx, tenho 23 anos. Estou concluindo o curso de Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade Federal de Santa Maria - RS.
Inicialmente, quero parabenizar os organizadores e toda a galera que participa deste blog. O Broba se tornou uma excelente ferramenta de comunicacao e uma referencia no design automotivo para os sonhadores estudantes de design do Brasil. O week challenge e o paredao do Broba sao otimas sacadas, parabens!
Bom, apos acompanhar durante um certo tempo o blog, resolvi mandar uns sketches do meu TCC: Estudo Formal de Onibus para o Transporte Urbano. Este projeto comtempla, na verdade, o interior do onibus, porem, desenvolvi uma proposta de exterior para contextualizar e tornar o projeto mais completo.
Resumidamente, este onibus foi desenvolvido na tentativa de melhorar a qualidade do transporte coletivo atual, visando estimular seu uso em detrimento do transporte individual. Esta seria uma medida a curto prazo para tentar diminuir o congestionamento das grandes cidades. A saber, o automovel eh a tecnologia que consome mais espaco e energia por passageiro transportado  (jah que a grande maioria dos veiculos trafega com apenas um ocupante), e fica em segundo lugar em emissao de poluentes e custo de acidentes, perdendo somente para as motos (Fonte ANTP). Alem disso, acredito que investir na melhoria do onibus urbano eh uma questao de humanizar as cidades, tornando o ambiente urbano mais agradavel. 
Enfim, este onibus foi desenvolvido sobre um chassi piso baixo com motor traseiro.
Quem gosta e tiver afim de trocar mais ideias sobre transporte urbano dah um grito aih. Realmente este eh um assunto que me interessa bastante.
Espero que a galera curta e envie criticas e sugestoes!
Abracosss"











9 comentários:

  1. HEHEHEH AGORRA TEM BUZÃOOO NO BROBA HAHAH

    agora sim falou do que eu gosto emm.. no meu blog tem um conceito BUSSCAR, ainda e pouco mas vo aprofundar mais no projeto.

    Parabens Cristian é um belissimo trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Opa, blza Cristian! Muito interessante teu projeto de desenvolver um urbano com melhorias na qualidade, certamente seria muito interessante ver mais investimentos em transportes públicos em geral.
    Agora analisando o design, achei legal a caída que vc colocou na testa do onibus já emendando com a parte onde fica o ar-condicionado, o shape bem arredondado ficou interessante tb, geralmente são soluções mais vistas em rodoviários por conta de custo e outros fatores.
    Algumas questões técnicas tb devem ser observadas, como por ex, pelo fato de ter motor traseiro seria interessante ter uma abertura para o resfriamento do motor. As luzes vermelhas na frente do carro podem confundir frente e traseira.
    Uma dica q aprendi aqui no broba qdo mandei meio conceito de bus, é tentar mostrar o onibus de um ângulo mais baixo, como se uma pessoa estivesse observando ele em tamanho real, isso tb ajuda a dar mais presença para o sketch. Claro q isso tudo que coloquei são apenas detalhes, mas de qualquer forma espero ter ajudado e parabéns pelo teu TCC. abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cristian! Seu trabalho está muito bonito e bem executado. As ilustrações estão belíssimas. Só gostaria de dar uma sugestão, se me permite: não sei se vc usou algum package como base pra desenvolver seu projeto, mas acredito que vc poderia rever a posição dos eixos. Na minha opinião o entre-eixos está um pouco curto e os ângulos de rampa, principalmente o traseiro, estão um pouco prejudicados. Tente observar alguns modelos já existentes como referência.
    Bom... mas acho que a galera do Broba que trampou na Caio tem mais propriedade que eu pra falar, não é mesmo...
    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Também fiquei com a impressão de um entre eixos muito curto, a não ser que isso tenha sido proposital...rs, no mais o trampo esta muito bom! manda mais skts ae ! ;)
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cristian, seja bem vindo e parabens pelo belo projeto! Realmente alto nivel e soluções otimas como a do teto c visores e incorporando o ar....pelo menos eh o q parece.
    Ate ja fiquei imaginando como seria o interior dele, e qdo vc puder ja sabe, manda p ca!

    A unica impressao estranha q tive foi mesmo do entre eixos mt curto....mas o design dele ta mt equilibrado, limpo e bonito.

    Aproveitando o tema, to deixando um link q vi ontem e achei o maximo em termos d urbanos.

    abs e parabens!

    http://www.cardesign.ru/articles/projects/2010/06/16/3999/

    ResponderExcluir
  6. Daee chará blza!!
    Primeiramente axo interessante idéia de investir em transporte urbano coletivo para diminuir os problemas com o transito e etc, não sei se os colegas aqui do blog concordam, mas a idéia de transportes individuais não me parece a melhor pra diminuir os problemas.
    Achei muito bom seu render também, eu entendo pouqíssimo de ônibus mas nem precisa entender muito pra ver que o trampo fikou legal!
    gostei bastante da vista traseira
    das linhas q vc usou descendo da lanterna até asluzes de seta embaixo
    os comments aqui estão me ajudando pois tenho feito alguns sketches de ônibus também

    parabéns cara!
    abrss!

    ResponderExcluir
  7. Fala galera!
    Mto obrigado pelos incentivos, comentarios e criticas, em breve pretendo mandar mais trabalhos...
    soh respondendo algumas questoes, o entreeixos dele foi feito com base em um chassi low floor da man...oq acho q aconteceu, eh q no sketch da vista lateral eu alonguei muito a traseira, aih acabou dando esta impressao de entreeixos curto...
    Pretendo dar uma melhorada nele, como foi feito apenas pra contextualizar (e com o prazo em cima para a apresentacao), acabei naum prestando mta atencao em alguns detalhes, como o Tanabe levantou...
    Mas eh isso,
    Obrigado e um grande abraco

    ResponderExcluir
  8. Cara, mto legal essa ultima temporada de ônibus aqui no BRoba...

    Qru deixar registrado aqui meus parabéns pra todos os que deixam ou deixaram sua contribuição no design do transporte público. esses dias me peguei observando atentamente um ônibus e pensei: "gente, como deve ser difícil deixar bonita uma caixa gigante!" não é facil, principalmente quando uma realidade de cifrões limita a criação do artista, então, meus parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir