domingo, junho 26

Qual Faculdade fazer???

Pergunta 1
"Oi Pessoal do BRoba, meu nome é Matheus (sou novo por aqui), eu sou estudante do 3º ano do ensino médio de um colégio na cidade de Rio Claro, no interior de SP. Faz algum tempo que eu frequento o blog, mas nunca como associado. E eu tenho uma dúvida, que anda tomando minha cabeça. Inicialmente eu queria prestar Eng. mecânica na USP (e ainda penso muito nisso), mas to vendo que eu to pendendo mesmo é pro desenho industrial (ou design de produto, como queiram). Então tava pensando em entrar ou na Unesp Bauru ou na FAU - USP, que eu soube que tem um curso de design, só não sei se tem algum foco na área automobilística. Eu não tenho nenhum sketch pronto (mas posso fazer um e mandar), mas desenho o tempo todo nos livros e cadernos da escola, e posso dizer que tenho certa noção de proporção e dimensão. Então, alguém pode me dar uma ajuda??? "

Pergunta 2
"Olá, boa noite.
Eu vi seu blog e gostaria de tirar algumas dúvidas, claro, se você souber.
Faço faculdade de design gráfico na ESPM, entrei pensando que ia ter muito contato com o desenho, mas não ocorre.
Como sempre desenhei carros e gosto muito, to querendo sair do gráfico e entrar na parte de produto/desenho industrial e ainda mais depois de ver a história dos irmão Pavone me deu mais vontade.
Gostaria de saber se você tem idéia de cursos de graduação no sul e no sudeste, federais, estaduais e privados que sejam bons.
Obrigado.
Abraços.
Yago Augusto Leite"

10 comentários:

  1. Olá matheus,
    Bom pode-se dizer que nenhuma tem um foco no design automotivo, pois inicialmente, pelo menos nas faculdades em que conheci o desenho industrial(design de produto), lhe iniciará no "mundo" do design , você irá conhecer muitas outras áreas que terão ou não terão muito envolvimento (as vezes nada)com automóveis, o que lhe digo é que há uma "tradição" de alunos de lá saírem mais focados em automóveis porque eles mesmos buscaram isso em seus projetos acadêmicos quando possível.
    Isso é uma obs pois você terá várias outras faculdades design de produto sem "tradição" em veículos porém com nomes alunos nessa área.
    Conclusão: a área do design é o aluno que determina seu foco. Mas caso queira seguir automóveis, primeiro você gradua e depois se especializa. Só um pitaco meu, pode até contradizer muitos mas quando estiver na faculdade, tenha uma área em que você queira se especializar mas nunca feche as portas ou olhos para as outras.

    Abraços
    Luis Bonadio

    ResponderExcluir
  2. Acho que aqui no Brasil nao exsite nenhuma com o foco em automobilistico né, na FUMEC temos o curso de Extensão em Design Automobilistico é muito bom e da pra ter muita noção e o trabalho final é uma maquete 1:5, que inclusive eu estou fazendo. Quanto as faculdades no estado de São Paulo o pessoal ai vai saber dizer melhor, quando ao Matheus ele tem que ver oque ele realmente GOSTA e dedicar porque não é facil, não se aprende desenhar carros na faculdade, i ele tem que ralar muitoo nos desenhos igual todos nos fazemos.
    Já o Yago e o mesmo caso tem que ver oque ele realmente gosta, tenho um amigo que mudou do grafico pra produtos pq ele estudava em outra universidade aki em BH fazendo grafico i ta fazendo curso de extensão com agente e resolveu mudar logo..
    Acho que tudo e questão de sonho e gosto.. Desistir jamais..!"

    ResponderExcluir
  3. Fala pessoal, como voces já fiquei nesse impasse, quando era mais novo sempre quis seguir na área de Auto Desgin, mas não sabia nem qual curso deveria fazer para isso, e acabei saindo do caminho da "luz" rs, comecei prestando biologia, fui pra Arquitetura e hoje faço, Design na UNESP de Bauru. Seria muito legal se na epoca alguem tivesse me dado esses toques, teria polpado um otimo tempo na minha vida. Entao galerinha se liga na dica ai.

    -Pra começar, nao importa qual faculdade vc faça, tudo vai depender do seu empenho.(principalmente nesse area que nao tem nenhum curso especifico dentro da facul). Otro fato é que as montadoras nao exigem que voce seja formado em produto, pode ser design grafico tambem.(porem no curso de produto voce tera mais foco em materias que ampliem sua visao de um objeto tridimenssional).

    -Reforçando dica 1: voce nao vai aprender nada de design de veiculos na Facul a menos que queira, e onde voce mais vai aprender sobre o assunto será fora dela. Principalmente em cursos com profissionais da Área. (dica 3)

    -Cursos de Sketch: Nesses curso alem de aprender tecnicas de desenho, voce tem contato direto com os profissionais antuantes na área e tem uma oportunidade única de aprendizado sobre tudo em Design automotivo. Cursos:

    *Sketch It! com Leandro Trovatti e Arthur Martins, Designer da GM(chevrolet), em São Paulo (Jabaquara)
    e-mail: sketchitcurso@gmail.com

    *Icon: com Nelson Lopes e Marcio Sartori, Designers da Volkswagen, em São Paulo (Morumbi)
    e-mail: cursos@icondesign.com.br

    Ambos recomendadissimos.

    *Curso com profissionais da Fiat, em Betin-MG: já ouvi falar que existe, mas não encontrei nem e-mail, ou material de divulgaça na net.

    -Faculdades:
    *A UNESP de Bauru tem otimos porfessores que atuam/interagem com o mercado Automotivo como, Prof. Mstr. Jedi Plácido e o prof. Osmar um dos primeiros doutores em Auto design no mundo, pelo Royal College of Ats de Londres, e hj Consultor de empresas como a Hyundai. Que podem te orientar excelentemente em como proseguir os estudos nessa area. E tem muitos alunos empregados no mercado de design. POREM, Encontra-se no interior de SP, longe dos centros de produção, oque dificulta na hora de fazer um curso de sketch de uma semana em SP por exemplo.

    *Faculdades Particulares em SP: Aqui o ponto forte é a estrutura, em quanto nas universidades como a UNESP, onde enquanto voce estuda e precisa ficar esperto caso o teto da sala desabe e voce tenha tempo de fugir, ou cadeiras que dão nó na sua coluna, nas faculdades pariticulares voce tem toda uma estrura apropriada. E outro ponto importantissimo, é a facilidade de fazer um curso com esses profissinais (indispensavel e recomendadissimo). E a proximidade com as montadoras, como Volks e GM.

    -Curso de Design da Mobilidade FAAP: não conheço, nem conheço alguem que tenha feito, com certeza alguem do blog, deve saber para dar opnião. So sei que conta com varias feras no corpo doscente como:
    Kleber Puchaski (Dr. RCA Londres) e que não é necesssário nivel superior completo.
    *site: http://www.faap.br/mobilidade/duvidas.htm

    Estagio nas montadoras:

    *Concurso Talentos Volkswagen: Este concurso visa selecionar 3 estagiarios que passarao 1 ano estagiando na volkswagen, umas das melhores portas de entrada para o mercado de Design automotivo.

    *Concurso GM: Com a mesma finalidade do talentos VW, porem nao tenho muito conhecimento, é dificil encontrar informaçoes na internet, alguem que já participou poderia falar melhor aqui.

    Bom acho que é isso, posso ter esquecido algumas coisas, mas são algumas dicas basicas que eu considero muito importantes pra quem ta saindo do ensino medio/entrando no superior, com essa paixao por auto desgin, e como eu disse adoraria te-las ouvido qdo eu estava nesta situação.

    Espero que eu tenho ajudado de alguma forma com esse post.

    Abç!
    Rafael Corazza

    ResponderExcluir
  4. sobre o processo da GM, é a mesma coisa so da VW, 1 ano de estágio. E fat, vc nao aaprende nada de sketch de carros na faculdade, e ainda tem muita gente q vai desestimular vcs...

    ResponderExcluir
  5. Soh um pitaco- eh uma vergonha mesmo, num pais c tantas montadoras se instalando e ainda por chegar, as faculs da vida, fingirem q nao estao vendo nd....burrice pura!
    Krak, o Rafael deu uma aula d pre-facul....hahahah
    absss e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concurso da GM nunca ouvi falar.. tenso emm tai uma sugestão de postagem pro BROBA.. avisando sobre concursos pra nós universitarios...

    ResponderExcluir
  8. Pois é hehehe.. escrevi um livro, mas acho q vale a pena ler essas dicas quem tiver pensando em seguir no Design automotivo e ta perdido.

    ResponderExcluir
  9. Eu posso falar sobre o concurso da GM, afinal eu participei duas vezes, e levei a vaga em uma, fiz um ano de estagio por lá, e o resto vcs viram no meu blog, o modelinho em sacala e tal, pois bem, sobre o concurso, a GM todo ano lança um concurso, que é divulgado nas universidades, faculdades e etc, não tem uma divulgação geral como acontece com o da VW, eles são mais específicos, divulgam diretamente ao publico alvo, os estudantes, e não fazem muito alarme do concurso tbm, eu ficava sabendo pq os amigos e professores avisavam, o melhor é sempre ficar esperto olhando no site da chevrolet, e fazendo o cadastro do curriculo no site tbm, assim vc entra para a seleção automaticamente, uma vez dentro da seleção, com cadastro feito e tudo o mais, vc começa a fazer as provas e testes de RH, são pelo menos 3 fazes de RH e depois uma faze de teste pratico, la no centro de design em são acetano do sul, vc tem que desenvolver uma proposta com um tema escolhido pelos designers, e eles vão ficar o tempo todo em volta olhando o que vc ta fazendo, nessa faze são selecionados 10 candidatos, uma dica é sempre ligar no rh da GM tbm, se interar do que ta acontecendo, se vai ter o estagio ou nao, quando é a data de inscrição, e se vc nao passou na 1º faze pq não mora em SP, ligue la e fale sobre sua vontade em ser designer, que isso acontece viu, aconteceu comigo, na primeira faze quem escolhe é o computador, se vc não é de perto da cidade de sao paulo automaticamente é cortado, então galerinha caiam emcima!!enchão o saco do pessoal e mostrem interesse!
    Bom tá aí as dicas ok?
    Abrassssssssssss!!!!

    ResponderExcluir
  10. Esqueceram do Curso de Transportation Design do IED, Instituto Europeo di Design. Pós-Graduação, precisa de Ensino Superior. Temos um site sobre nossos trabalhos: www.ih-edesign.blogspot.com

    ResponderExcluir