sexta-feira, maio 18

Robô!

"Olá amigos do Broba!
Gostaria de deixar com vocês dois tipos de representação (sketch e rendering) de um robô.
Um grande abraço! "
Fernando Machado
Designer | Agrale S.A



6 comentários:

  1. Uallll cara....isso é fantático!!!
    pra quem quer entender de proporção, ponto de fuga, conceito básico....tá aí um ótimo exemplo.
    Fora q a arte é LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Anderson,

    Para ser sincero na época de faculdade nao dei muito valor para perspectiva. Porém mais tarde quando surgiu uma oportunidade de lecionar Rep. Tec. Visual (desenho a mao livre e ilustração) treinei muito essas técnicas..... Também é importante saber quando utilizar perspectiva com um, dois, três ou quatro pontos de fuga. O grau de conicidade para remeter mais ou menos robustez. Quis dar um ar de imponência nessa vista, como se tivesse acabado de cair no chão e prestes a levar um tiro desse robo. Novamente muito obrigado! Grd abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara, fantástico! Uma verdadeira aula!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara o sketch fico muito bom mesmo parabens, agora o render a impressão que eu tive é que você colocou um multply no layer do sketch em cima do fundo vermelho, e isso não ajuda muito mostrar o shape do teu robô, então pega umas referencias e faz o mesmo que vc fez quando estudou a perspectiva que vc falou aqui nos coments, e pratica isso, como a luz se ccmporta nas superficies, a onde colocar sombra e tudo mais, assim vc vai ver como teu render vai saltar da folha, olha aqui tem uma referencia de render em robo pra ti espero que tenha ajudado abrx http://pedroguarinon.blogspot.com.br/2012/03/droid.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Diego... Olha só cara... foi necessária uma pincelada no photoshop no final (como quase qualquer trabalho feito unicamente a mao ou renderizado em softwares de ponta como Showcase, DeltaGen, Mental Ray, etc..)... e infelizmente no processo de scanear isso não é diferente pois muitas das nuanceas da imagem são perdidas (mesmo sendo um bom scaner e estando bem calibrado)... entao utilizar um pouco o photoshop é obrigatório na nossa área. A transferência desse desenho foi feita da seguinte forma: 1) Foi passado pastel branco atrás da folha que continha o sketch; 2) Fixado o papel do sketch em cima do canson mietentes; 3)Redesenhado os principais contornos do desenho; 4) Passado lápis de cor branco e várias partes e depois um marcador cinza frio nas áreas com maior nível de sombra; 5)Pastel branco e pastel preto; 6) Tinta guache. Não é nada diferente do tradicional. Já sobre a volumetria creio que ela ficou de acordo pois tanto luz quanto sombra no rendering possuem um carater simbólico, por isso nao é necessária a busca de uma representação real. Para fazer um render saltar da folha basta colocar um plano de fundo (mas cuidado para o plano de fundo nao chamar mais a atenção que o desenho principal).
      Achei bem bacana o link que vc passou e altamente detalhado... a questão é que as vezes (principalmente dentro de uma empresa nao temos tal tempo para representar um produto)... te garanto que foram dias.. pelo menos dois para fazer aquele robo (isso se o cara nao levou um mês)e esse rendering acima foi feito três horas cara. Um grande abraço,

      Excluir